Conecte-se conosco

FALA MUNICÍPIOS

Lauro de Freitas amplia vacinação de pessoas com comorbidades para 50 anos ou mais nesta quarta (5)

Publicado a

em

“Uma dose de esperança diante desse pesadelo que já dura mais de um ano”, assim o servidor público João Bernardino, 55, se expressou após ser imunizado com a primeira dose da vacina Astrazeneca, na manhã desta terça-feira (04), no drive do Ginásio de Esportes do Aracuí. Asmático, ele revelou que vivia apreensivo com medo de ser infectado com a Covid-19, o que poderia agravar seu quadro de saúde.

O servidor público foi uma das mais de 1.300 pessoas vacinadas nesta terça-feira (4), em Lauro de Freitas. O município, que ontem recebeu mais 6.600 doses do imunizante Astrazeneca, amplia para 50 anos ou mais a faixa etária de pessoas com comorbidades que serão vacinadas nesta quarta (5). A segunda dose para quem tomou Coronavac continua suspensa. O município aguarda a liberação de novo lote pelo Ministério da Saúde.

Público elogia rapidez no atendimento

Para o educador Cláudio Bonfim, 40, o momento foi classificado como um grande alívio. Professor da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas há mais de dez anos, ele contou que estava ansioso para o grande dia. “Estou trabalhando de forma remota há mais de um ano. Essa dose me dá esperança e um pouco mais de segurança para voltar a trabalhar diretamente com os meus alunos e mais normalidade ao que estamos vivendo”.

Quem também estava feliz e aliviado foi o chef de cozinha Ricardo Krayche, 54, que integra o grupo de pessoas com comorbidades. Paciente cardíaco, ele tem stent no coração e foi vacinado no drive de Portão. Ele contou que essa primeira dose representa a esperança de que tudo está prestes a melhorar. “O meu desejo é de que todos sejam vacinados o quanto antes. Só a vacina pode mudar essa realidade que vivemos”, disse.

Krayche ainda elogiou a rapidez no atendimento. “O movimento foi muito tranquilo. Tudo bem rápido mesmo. Não demorou nada, o que é ainda melhor para a gente e torna o processo ainda melhor”, completou.

João, Cláudio e Ricardo se somam às mais de 31 mil pessoas vacinadas com a primeira dose em Lauro de Freitas. Outras 13 mil já completaram o ciclo de imunização com o reforço da segunda dose.

Nesta terça, além dos profissionais da educação, o município imunizou outros públicos que estão inclusos nesta etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, a exemplo de transplantados, tratamento de hemodiálise e cardiopatia hipertensiva. As doses foram aplicadas nos drive-thrus no Ginásio de Esportes do Aracuí, na Escola Municipal Dois de Julho, Terminal de Transportes de Portão, ao lado do CIMU, e na Escola Esfinge, em Areia Branca, das 8h às 15h.

Pacientes com comorbidades devem apresentar relatório médico especificando o problema de saúde. É imprescindível que o documento esteja em papel timbrado e carimbado, com validade de até seis meses, a depender da patologia. É necessário apresentar também o cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Confira aqui a relação de comorbidades

50 anos ou mais

– Hipertensão arterial
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão alvo
– Diabetes mellitus
– Anemia falciforme

18 anos ou mais

– Doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise
– Síndrome de down
– Transplantados
– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronárias
– Valvopatias
– Miocardias e pericardiopatias
– Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Pacientes oncológicos
– Outras doenças renais crônicas
– Pneumopatias crônicas graves
– Obesidade mórbida
– Doença cerebrovascular
– Doenças hepáticas crônicas / cirrose hepática
– Pessoas vivendo com HIV (18 anos ou mais)

Local: Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica