Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo vai fazer pente-fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Published

on

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregularidade. O anúncio foi feito pelo secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, após reunião, no Palácio do Planalto, para tratar da medida provisória de combate a fraudes no INSS, que deve ser editada pelo presidente Jair Bolsonaro até segunda-feira (14).

Marinho se reuniu com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) para avaliar o texto da medida provisória. “Há mais de 2 milhões de benefícios que precisam ser auditados, porque têm algum indício de ilicitude. Por isso há necessidade de fazer uma espécie de mutirão para zerar esse estoque”, disse Marinho.

Segundo o secretário, o mutirão poderá gerar “uma economia significativa”, aos cofres públicos. “Há relatórios de ações anteriores, inclusive convalidados pelo TCU [Tribunal de Contas da União], que demonstram uma incidência de 16% a 30% de fraude nesse tipo de benefício”.

Assinatura da MP

O secretário disse que, até segunda-feira, o presidente deve assinar a MP. “Eu acredito que até segunda-feira o presidente vai assinar. Assinando, passa a ser do conhecimento público e a gente vai poder explicar em detalhes o que a gente pretende nesse projeto, que combate a fraude, aperfeiçoa os mecanismos de validação de benefício em todo o país e atende uma preocupação da sociedade como um todo”.

O texto da MP foi submetido à avaliação do presidente. “O presidente já teve conhecimento do teor da MP, mas enquanto ele não assinar, vamos aguardar um pouco”, disse Marinho, acrescentando que as regras da medida provisória devem provocar uma economia na casa de “bilhões de reais”, sem especificar os valores.

Segurança jurídica

Conforme o secretário, a MP também vai trazer “segurança jurídica” para o INSS. “Estamos prevendo algumas alterações na legislação que vão dar uma segurança jurídica ao próprio trabalho do INSS. Ao longo dos últimos anos, várias ações feitas pelo INSS para aperfeiçoar o sistema esbarraram na falta de fundamentação legal. Essas dificuldades que foram identificadas estão sendo corrigidas”.

Após assinada, a MP terá validade imediata, mas precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional para se transformar definitivamente em lei. O Congresso tem um prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado por mais 60, para votar o texto, aprovando-o ou decidindo pela sua rejeição.

Paralelamente, a equipe econômica faz simulações para definir a proposta de emenda à Constituição (PEC) para a reforma da Previdência, para ser encaminhada para o Congresso Nacional. As simulações envolvem idade mínima para aposentadoria e prazo de transição para os trabalhadores que já contribuem para o atual modelo previdenciário.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

ENTRETENIMENTO

“Só quem faz a caminhada do Bonfim sabe a emoção que a gente sente”, diz ACM Neto

Published

on

Um momento de fé, de emoção, de agradecimento e de pedidos coletivos. Assim o prefeito ACM Neto resumiu a Lavagem do Bonfim, cuja caminhada se inicia logo mais entre a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde é celebrada uma cerimônia inter-religiosa aberta pelo padre José Ribamar, e a Colina Sagrada, no Bonfim.

Já presente na celebração inter-religiosa, ACM Neto lembrou dos tempos em que nem pensava em ser político, mas já participava da festa ao lado do avô, Antonio Carlos Magalhães. “Comecei a fazer essa caminhada ao lado do meu avô, e via como aquele momento era especial para ele. E, a partir daí, vi como era diferente estar aqui. Só quem faz a caminhada até o Bonfim sabe a emoção que a gente sente de estar aqui ao lado de tantas pessoas e desse povo que é diferente. É uma coisa que vem de dentro do coração”, declarou.

O prefeito classificou a Lavagem do Bonfim como a festa popular e religiosa que mais o emociona. “É uma festa que está em meu coração. Eu vou aproveitar para agradecer e pedir. Mais agradecer do que pedir. E o pedido sempre é coletivo, olhando para nosso povo, pedindo ao Senhor do Bonfim que continue abençoando nossa gente”, revelou.

ACM Neto disse ainda que este ano a festa tem um caráter ainda mais especial, em função da requalificação da parte alta da Colina Sagrada, na Praça do Largo do Bonfim, anteontem (15). “A Colina Sagrada está renovada para que a gente possa renovar a nossa fé. Pessoas do mundo inteiro estão aqui hoje se juntando aos baianos e vão chegar até o Bonfim e ver como o Bonfim está ainda mais bonito. Isso vai engrandecer a festa deste ano”.

Uma alvorada de fogos nas proximidades da Praça Cairu anunciará a partida da caminhada, da qual o prefeito vai participar até a chegada na  Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Lá, com faz todo ano, ACM Neto vai participar da tradicional lavagem das escadarias da basílica pelas baianas.

 

Faça um comentário
Continue Reading

ENTRETENIMENTO

“Espero que o Brasil tenha um ano de paz”, disse Rui na Lavagem do Bonfim

Published

on

Como manda a tradição, logo cedo, nesta quinta-feira (17), o governador Rui Costa chegou à Igreja da Conceição da Praia, em Salvador, para prestigiar e acompanhar as homenagens ao Senhor do Bonfim. O dia começou com a participação no ato ecumênico, que acontece nas escadarias do santuário. A primeira-dama Aline Peixoto, o vice-governador João Leão e gestores estaduais acompanham o governador no festejo popular.

“A Festa do Bonfim é singular. As pessoas vêm pela cultura, pela história, pela tradição religiosa. É um momento único de fé em Deus e no Senhor do Bonfim. Um momento de agradecer e fazer pedidos. Eu desejo que tenhamos um ano de paz e muita saúde. Que neste 2019 o Brasil retome o seu crescimento, a geração de emprego e que conquiste a paz que os brasileiros precisam”, disse Rui.

Terminado o primeiro ato da festa, Rui iniciou a caminhada, junto com o cortejo, para um dos pontos mais emblemáticos e visitados da capital baiana, a Igreja do Bonfim. Lá, após percorrer oito quilômetros, Rui vai acompanhar a tradicional Lavagem do Adro da Basílica.

Este ano, mais de dois mil polici

Faça um comentário
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ACM Neto encerra cortejo do Bonfim com sentimento de gratidão

Published

on

Missão cumprida. E, dessa vez, com o brilho da requalificação feita pela Prefeitura na parte alta da Colina Sagrada, entregue à população nesta semana para que a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim fosse ainda mais bonita. Com o sentimento de gratidão, o prefeito ACM Neto encerrou os 8 quilômetros de percurso da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), honrado pelas graças alcançadas, em pelo sétimo ano consecutivo à frente da gestão municipal.

“Fiz ao Senhor do Bonfim um pedido para todos os baianos: que tenhamos saúde e proteção neste novo ano”, disse o prefeito, que seguiu a tradição e foi de branco, a pé, da Conceição da Praia até a Basílica Santuário da Nosso Senhor do Bonfim. Na comitiva municipal estiveram presentes ainda o vice-prefeito Bruno Reis, secretários e gestores municipais, além de parlamentares e lideranças políticas.

 

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região