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CAJAZEIRAS E REGIÃO

Entrega da estação Águas Claras do Metrô depende de questões burocráticas; diz CTB

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Foto: Mateus Pereira / GovBA

 A entrega da estação de Águas Claras do metrô Salvador-Lauro de Freitas, com obras e testes já finalizados, está pendente de questões burocráticas que precisam ser resolvidas junto à prefeitura da capital baiana, conforme informado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB ), órgão subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Embora o órgão não tenha detalhado as pendências com a gestão municipal, a decisão do processo depende da resolução dessas questões.

Na última semana, a CTB fechou um contrato com a Hyundai Rotem Brasil Indústria e Comércio de Trens para a “extensão do sistema de comunicação e informação PAPIS Metroviário” e a implantação do Tramo III da Linha 1 do metrô no trecho Pirajá-Águas Claras. O contrato, no valor de R$ 12,9 milhões, foi firmado por inexigibilidade de licitação. O PAPIS é um Sistema de Comunicação Embarcado destinado a fornecer informações automáticas aos passageiros sobre o itinerário, a localização dos trens, as estações e os serviços disponíveis, além de emitir avisos sonoros em casos de emergência. Ele permite também um manual de comunicação entre o operador da cabine do trem e os usuários no interior do metrô.

A presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, destaca a importância do Sistema de Comunicação Embarcado – PAPIS no Tramo III para garantir a eficiência da operação do transporte público, oferecendo um serviço de maior qualidade aos passageiros, tornando as viagens mais confortáveis, seguras e previsíveis . Esse sistema é considerado fundamental para o perfeito funcionamento do sistema metroviário.

A Estação Águas Claras, com quase 8 mil m², cinco escadas rolantes, quatro elevadores e monitoramento eletrônico por 91 câmeras, está pronta, aguardando apenas a resolução das questões burocráticas para sua apresentação. O novo Terminal de Integração de Ônibus também foi concluído, restando apenas a implantação do sistema de recarga para ônibus elétrico, previsto para ser finalizado em dezembro. O Tramo III expande a extensão do metrô dos atuais 33 km para aproximadamente 38 km e inclui duas estações de metrô, dois terminais de ônibus, sistema de segurança, desapropriações, entre outras exceções.

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