Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Parceria entre Smed e SMS leva vacinação contra HPV à Escolab do Subúrbio

Published

on

A Escola Laboratório (Escolab) do Subúrbio 360 recebeu, nesta segunda-feira (6), uma mobilização para vacinar crianças e jovens de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano (HPV). Além da aplicação do medicamento, a garotada pôde aprender sobre os sintomas e prevenção da doença através de uma linguagem lúdica e didática que envolveu dramatização, palestra e até apresentações com coral e flautas.

O evento, denominado de #partiuvacina, foi fruto de uma integração entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed). Além da vacina do HPV, foram oferecidas aplicações de imunobiológicos contra tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba), difteria, tétano, febre amarela e influenza.

A meta foi imunizar 260 estudantes da própria Escolab, que cursam o Ensino Fundamental II. Só passaram pelo procedimento os alunos que estavam com calendário vacinal desatualizado. Era necessário apresentação dos cartões de vacina e do SUS, além de um termo de autorização assinado pelos pais ou responsável.

A sala de vacina foi montada em um dos camarins da Escolab, que contou com profissionais de saúde que atuam no Distrito Sanitário do Subúrbio. “A Secretaria Municipal de Saúde está indo atrás do seu público-alvo, ao invés de só esperar as pessoas irem até o posto para se vacinar. A ideia dessa integração é melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o titular da SMS, Luiz Antônio Galvão.

Para o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, a parceria proporciona um ambiente escolar mais completo. “Não é só a conscientização de todo o processo pedagógico, conhecimento  construtivo, mas também tem que ter essa parte educacional de saúde. Com certeza, os alunos serão multiplicadores desse conhecimento para os pais”, disse.

Durante a programação do #partiuvacina, a médica pediatra Sandra Plessim falou de forma simples e objetiva o que é o HPV, aproveitando para responder dúvidas dos alunos. “É uma doença silenciosa que muitas vezes aparece como uma verruguinha na pele”, explicou. Ela aproveitou para falar da importância da vacina, formas de contágio, entre outros assuntos relacionados à doença.

O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres do mundo. Aproximadamente 16 mil crianças são diagnosticadas com câncer de colo do útero anualmente no Brasil. Por ser altamente contagioso, o papilomavírus pode ser contraído após uma única exposição, e a forma de contágio varia: vai desde o contato direto com pele ou mucosa infectada, até via sexual ou transmissão durante o parto.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital Municipal de Salvador intensifica oferta de mamografias

Published

on

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atividades de prevenção ao câncer de mama que foram intensificadas desde o início do mês. Neste ano, a SMS disponibilizou 65 mil vagas para o procedimento, no entanto, apenas 25 mil foram preenchidas. O mutirão segue até o dia 15 de novembro de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS.

Programação
 – Com o objetivo de realizar mais de 10 mil mamografias somente em Outubro, todas as 126 unidades básicas da rede e os Multicentros Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade promoverão, nas quartas-feiras do mês, o “Dia D da Mulher”, sempre das 8h às 17h. Nessas ações, acontecerão mutirões de agendamentos de mamografia para a faixa etária risco (50 a 69 anos), exames preventivos e sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo.

Já entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido, das 8h às 20h, além de abrirem aos sábados, das 8h às 13h, exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal. O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro. No sábado (21), das 8h às 13h, haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema.

Exame na rede municipal – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Sebrae realiza de palestras gratuitas em Cajazeiras

Published

on

O Circuito Empresarial Sebrae chega a Cajazeiras no dia 26/10. Na ocasião, serão apresentadas palestras sobre a inovação e redes sociais para conquistar clientes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas por meio do site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br. Para mais informações, o Sebrae também disponibiliza o telefone: 0800 570 0800.

As vagas são limitadas e ofertadas em capacitações que acontecem nos bairros Ribeira, Pituba, Caminho das Árvores, Pau da Lima, Cabula, Barra, Periperi e Cajazeiras. O circuito começou na segunda-feira (15), no bairro de Itapuã. Há palestras também em cidades do interior da Bahia. Para saber quais, confira no site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br.

 

Vaja a programação em Cajazeiras:

Data: 26.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala de Cinema Cinesercla Cajazeiras
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

O evento se dividirá em dois momentos: primeiro, a palestra de um técnico do Sebrae, com o tema Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes. Depois, acontece a palestra principal sobre Vendas e Atendimento. Esta última será ministrada por Marcelo Ortega ou por William Caldas. Confira:

Programação Circuito Sebrae

Ribeira
Data: 16.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Quinta da Madragoa
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pituba
Data: 17.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Edifício Mundo Plaza
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pau da Lima
Data: 18.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Ki-Festa Salão de Eventos
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Cabula
Data: 23.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala do Cinema Cinépolis – Shopping Bela Vista
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Barra
Data: 24.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Associação Atlética
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Periperi
Data: 25.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Verde Esperança
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Cajazeiras

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Três detentos fogem da Colônia Lafayete Coutinho em Castelo Branco

Published

on

Tres homens conseguiram fugir da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, Os três eram presidiários integrantes da Ala B, a fuga aconteceu neste sábado (13) por volta das 16h40, os homens conseguiram escapar escalando a guarita 4. a policia segue investigando o caso.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região