Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Livro Pedra de Xangô: Um Lugar Sagrado Afro Brasileiro, será lançado nesta quarta (18)

Publicado a

em

Foto: Jornalismo/Fala Cajazeiras

A advogada, mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Maria Alice Pereira vai lançar, nesta quarta-feira (18), o livro Pedra de Xangô: Um Lugar Sagrado Afro-Brasileiro. O evento acontece no Centro Cultural da Barroquinha, na Barroquinha, a partir das 16h.

O livro está estruturado em seis capítulos. No primeiro capítulo tem-se a apresentação do Orixá Xangô seguido do segundo capítulo A pedra no contexto da diáspora africana. O terceiro capítulo é sobre o bairro de Cajazeiras, uma cidade dentro da cidade e o histórico de sua ocupação. Tem-se então o quarto capítulo: Rituais dos terreiros de candomblés de Cajazeiras e sua relação com a pedra de Xangô seguido de Tecendo redes de resistência para culminar com A Pedra de Xangô: na encruzilhada da diáspora.

Na obra, a autora discorre sobre a formação rochosa de 8m de altura e,aproximadamente,30m de diâmetro, localizada na Avenida Assis Valente em Cajazeiras. Além de analisar a importância da Pedra de Xangô enquanto elemento cultural, para os terreiros de Cajazeiras, bem como para cultura afro-brasileira, o livro também investiga a utilização da Pedra em festas públicas, dentro do calendário litúrgico dos terreiros e no cotidiano das religiões de matriz africana; investigando como as manifestações culturais e as mobilizações sociais viabilizam, juntamente com as demais táticas de resistência, a preservação do monumento lítico.

Segundo Maria Alice,uma das maiores dificuldades foi transformar a dissertação em livro numa linguagem acessível a todas as pessoas crianças, jovens e adultos. A obra pretende apresentar a população de Salvador – a história de um monumento rochoso de mais de 2 bilhões de anos, que é patrimônio histórico, geológico, ambiental e cultural da cidade de Salvador,o processo de criação do livro durou 30 meses.

Para servir como base teórica para a pesquisa foram selecionados seis comunidades terreiros: Ilê Axé Tumbi Odé Oji, Mutalombo Yê Kaiongo, Ilê Axé Odé Toke Ji Lodem, Ilê Axé Odé Oxalufã, Ilê Axé Obá Baba Séré, e o Ilê Tomim Kiosise e Ayo. A dissertação subsidiou a criação da Apa Municipal Assis Valente e o Parque em Rede Pedra de Xangô, no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2016, bem como a instrução do processo de tombamento da Pedra de Xangô junto a Fundação Gregório de Mattos.

“O livro é uma versão resumida e atualizada da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, cujo título é “Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador. Nele apresentamos a comunidade de Cajazeiras e adjacências, o processo de urbanização do lugar que começou em meados da década de 70, os processos de mobilização em defesa da Pedra de Xangô, que em 2005 foi ameaçada de ser implodida quando da implantação da Avenida Assis Valente.” Explica Maria Alice.

“A dissertação ‘Pedra de Xangô: um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de Salvador’ desempenhou um importante papel para o tombamento do monumento sagrado – Pedra de Xangô. Até então, não existia literatura sobre o assunto e era preciso salvaguardar esse patrimônio – tão importante para a cidade de Salvador e que se encontrava ameaçado. Era necessário proteger a Pedra de Xangô. O livro que ora a FGM publica, nada mais é do que o laudo etnográfico do tombamento da Pedra de Xangô. Uma construção coletiva que teve a participação de muitas mãos, principalmente, as mãos do povo de terreiro desta cidade”, explica Maria Alice.

Foto: Jornalismo/Fala Cajazeiras

“O que esperar dessa obra? Um legado para o povo do axé e o registro desse conhecimento que precisa ser acessado por todos!”, afirma Fernando Guerreiro, Presidente da fundação Gregório de Mattos.

Antes do lançamento, será promovido, as 14h, um seminário com a temática do livro, estarão presentes autoridades, lideranças de religiões de matrizes africanas e representantes do povo de santo de Cajazeiras. Em Outubro o livro será tema de uma palestra internacional, na Universidade de Harvard.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO LIVRO PEDRA DE XANGÔ: UM LUGAR SAGRADO – AFRO BRASILEIRO

DATA: 18.09.2019
HORÁRIO:16H
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA

Advertisement
Advertisement

politica