Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Especialistas dão dicas para alunos que farão a prova do Enem: Veja

Foto: Reprodução

Com atraso de dois meses na realização por conta da pandemia da Covid-19, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (17) e no próximo dia 24 em todo o Brasil. Para evitar a propagação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá dicas de proteção aos alunos que farão o exame.

Os cuidados serão redobrados nas salas de aula, com distanciamento entre as cadeiras e disponibilização de álcool em gel para os alunos. A infectologista da SMS, Adielma Nizarala, reforça que é importante cada aluno levar seu álcool em gel e estar sempre usando a máscara, que não deve ser retirada em momento algum na sala de aula.

“Este ano, por causa da pandemia, não será permitido comer ou beber água enquanto faz a prova. Então, recomendo aos alunos que reforcem a alimentação antes da prova com frutas, verduras, carboidratos e bastante hidratação, para que estejam bem dispostos na hora da prova”, diz Adielma.

A infectologista ressalta ainda que caso o aluno precise retirar a máscara por alguma razão ou se alimentar, deve ser solicitado ao fiscal que ele vá ao corredor, o que influencia também no tempo da prova. “Outra coisa importante é que, caso o aluno apresente qualquer sintoma da Covid-19 no dia, ele não deve comparecer ao local do exame.”

Segundo o Ministério da Educação (MEC), de posse de um atestado que confirme a infecção, esses alunos e também portadores de outras doenças infectocontagiosas (a exemplo de sarampo ou rubéola) poderão remarcar a prova.

Preparação – O professor de educação física da rede municipal Flávio Azevedo recomenda aos alunos que relaxem no dia anterior ao exame. “Não adianta querer estudar tudo no dia anterior. Eu recomendo manter a mente equilibrada, sem estresse emocional, procurar fazer atividades ao ar livre como caminhadas, corridas leves, exercícios que mantenham o cérebro oxigenado. Evitar as tensões, com mente sã e corpo são”, declara.

No dia da prova, o professor sugere alongamentos que podem ser feitos na sala de aula, para relaxar o corpo das tensões. “A gente pode trabalhar alongamento mesmo sentado, esticando os braços para um lado e para o outro, puxar o pescoço para baixo e para cima, e respirar pelo nariz e soltar pela boca, pois ajuda a oxigenação do corpo e a aliviar a tensão“, orienta Azevedo.

Faça um comentário
Advertisement
Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®