Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital Couto Maia completa 1 Ano de Atendimento em Cajazeiras 2

O Instituto Couto Maia (Icom) completa neste sábado (6), um ano de inaugurado. Considerado como o maior e mais moderno hospital especializado no tratamento das doenças infectocontagiosas e parasitárias, o Icom também é um centro de referência internacional em pesquisa no campo das doenças infecciosas, recebendo pesquisadores mundialmente conhecidos. No ano que passou, foram realizados 1.834 internações, 166.576 exames laboratoriais, 7.587 exames de bioimagem e 876 atendimentos emergenciais.

O Icom tem sua origem no antigo Hospital Couto Maia, fundado em 1953, e que funcionava no bairro do Monte Serrat, na cidade baixa. A unidade centenária evoluiu para o moderno Instituto Couto Maia, agora no Bairro de Águas Claras. Em 2012, o Hospital Couto Maia já havia incorporado o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes que prestava assistência especializada em hanseníase. O Icom é referência para os pacientes do de toda a Bahia na assistência aos casos de doenças infectocontagiosos e parasitárias.

Serviços do Icom

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, além de ser o maior hospital de doenças infecciosas do país, com leitos de UTI pediátrica e adulta, enfermarias com leitos de isolamento, bem como salas cirúrgicas, a nova unidade utiliza prontuário eletrônico, dispensando a impressão de papel. “Os pacientessão assistidos por equipe multidisciplinar, composta por médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e assistentes sociais.O Icom é uma unidade de excelência”, afirma Vilas-Boas.

O Icom conta com 120 leitos, sendo 20 de UTIs. Dispõe de um pronto atendimento que presta assistência 24 horas, todos os dias da semana,para pacientes adultos e pediátricos. Nessa área, são dez leitos de observação para adultos, sendo dois de isolamento e três de sala vermelha. Na pediatria são cinco leitos de observação, um leito de sala vermelha e um leito de isolamento.

O Centro Cirúrgico dispõe de duas salas e três leitos no Centro de Recuperação Pós Anestésica. É dotado de equipamentos aptos à realização de cirurgias para retirada de material para biópsia, drenagem de abscesso, punções, instalação de cateter Soresen, acesso central, transposição de tendão, traqueostomia, desbridamento de úlceras e neurólises, drenagem pleural, pequenas amputações, entre outros.

Com um novo e completo setor de imagem, o hospital oferece os serviços de ultrassonografia, ecocardiograma, endoscopia digestiva alta, tomografia computadorizada e aparelho de Raio-X fixo. Os exames atendem aos pacientes internados na UTI, emergência e ambulatório.

A unidade tem um ambulatório, com dez consultórios multiprofissionais, que oferece consultas aos usuários assistidos pelo ICOM portadores de HIV/AIDS, com outras doenças infecciosas e parasitárias e aos pacientes de hanseníase.

Tem em funcionamento um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), onde são encontradas vacinas, imunoglobulinas e soros indicados em situações especiais, para pessoas com doenças ou condições especiais de saúde e que necessitam de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações ou profilaxias pós-exposições a animais (exceto acidentes ofídicos) e pós exposição a material biológico (ocupacional e sexual).

Além disso, o Instituto Couto Maia tem uma farmácia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e faz a entrega e orientação sobre o uso correto e racional dos medicamentos dispensados para as seguintes doenças: Hanseníase HIV/AIDS e infecções oportunistas Influenza (H1N1 e outras) Doenças endêmicas (esquistossomose, malária, sífilis, toxoplasmose) Em condições específicas, também são dispensados medicamentos para bloqueio de meningite bacteriana.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ônibus 100% elétrico deverá ser testado na linha Paripe X Aeroporto via Cajazeiras

O ônibus 100% elétrico da empresa chinesa BYD começa a circular em algumas linhas do transporte público da cidade a partir desta terça-feira (16), com tarifa normal, durante 30 dias. O objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

Além disso, o teste permite que a Semob possa tomar uma decisão futura, tanto para a operação do transporte em outros modais, a exemplo do BRT, quanto a possibilidade de utilizar futuramente o ônibus em linhas convencionais do transporte público.

Com capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados, o veículo 100% elétrico não emite qualquer tipo de poluição. O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar 250km com a bateria completa, que leva até 4 horas para ser recarregada.

O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O ônibus é conectado em uma tomada até concluir o processo. O veículo oferece aos passageiros conforto e segurança, além de ser sustentável.

O secretário da Semob, Fábio Mota, lembrou dos benefícios e reforçou a importância de futuramente o transporte operar com ônibus elétricos “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente” destacou.

Altamente sustentável, o ônibus possui, dentre as características, a presença de 100% de suspensão pneumática, que oferece mais conforto ao passageiro com o sistema de ajoelhamento, compreendendo o piso baixo e a ausência de degraus. Com acionamento de um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Jovem é morto a tiros dentro de ônibus em Águas Claras

Baixe o Aplicativo na Playstore – Click Aqui

Um jovem foi morto com vários tiros dentro de um ônibus coletivo no bairro de Águas Claras na noite desta segunda (15),  O homicídio aconteceu em frente ao Mercado Jaqueira, próximo ao Hotel Êxtase, Segundo informações a vitima que morava na localidade conhecida como Condor estava sentado no banco da frente do coletivo quando foi alvejado por diversos tiros.

Guarnições da 3ª CIPM / Cajazeiras estiveram no local junto com o DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa que investiga o caso e a motivação do crime

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura lança em Cajazeiras Programa de Capacitação para mulheres

O prefeito ACM Neto, acompanhado da titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, lança, nesta segunda-feira (15), o projeto piloto do programa Marias na Construção, que ofertará cursos gratuitos de construção civil para população feminina da capital baiana. O evento ocorrerá às 9h, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X.

Coordenada pela SPMJ, o Marias na Construção faz parte do eixo capacitação e empregabilidade do órgão. A iniciativa conta com as parcerias do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ofertará a qualificação profissional, e da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que trará informações técnicas acerca de construções seguras no município.

Além disso, a ação também terá apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferecerá conhecimento sobre empreendedorismo, acesso à crédito, e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), que garantirá a inserção no mercado de trabalho para as alunas que mais se destacarem durante o curso.

O nome do programa homenageia a primeira mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo Xavier, que também estará presente no lançamento.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região