EDUCAÇÃO
Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Published
1 mês agoon

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, que começou a ser aplicada hoje (17), 2.842.332 faltaram às provas.
Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação vitoriosa. No ano passado, a abstenção no primeiro dia do Enem foi 23%. “Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”. Em 2009, o segundo ano de aplicação do Enem com a maior abstenção, a porcentagem de inscritos que não compareceram foi de 37%.
Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das eliminações, segundo o presidente do Inep, são preliminares.
Sintomas
Nesta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, participantes que apresentassem sintomas da covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não deveriam comparecer ao exame. Esses participantes podem acionar o Inep e solicitar a reaplicação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Até o momento, 10.171 participantes pediram reaplicação. Desse total, o Inep aceitou o pedido de 8.180.
Quem apresentou sintomas hoje (17) ou ontem (16), pode solicitar a reaplicação, mediante a apresentação de laudo médico e documentos comprobatórios entre os dias 25 e 29 de janeiro.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explica que a partir de amanhã (18), os participantes que apresentarem sintomas devem notificar o Inep e, mesmo que tenham feito a prova no primeiro dia, não devem comparecer ao segundo dia de aplicação, que será no próximo domingo (24). Eles terão direito a reaplicação.
Reaplicação
Estudantes relataram neste domingo que foram impedidos de entrar nos locais de aplicação porque as salas estavam cheias e seria preciso respeitar o distanciamento entre os participantes. Questionado, Lopes diz que a situação está sendo apurada. Esses participantes também terão direito a fazer a prova na data da reaplicação. Segundo o presidente, esse casos foram relatados em 11 locais de prova em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).
Também terão direito a reaplicação os 160.548 estudantes que fariam a prova no estado do Amazonas, 2.863 em Rolim de Moura (RO) e 969 em Espigão D’Oeste (RO), por conta dos impactos da pandemia nessas localidades. Ao todo, segundo o ministro da Educação, foram quase 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do Enem.
O Enem começa a ser aplicado hoje (17) na versão impressa. Os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e de redação. A prova segue no próximo domingo (24), quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Este ano, o exame terá também uma versão online, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19

Shopping Cajazeiras: Veja o que funciona no período das restrições

Medidas restritivas são prorrogadas até segunda (8); Comercio continua fechado

Oportunidade: Estado abre seleção para monitoria do programa Mais Estudo

São Cristóvão: Cratera em avenida causa transtorno à moradores do Bairro

As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19

Shopping Cajazeiras: Veja o que funciona no período das restrições

Medidas restritivas são prorrogadas até segunda (8); Comercio continua fechado

Oportunidade: Estado abre seleção para monitoria do programa Mais Estudo

São Cristóvão: Cratera em avenida causa transtorno à moradores do Bairro

Homem é morto a tiros no bairro do Alto do Cabrito

Pistola de uso restrito e drogas apreendidas em São Cristóvão

Homens armados assaltam Academia em Cajazeiras 5; Veja o vídeo

Passageiro teve braço amputado em acidente com Ônibus que caiu de ribanceira

Ônibus capota perto do Shopping Bela Vista e deixa 27 feridos; Veja as fotos
politica


Motorista por aplicativo e taxista entre os serviços essenciais
Em meio à nova onda de infecções da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura determinou o funcionamento apenas de serviços essenciais,...


Oposição apresenta carta da Coalizão Negra por Direitos
Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador entregaram à Presidência da Casa, na sessão de terça-feira (22),...
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
- CAJAZEIRAS E REGIÃO3 dias ago
Rui Costa prorroga Lockdown por mais 48 horas; Restrições vão até às 5h de quarta (3)
- ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 dias ago
Saiba como é a composição do preço dos combustíveis
- CAJAZEIRAS E REGIÃO19 horas ago
As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19
- CAJAZEIRAS E REGIÃO2 dias ago
SAC Cajazeiras suspende atendimento nesta segunda (1º) e terça-feira (2)
- SAÚDE2 dias ago
Rui Costa chora ao falar de casos de Covid-19 e risco de colapso
- ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 dias ago
ALERTA: 90 óbitos por Covid-19 foram registradose nas últimas 24 horas
- SAÚDE1 dia ago
H5N8: primeiros casos de doença aviária em humanos preocupam?
- SAÚDE1 dia ago
Salvador viverá ‘pior momento da pandemia’, alerta Bruno Reis