Connect with us

SAÚDE

Grátis: Instituto oferece Exames de Mamografia e Atendimentos Oftalmológicos

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) disponibiliza na próxima semana 160 exames de mamografia e 250 atendimentos oftalmológicos para os moradores do bairro de Valéria e regiões vizinhas.

As atividades desenvolvidas pelos projetos “Vida +Rosa” e “De Olho na Saúde” acontecerá no Conjunto Residencial Lagoa da Paixão, no período de 09 a 11 de julho. As senhas para os atendimentos serão distribuídas no local a partir das 07h, mediante apresentação do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O “Vida +Rosa” é uma ação voltada para as mulheres acima de 35 anos que visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção da doença. Já o “De Olho na Saúde”, especifico para o público acima de 55 anos, tem o objetivo de consultas e exames de oftalmologia com foco na orientação, prevenção e tratamento de doenças oculares para pessoas acima de 55 anos.

 

SERVIÇOS

O que? Vida + Rosa
Data: 09 e 10 de julho
Horário: a partir das 07h

Local: Conjunto Residencial Lagoa da Paixão,  Rua Morada da Lagoa – Valéria (no final da rua onde fica localizada a Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi).

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Unidade de Saúde da Família em Coutos atenderá 14 mil pessoas por mês

Depois de anos de espera, os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, ganharam a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Fraternidade, construída pela Prefeitura na Rua José do Patrocínio, s/n, em frente à Escola Municipal Colina do Mar. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira (25) e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais autoridades e populares.

O prefeito ressaltou que a inauguração da estrutura marca a retomada da expansão da atenção básica na cidade após três meses, principalmente nas comunidades mais carentes, devido à falta de médicos nas unidades municipais de saúde, mesmo com chamamentos do último concurso público e dos processos seletivos Reda realizados desde 2013. Na quarta-feira passada (18), a administração municipal conseguiu contratar 80 desses profissionais através do regime de pessoa jurídica.

“A Prefeitura vem fazendo um grande esforço, principalmente, para conseguir contratar médicos, problema que é geral na rede pública do Brasil. Estamos lutando em todas as frentes para garantir os médicos e pra retomar a expansão básica de saúde na capital, o que está sendo feito hoje com a inauguração da USF Vila da Fraternidade. O Subúrbio chegará, já neste ano de 2019, a 80% de cobertura da Atenção Básica, o que é um grande avanço para a região que tinha uma das piores coberturas do tipo no país”, relatou ACM Neto.

Estrutura – Com investimento de quase R$1,5 milhão, a USF Vila Fraternidade possui 608 m² de área construída e tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês. São 12 consultórios, sendo quatro deles odontológicos, distribuídos em dois pavimentos. Com funcionamento já a partir desta quarta-feira (26), o atendimento será feito por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro equipes de Saúde Bucal.

No local, a população terá acesso a serviços básicos de acolhimento e atendimento médico de enfermagem e odontológico, programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, pré-natal e de planejamento familiar. Também serão oferecidos acompanhamentos essenciais de saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, curativos, nebulização e teste do pezinho, além de marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares.

A unidade de saúde deixou muito felizes moradores como a dona de casa Matildes Santos, de 63 anos e há quatro décadas residente em Coutos. “Ah, foi muito bom esse posto aqui, vai ser uma bênção pra gente. Antes, eu tinha que ir para Fazenda Coutos III. É muito longe, tinha que subir uma ladeira enorme. Agora vou ter atendimento pertinho de casa, graças à Prefeitura”, afirmou, sorridente.

Avanço – O secretário Luiz Galvão ressaltou que, no início de 2013, o Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário possuía apenas 33% de cobertura da Atenção Básica e 23 equipes de Saúde da Família. Em 2019, a cobertura já ultrapassa o índice de 77%, com 69 equipes. “A USF Vila Fraternidade é uma unidade básica completa de Saúde da Família e isso só reforça a prioridade da Prefeitura com a cobertura da Atenção Básica na cidade. Até setembro, será inaugurada mais uma estrutura do tipo, ultrapassando 80% da cobertura básica de saúde em todo o Subúrbio”, completou o titular da SMS.

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Posto de Coleta do HEMOBA em Cajazeiras busca por doadores

O Posto tem capacidade de coletar 120 bolsas de sangue por dia além de realizar o cadastro de doadores de medula óssea. Atualmente, o posto tem recebido poucos doadores, são coletadas em média de 10 a 12 bolsas por dia, abaixo do esperado.

Para doar é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de habilitação. o SAC de Cajazeiras fica localizado na Fazenda Grande III Rua Estrada do Coqueiro Grande, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. a doação não pode ser agendada.

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

A doação não é recomendada a pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Nutricionista ensina como se deliciar na Semana Santa sem sustos

As comidas e bebidas da Semana Santa aguçam os paladares. Peixe, frutos do mar, feijão de leite, caruru, vatapá, arroz de leite, feijão fradinho, frigideira de bacalhau, vinho e chocolate compõem as mesas soteropolitanas, simbolizando a morte e ressurreição de Cristo, entre a Sexta-feira da Paixão e o domingo de Páscoa. Consumi-los, no entanto, exige cuidado, diante do excesso de gordura e da possibilidade de mal-estar ou indigestão.

Para evitar problemas com a saúde, a nutricionista Ana Kelly Amaral, responsável técnica pelo campo de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá dicas para uma ingestão mais saudável. A primeira delas é em relação à escolha do peixe e ao modo de preparo. “O ideal é optar por aqueles que têm melhor composição de gorduras boas e menor contaminação por mercúrio, como sardinha, tilápia, merluza, pescada amarela e peixe-panga”, diz.

Segundo a nutricionista, os peixes brancos, atum e sardinha tem um bom teor de ômega 3, ácidos graxos benéficos à saúde cardiovascular e cerebral. Na hora de escolher, é bom observar se o local da compra é de confiança e a qualidade do peixe, por meio de detalhes como a cor, o cheiro e a textura.

Durante o preparo, o recomendável é evitar fritar o peixe, porque a fritura oxida o ômega 3 e anula os benefícios. O azeite de dendê pode ser utilizado em menor quantidade ou pode ser substituído pelo azeite de oliva, que contém menos gordura saturada.

Quando o assunto é chocolate, a dica é dar preferência aos que têm a partir de 70% de cacau na composição. O cacau possui flavonoides, substância com ação antioxidante, anti-inflamatória e que auxilia no controle da pressão arterial. A quantidade recomendada é de até 20 gramas por dia.

Riscos – Os alimentos gordurosos e com muito açúcar, além de provocar excesso de peso e as gordurinhas localizadas, deixam o metabolismo mais lento, provocando sintomas como fadiga, má digestão e enxaqueca. Aos alérgicos, é bom ficar atento aos frutos do mar, considerados vilões, por causa da composição proteica. E para aqueles que abusam do álcool, é bom tomar cuidado com o teor alcoólico do vinho que, em excesso, pode causar intoxicação e até coma alcoólico.

Em caso de urgência e emergência, o cidadão pode procurar uma das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos bairros de Paripe, Valéria, Pirajá/Jardim Santo Inácio, Brotas, Barris, San Martin, Itapuã, Parque São Cristóvão e Periperi. Além disso, a SMS dispõe de cinco Pronto-Atendimentos (PAs) localizados em Pau Miúdo, Pernambués, Marback/Imbuí, São Marcos e Tancredo Neves. O SAMU 192 e a emergência do Hospital Municipal, em Boca da Mata, também estarão em pleno funcionamento durante o feriadão da Semana Santa.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região