Connect with us
Anúncio

POLÍTICA

Kannário quer Teste do Olhinho em unidades de saúde pública

Published

on

O vereador Igor Kannário (PHS) apresentou projetos que indicam a realização do exame de retinopatia da prematuridade, mais conhecido como Teste do Olhinho, nas maternidades, hospitais e estabelecimentos de saúde municipais e estaduais. Ao prefeito ACM Neto, o legislador indicou o PI nº 134/2014. Ao governador Rui Costa foi encaminhado o PI nº 154/2018.

O Teste do Olhinho deve ser realizado pelas maternidades de Salvador e do estado em todos os recém-nascidos antes de sua alta. Essa iniciativa se somará a outras políticas públicas de saúde voltadas para neonatologia, a exemplo do Teste do Pezinho.

“O diagnóstico precoce de alguma patologia pode colaborar de forma significativa para seu tratamento. Os pais dos recém-nascidos receberão na alta médica o relatório dos exames e dos procedimentos realizados contendo esclarecimentos e orientações”, explica Igor Kannário.

Segundo dados informados pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, estima-se que no país há entre 25 e 30 mil crianças recém-nascidas com cegueira. Estes dados nos permitem chegar a um cálculo de 150 a 180 crianças a cada um milhão de habitantes. Esse número é maior se considerarmos as crianças com visões subnormais.

Faça um comentário

POLÍTICA

PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

Published

on

O PT registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições de outubro. O vice da chapa é o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. No último dia do prazo de registro dos candidatos às eleições de outubro, cerca de 10 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), número estimado pela Polícia Militar, se reúnem em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra preso em Curitiba, à Presidência da República.

Encerrado o prazo para registro das candidaturas, os partidos políticos apresentaram 13 nomes para disputar o Palácio do Planalto.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Começa a campanha eleitoral; confira o que pode e o que não pode na disputa em 2018

Published

on

Campanha eleitoral liberada nas ruas e na internet. Vale comício e equipamentos de som, desde que até às 22h, e carros de som e alto-falante usados nas sedes dos partidos e nos comitês de campanha, mas nunca perto de escolas ou hospitais, por exemplo.

Está permitida, também, a distribuição de material impresso nas ruas, menos no dia da eleição, e também caminhadas, carreatas e passeatas.

Nos carros, só é permitido colar adesivos que sejam até o tamanho do para-brisa traseiro ou adesivos que não excedam a meio metro quadrado.

Os comícios são permitidos, desde que realizados até a meia-noite. Já os chamados showmícios estão proibidos.

A campanha também está permitida, a partir desta quinta-feira (16), em sites e redes sociais. Vale campanha no site do candidato, partido ou coligação, desde que com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet aqui no Brasil.

Partidos e coligações podem, inclusive, impulsionar seus conteúdos nas redes. Entre as formas de impulsionamento está a priorização paga de conteúdos em mecanismos de buscas na internet, como Google e Yahoo.

É permitido, ainda, o envio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente, por meio de blogues, redes sociais ou sites de mensagens instantâneas.

No entanto, o uso de dispositivos de impulsionamento de conteúdo ou programas como robôs para distorcer conteúdos, as chamadas fakenews, é proibido.

E é vedada, mesmo que de graça, a veiculação de propaganda eleitoral na internet em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, ou sites de órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta.

Agora, lembrando o que não pode: fixar placas e faixas em locais públicos como postes e viadutos e os chamados showmícios. Também não pode usar trio elétrico na campanha.

É proibida, ainda, a confecção ou a distribuição de produtos como camisetas, chaveiros, bonés, canetas e outros brindes. Outdoors são proibidos.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Candidatos a governador se enfrentam pela primeira vez em debate nesta noite

Published

on

Os candidatos a governo do Estado se enfrentarão pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (16), no primeiro debate, realizado pela TV Bandeirantes, em Salvador.

A expectativa é grande para o encontro do governador Rui Costa (PT), líder das pesquisas, com José Ronaldo (DEM), principal nome da oposição, João Henrique (PRTB), considerado surpresa nestas eleições, João Santana (MDB), Marcos Mendes (PSOL) e Célia Sacramento (PV).

Segundo informações obtidas pelo VN, o governador deve evitar qualquer discussão com os oponentes e focar em seus feitos na capital Salvador e no interior do estado. Bem avaliado, a equipe de Rui avalia que ele tem que manter a estratégia de que apenas “trabalha” e “evita picuinhas políticas”.

Já Zé Ronaldo, como já tem feito em entrevistas a jornalistas, deve questionar a falta de investimentos em cidade do interior do estado e acusar Rui de destinar grande parte de verbas para Salvador. Além disso, quer aproveitar a oportunidade para se tornar mais conhecido na capital.

Enquanto isso, João Henrique se colocará como “perseguido” e destacará os feitos, seus e de seu pai, o ex-governador João Durval, pelos servidores.

O debate começará às 22h e será exibido pela Band Bahia.

informações do VN

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região