Connect with us

POLÍTICA

Ibope: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad tem 41%

Nova pesquisa de intenção de votos do Ibope indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das preferências contra 41% das menções a Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos, não computando as respostas de votos em branco, nulo ou indeciso.

Levando em conta todas as respostas da pesquisa de opinião, Bolsonaro lidera com 52% das intenções de voto e Haddad tem 37% das preferências. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco, e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Votos convictos

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram se votariam em cada um dos candidatos “com certeza”, se “poderiam votar” ou “se não votariam de jeito nenhum”. Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele “com certeza”. O percentual de voto “certo” em Haddad é de 28%.

Rejeição

Diferente dos resultados apurados pelo Ibope no primeiro turno, o índice de rejeição de Jair Bolsonaro é menor em comparação ao de Fernando Haddad. Trinta e cinco por cento não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto a rejeição do petista é de 47%.

O levantamento do Ibope ouviu 2.506 pessoas no sábado e domingo (13 e 14 de outubro). Como outras pesquisas de intenção de voto do instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%.

A pesquisa do Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi registrada na semana passada na Justiça Eleitoral (BR-01112/2018). No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão disponíveis o questionário do levantamento e os locais onde a pesquisa foi aplicada.

Faça um comentário

POLÍTICA

Geraldo Júnior se reúne com taxistas e motoristas de aplicativo

A busca por um entendimento sobre a regulamentação dos transportes por aplicativos continua na Câmara Municipal. Na tarde desta quarta-feira (21), após a sessão, o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), se reuniu, a portas fechadas, com os vereadores das comissões de Finanças, Joceval Rodrigues (Cidadania); e de Transportes, Hélio Ferreira (PCdoB); além do líder do governo, Paulo Magalhães (PV); o líder da bancada independente, Silvio Humberto (PSB); e um grupo de quatro taxistas.
“Vamos esgotar o debate. Até porque iremos manter o compromisso de votar o projeto no dia 28. Já disse aos vereadores, que não se vota nada nesta Casa até que a regulamentação dos transportes por aplicativos seja apreciada”, enfatizou Geraldo Júnior.

A comissão escolhida pelos taxistas contou com a presença do presidente da Associação das Empresas de Táxi, Nelson Amorim; o representante da Cooperativa Associativa dos Taxistas, Gilberto Silva; o porta voz da Comissão dos Taxistas, João Adorno; e o representante da Associação Geral dos Taxistas, Valdeck Gomes. Durante o encontro, o grupo discutiu sobre os anseios da categoria para se chegar a um entendimento.
“A regulamentação é importante para a cidade. Mas não podemos deixar de atender as demandas de todas as categorias envolvidas para buscar uma unidade”, concluiu o presidente da Câmara.

Outra categoria

Ainda na quarta-feira o presidente da Câmara recebeu um grupo de quatro integrantes que representam os transportes por aplicativos, para debater o projeto que regulamenta a categoria.
Dentre os representantes do transporte por aplicativos, que participaram da reunião, estavam o presidente do Sindicato dos Transportes por Aplicativos, Atila do Congo; e o integrante da Associação de Motoristas Profissionais e Autônomos da Bahia, Natanael Vieira. A reunião foi a portas fechadas para debater questões relacionadas ao projeto, em busca de um entendimento com a categoria.
“Tenho dito o quanto a regulamentação é importante para a cidade. A Câmara Municipal tem feito seu papel de estabelecer o diálogo em busca de uma unidade entre as partes. Queremos o melhor para Salvador”, concluiu Geraldo Júnior.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Vereadora lança Campanha de Valorização da Paternidade

A vereadora Ireuda Silva (PRB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, apresentou na Câmara de Salvador um projeto de indicação ao prefeito ACM Neto sugerindo estabelecer agosto como o mês da valorização da paternidade no município. Junto a isso, a parlamentar lança neste mês a campanha “Pai que ama cuida”, que tem como objetivo promover a conscientização para os cuidados relacionados à saúde do homem.

De acordo com a justificativa da matéria, uma das maneiras de se valorizar a paternidade é levar esclarecimentos e orientar sobre a importância de exames preventivos e o cuidado com a saúde de modo geral. “O pai que cuida da própria saúde, que se esforça para prevenir doenças, tem muito mais condições de participar da vida dos seus filhos, o que deve ser estimulado a começar desde antes do parto”, defende Ireuda.

Um dos eixos da campanha e do projeto se baseia na Política Nacional de Saúde do Homem, que está dividida em prevenção de violências e acidentes, doenças prevalentes na população masculina, atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva, paternidade e cuidado. Além disso, fala sobre a importância de estimular o genitor a participar de todas as fases da gestação, destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e sua parceira.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Rui Costa vai apresentar projeto do VLT à Câmara nesta quarta (14)

A Câmara Municipal de Salvador receberá, na tarde desta quarta-feira (14), a visita do governador Rui Costa. A reunião com os vereadores acontecerá no Salão Nobre, às 15h30. Na Casa onde já exerceu a vereança, Rui apresentará o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho.
A presença do chefe do Executivo estadual na Câmara foi anunciada pelo presidente Geraldo Júnior (SD), durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12).

BRT – No próximo dia 21 de agosto (quarta-feira) será a vez de o vice-prefeito Bruno Reis comparecer ao Legislativo de Salvador. O também secretário municipal de Infraestrutura irá detalhar o andamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit).

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região