Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Parceria entre Smed e SMS leva vacinação contra HPV à Escolab do Subúrbio

Published

on

A Escola Laboratório (Escolab) do Subúrbio 360 recebeu, nesta segunda-feira (6), uma mobilização para vacinar crianças e jovens de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano (HPV). Além da aplicação do medicamento, a garotada pôde aprender sobre os sintomas e prevenção da doença através de uma linguagem lúdica e didática que envolveu dramatização, palestra e até apresentações com coral e flautas.

O evento, denominado de #partiuvacina, foi fruto de uma integração entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed). Além da vacina do HPV, foram oferecidas aplicações de imunobiológicos contra tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba), difteria, tétano, febre amarela e influenza.

A meta foi imunizar 260 estudantes da própria Escolab, que cursam o Ensino Fundamental II. Só passaram pelo procedimento os alunos que estavam com calendário vacinal desatualizado. Era necessário apresentação dos cartões de vacina e do SUS, além de um termo de autorização assinado pelos pais ou responsável.

A sala de vacina foi montada em um dos camarins da Escolab, que contou com profissionais de saúde que atuam no Distrito Sanitário do Subúrbio. “A Secretaria Municipal de Saúde está indo atrás do seu público-alvo, ao invés de só esperar as pessoas irem até o posto para se vacinar. A ideia dessa integração é melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o titular da SMS, Luiz Antônio Galvão.

Para o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, a parceria proporciona um ambiente escolar mais completo. “Não é só a conscientização de todo o processo pedagógico, conhecimento  construtivo, mas também tem que ter essa parte educacional de saúde. Com certeza, os alunos serão multiplicadores desse conhecimento para os pais”, disse.

Durante a programação do #partiuvacina, a médica pediatra Sandra Plessim falou de forma simples e objetiva o que é o HPV, aproveitando para responder dúvidas dos alunos. “É uma doença silenciosa que muitas vezes aparece como uma verruguinha na pele”, explicou. Ela aproveitou para falar da importância da vacina, formas de contágio, entre outros assuntos relacionados à doença.

O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres do mundo. Aproximadamente 16 mil crianças são diagnosticadas com câncer de colo do útero anualmente no Brasil. Por ser altamente contagioso, o papilomavírus pode ser contraído após uma única exposição, e a forma de contágio varia: vai desde o contato direto com pele ou mucosa infectada, até via sexual ou transmissão durante o parto.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Policiais militares resgatam bebê recém-nascido abandonado, em Lauro de Freitas

Published

on

Um recém-nascido abandonado foi resgatado, neste último domingo (17/2), por uma equipe da 81ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Itinga). O bebê foi achado após denúncia de populares, na região da rotatória de Vida Nova, em Lauro de Freitas.

De acordo com o titular do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, coronel PM Alfredo José Souza Nascimento, o menino estava vestido com fralda descartável e enrolado em uma mantinha. Levado para o Hospital Geral Menandro de Farias, Estrada do Cocô, onde recebeu atendimento especializado, ele passa bem. O oficial revelou que não há informações sobre os pais da criança.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Moradores do Lot. Santo Antonio em Cajazeiras 11 sofrem com a falta de água

Published

on

Moradores do do Loteamento Santo Antonio em Cajazeiras 11,  estão enfrentando um grande problema em pleno verão, sem as torneiras estão secas e as caixas d’água vazias, esta é a realidade no bairro há pelo menos 5 dias.

Segundo informações de alguns moradores, em algumas localidades a água começa a cair sempre no inicio da madrugada, mais mesmo assim não é suficiente para encher os reservatórios que geralmente ficam em cima das residencias. A situação esta gerando transtorno à comunidade que não sabe o que fazer para reverter a situação.

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Irmãos mortos dentro de casa em Alto de Coutos

Published

on

Dois irmãos foram assassinados na madrugada deste domingo (17/02), no bairro de Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O duplo homicídio ocorreu por volta de 1h, dentro da residência em que as vítimas moravam, na 3ª Travessa.

De acordo informações, um grupo fortemente armado invadiu a casa e executou Rafael e Adriano dos Santos, de 30 e 35 anos, respectivamente, com vários tiros. Eles morreram no local. A motivação e autoria são desconhecidas. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa investiga o caso.

 

informações Informe Baiano
Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região