Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Flin encerra programação com Tia Má e artistas de Cajazeiras

Published

on

Foto: Andrea Magnon

O encerramento do Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos será protagonizado pela comunidade local. No dia 15 de novembro, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras terá a presença de coletivos, arte-educadores e grupo de música do bairro.

Serão realizadas, no espaço infantil, atividades culturais como contação de história, recital de poesia, música, dança, entre outros, visando expandir o universo da criança e do adolescente além de difundir a cultura local. No Espaço Futura, dedicado aos jovens, vai acontecer um sarau com a Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) e o Coletivo Zeferinas, com voz e violão e microfone aberto para exposição de poesias.

Os coletivos presentes fortalecem o protagonismo de jovens negros e artistas independentes, desenvolvendo projetos no bairro que discutem a identidade étnico-racial, combate ao racismo, ao machismo e a toda forma de opressão. Na sede do Jaca, também acontecem trabalhos formativos de capoeira angola, sarau poético, metareciclagem, e oficinas de teatro e hip-hop.

Mariana Oxente, uma das oito idealizadoras do Coletivo Zeferinas, começou sua história com a escrita nos saraus do Jaca, e anos depois, ao lado de outras mulheres negras do bairro, pensou um coletivo com um recorte de gênero. “Esse ciclo ressignificou não só a minha escrita, como a mim mesma. As discussões relativas à raça, gênero, classe, faixa etária etc, foram essenciais em minha formação política e atravessam hoje minhas produções”.

Na Tenda Cultural, a jornalista e humorista Tia Má faz uma conversa crítica e engraçada com o público de Cajazeiras e, às 13h, o bloco Mangue de Cajazeiras e o Grupo Bambeia fecha o festival com samba e carnaval como resposta a toda forma de exclusão e discriminação. O bloco foi criado em Cajazeiras em 2008 e há mais de dez anos, o Bambeia resgata samba tradicional como uma manifestação popular, com releituras de clássicos e composições autorais.

 

Confira aqui a programação completa.

 Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos – projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR), através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA); do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Publicidade:

Advertisement

politica

Cajazeiras e Região