Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

IFBA em Cajazeiras: Audiência pública na ALBA discutirá viabilidade de implantação

Publicado a

em

Foto: Reprodução/Ifba

Na próxima terça-feira (14), às 9h, será realizada no Auditório da Assembleia Legislativa da Bahia uma audiência pública sobre o Estudo de Viabilidade para implantação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no Complexo de Cajazeiras, em Salvador. A audiência foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana, que preside a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, e Serviço Público da Assembleia.

Segundo informações da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do IFBA, o objetivo da audiência é apresentar e discutir com a sociedade o estudo elaborado pela Comissão multidisciplinar instituída pela Portaria 2331, de 20 de julho de 2022, (alterada posteriormente pela Portaria 4404, de 25 de novembro de 2022).

O Estudo de Viabilidade foi apresentado à Gestão do Instituto Federal da Bahia no último dia 20 de outubro, quando integrantes da Comissão se reuniram na Reitoria para apresentação dos dados, investigações e análises realizadas sobre a viabilidade de implantação de um campus do IFBA em Cajazeiras.  O trabalho da Comissão foi iniciado em setembro de 2022. Composto por representações do Instituto, da Secretaria do Estado da Bahia (SEC), da Federação das Associações de Bairro de Salvador (FABS), de associações e organizações locais e da sociedade civil, o grupo teve como tarefa analisar, por meio de dados técnicos, a viabilidade para implantação de um campus na localidade. A íntegra do Estudo de Viabilidade pode ser acessada clicando aqui.

SOBRE O ESTUDO

O relatório foi estruturado em 4 capítulos, além da apresentação. No capítulo 2, é apresentado o objetivo geral do estudo no capítulo 2; no capítulo 3, são descritos os percursos metodológicos adotados para a realização do estudo e os instrumentos de coleta de dados utilizados; em seguida, no capítulo 4, são apresentados os resultados das análises dos dados coletados; no capítulo 5, são apresentadas as considerações finais do estudo. Com base nos levantamentos, investigações e análises realizados, o estudo aponta, preliminarmente, as condições necessárias para viabilizar a implantação do campus, que depende de decisões de instâncias como o Conselho Superior (Consup) e o MEC.

PRÓXIMAS ETAPAS

O Estudo de Viabilidade precisa ser avaliado pelo Consup do IFBA. No caso de aprovação da proposta de implantação do novo campus pelo referido órgão colegiado, o documento deve ser submetido ao MEC e, se aprovado, será iniciada a contratação de empresa responsável pela construção. Paralelamente a esta etapa, deverá ocorrer a elaboração do projeto de implantação a ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), antes do início das atividades na unidade.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica