Conecte-se conosco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lauro de Freitas tem Inscrições Presenciais em Concurso para Professores

Publicado a

em

Escola Municipal do Loteamento Santa Júlia, em Itinga, no primeiro dia de inscrições. Foto: Fonte Anônima

Após desligamento dos profissionais em dezembro, Prefeitura de Lauro de Freitas recebe documentação para contratação REDA de professores

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas recebe inscrições,  presencialmente, dos candidatos a professor da rede municipal, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), nos dias 13 e 14 de janeiro (hoje e amanhã) em quatro escolas da rede:

1 – Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, Av. Progresso, s/n, Bairro Areia Branca;

2 – Escola Municipal Vida Nova, Rua Floresta Azul, s/n, Bairro Vida Nova;

3 – Escola Municipal Pedro Paranhos, Av. Queira Deus, s/n, Bairro Portão;

4 – Escola Municipal do Loteamento Santa Júlia, Rua Jovino N. Pereira. s/n, Bairro Itinga.

Em dezembro de 2020, a Prefeitura demitiu todos os professores que foram contratados em fevereiro do mesmo ano sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), sendo que havia informação no Edital em questão que permitia a renovação do contrato por mais um ano, se necessário fosse. Os contratos TD (Tempo Determinado) também foram encerrados.

Ao que parece, a Pandemia do novo Coronavírus, que tirou os estudantes das salas de aulas, virtualizando o processo educacional do referido ano letivo, não foi motivo suficiente para a prorrogação do contrato dos profissionais da Educação do município de Lauro de Freitas.

No último dia 04 de novembro, houve um encontro do SINDREDA (Sindicato dos Trabalhadores em Regime Especial do Direito Administrativo) de Lauro de Freitas com a SEMED (Secretaria de Educação de Lauro de Freitas), com a presença da Secretária de Educação, Vânia Galvão, onde foi acordado com os professores que o município renovaria o contrato por mais seis meses, mas mesmo com um documento de consolidação, o acordo não foi cumprido e os professores foram informados do desligamento no dia 16 de dezembro de 2020, data limite que constava no Edital.

Desempregados no meio do ano letivo, já que com a pandemia, as escolas de Lauro de Freitas encerraram a ano de 2020 na segunda unidade escolar, os professores ficaram aguardando as cenas dos próximos capítulos, na expectativa de que a Prefeita Moema Gramacho lançasse Edital para contratação efetiva de profissionais, como era esperado desde o ano passado, mas que não aconteceu também devido a pandemia.

Ao invés disso, na última sexta-feira foi lançado outro Edital de contratação REDA, como já é costume do município. O que surpreendeu foi o fato de solicitarem entrega de documentação presencial, mesmo em meio a Pandemia. “Como uma pandemia impede a realização de provas de concursos efetivos, adia a data do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para a economia mundial, para o mundo, mas não é suficiente para prorrogar contratos REDA e nem impede a entrega presencial de documentos? Por que não permitir uma entrega virtualizada para evitar aglomeração em meio a uma pandemia?” Pergunta uma professora que preferiu não se identificar.

“Enquanto os efetivos estavam em casa, nós, os ‘Redas e os TD’S’ estávamos trabalhando, preparando aulas, mandando atividades, algumas escolas tiveram aulas virtuais. Não brincamos de dar aula, não fingimos, trabalhamos de verdade. E agora cadê o nosso reconhecimento”? Questiona outro professor que também preferiu não se identificar.

Enquanto os professores efetivos estão com seus salários em dia, os professores demitidos no final do ano ainda não receberam o salário do mês de dezembro e nem as suas rescisões. Após realizarem protestos na cidade no final de dezembro e no início de janeiro, os professores seguem aguardando um posicionamento da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Lauro de Freitas, sobre os seus proventos.

Durante o recebimento dos documentos necessários para a inscrição no concurso está havendo aferição da temperatura, álcool nas mãos dos candidatos e funcionário para organizar as filas e manter o distanciamento recomendado, assim como todas as medidas de segurança.

Se você ainda vai se inscrever no concurso, leve seu álcool também e não esqueça a máscara. Previna-se! Se você já se inscreveu, conta aí como foi, nos comentários.

Advertisement
Advertisement

politica