Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Oficina de fotografia é realizada em Cajazeiras 5 para exposição em Festival Literário

Publicado a

em

Fotos e escritas poéticas de toda parte do Brasil foram inspirações para os jovens que fizeram a Oficina de Foto-Poesia durante Pré-Flin, ministrada por Maiara Nascimento e Camila Souza, do Coletivo Cutucar, do subúrbio de Salvador. Realizada na última sexta-feira (18), na Biblioteca De Ítalo, em Cajazeiras 5, a atividade recebeu alunos do ensino fundamental e médio para aprender técnicas básicas de fotografia digital e criar livremente a partir uso de câmeras de celular.

 

Os estudantes tiveram contato com uma diversidade de imagens para escolher uma que melhor lhes descrevessem, com fragmentos de poemas no verso, partilhados com o grupo. O intuito era levar referências para a execução de trabalhos autorais para exposição na Arena do Leia e Passe Adiante, durante o Festival Literário Nacional (Flin).

 

A jovem Adriane Silva, de 18 anos, escolheu uma foto de um pôr-do-sol em uma praia de Salvador, por lembrar a região de Salinas, onde cresceu. Ela também compartilhou um pouco da sua experiência com a escrita autoral e em recitais de poesias de Cajazeiras. Na ocasião, recitou um poema de Mel Duarte, escritora que estará no Flin em novembro.

 

Segundo Maiara Nascimento, uma das idealizadoras do projeto, a proposta deste trabalho é integrar saberes técnicos de fotografia e audiovisual com escritas criativas sobre identidade e território.

 

“A gente quer mostrar que é possível ter um olhar diferente sobre o nosso próprio lugar de origem. Eles têm feito esse exercício, tendo contato com as pessoas do bairro, registrando o entorno da escola que estudam e da biblioteca com um olhar diferente do cotidiano e daquele que é representado pela mídia sobre a periferia”.

 

Pré-Flin – As oficinas seguem acontecendo até o início de novembro, com diversas atividades junto à comunidade local. Em outubro, ocorrem bate-papos e atividades educativas com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de foto-poesia e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na História do Brasil para jovens pré-vestibulandos.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos – projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

 

MAIS INFORMAÇÕES:

www.instagram.com/flinoficial

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement