Connect with us

SAÚDE

Idosos a partir de 80 anos começam a receber 3ª dose contra Covid-19

Published

on

Fotos: Igor Santos/Secom

A aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais, que completam seis meses do recebimento da segunda dose até 1º de setembro, teve início na manhã desta segunda-feira (30). A iniciativa passou a fazer parte do esquema de vacinação devido à variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia, e vem provocando aumento de casos de Covid-19 em todo o mundo.

Usando máscara com estampas do Esporte Clube Bahia, Milton Fernandes, de 101 anos, deu o recado sobre sua preferência esportiva. Acompanhado da esposa Lizete da Cruz, 96 anos, com quem divide a vida há mais de sete décadas, o idoso recebeu a terceira dose do imunizante no posto drive-thru da Arena Fonte Nova. “Assim que recebemos a notícia sobre a dose extra da vacina, meus filhos mandaram mensagem para tomarmos. Com tanta notícia sobre a nova variante, ficaram com medo de estarmos desprotegidos”, destacou Lizete.

Acompanhada pela neta Fernanda Lima, 39 anos, a aposentada, Ezilda Lima, aproveitou a liberação da terceira dose para reforçar o calendário vacinal. Aos 97 anos, desde que tomou a primeira dose do imunizante, a idosa sequer teve sintomas de gripe. “Essa terceira dose nos tranquiliza, porque é mais um reforço contra a doença. Não esquecendo, claro, de manter os cuidados com a higiene e distanciamento”, advertiu Fernanda.

Na espera pela vacinação na fila do 5º Centro de Saúde, nos Barris, a aposentada Maria de Lurdes Fagundes, 95 anos, relembra os mais de 90 anos vividos que a fez presenciar doenças infecciosas, que hoje já não assusta tanto assim, graças à imunização dada na época. “Sempre cumpri com todos os calendários de vacinação de meus filhos, não deixava que ficassem sem tomar nenhuma dose dos imunizantes porque sempre confiei em sua eficácia. Assim como confiei na vacina contra o coronavírus e não senti nada desde que tomei minhas doses”, contou.

Postos – A terceira dose para os idosos acima de 80 anos ou mais que já completaram seis meses da segunda dose estão aplicados até 16h nos drives da Arena Fonte Nova, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Universidade Católica (Pituaçu) e 5º Centro de Saúde (Barris). A ação também é realizada nos pontos fixos situados no CSU Pernambués, 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Católica (Pituaçu), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, USF Imbuí, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

Antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação é indispensável verificar se o nome do idoso está habilitado a receber a dose. A lista está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

 

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®