Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Kiki Bispo propõe Projeto de Lei de combate a doenças intestinais

Publicado a

em

O vereador Kiki Bispo (PTB) propõe a criação da Semana de Conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais. De acordo com o Projeto de Lei 95/18, a data estabelecida será na terceira semana do mês de maio. A intenção é incluir esta proposta no Calendário de Eventos do Município de Salvador.

De acordo com o vereador, a proposição parlamentar tem como um dos seus objetivos “informar sobre as doenças inflamatórias intestinais, os principais tipos de ocorrência, seus sintomas e métodos de tratamento”.
Ele também frisou que esta iniciativa visa “esclarecer sobre os fatores biológicos, comportamentais e ambientais que causam essas doenças”. Segundo ele, o projeto também pretende dar visibilidade “à importância da prevenção e da adesão ao tratamento”

Na justificativa da proposta, ele assinala que “estas doenças são autoimunes, o que significa que o sistema de defesa do organismo ataca o próprio intestino, por considerá-lo estranho”.
Kiki Bispo também explica que estas inflamações frequentemente produzem dor, perda de sangue, diarreia frequente e às vezes sem controle e perda súbita de peso.

Ele também alerta que as “doenças inflamatórias intestinais podem ocorrer de forma relativamente leve em algumas pessoas, mas podem ser potencialmente letais em outras”.

Dados do Ministério da Saúde informam que em outubro de 2015 existiam no país 31.644 portadores da Doença de Crohn e 38.435 portadores de Retocolite Ulcerativa. Estes são dois exemplos de patologias inflamatórias intestinais.
Entretanto, Kiki Bispo alerta que os números são maiores. “Esses dados refletem apenas os casos de portadores que recebem os respectivos medicamentos pelo SUS, não sendo computados os que recebem pelos planos de saúde, tampouco aqueles sem medicação ou ainda não diagnosticados”, afirma o parlamentar.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica