Connect with us
   

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeita decreta situação de emergência em Lauro de Freitas

Foto:Edgard Copque

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, decretou Situação de Emergência no município por 90 dias, após reunião com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado – SUDEC, na tarde deste sábado. Dados da Defesa Civil local indicam que choveu 206 milímetros em 72 horas, concentrados principalmente nesta madrugada.

Em Portão, bairro mais atingido, o Climatempo informa que em seis horas, final da noite de sexta e madrugada de sábado, a região foi atingida por 127 milímetros. As fortes chuvas que começaram nesta sexta-feira (10) e continuaram no sábado (11) deixaram um rastro de destruição e transtornos em Lauro de Freitas.

No balanço da Defesa Civil já são mais de 370 pessoas desalojadas abrigadas em escolas e templos religiosos, cinco queda de árvore que interditaram vias importantes, como a Rua Gerino de Souza Filho e Avenida Luiz Tarquínio, no Centro, queda de muros, deslizamento de terra, alagamentos de vias e destelhamento de casas. Mais de 250 chamadas congestionaram os telefones da Defesa Civil. O órgão tem o apoio das centrais de videomonitoramento e do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que identificam alagamentos e situações de risco.

O transbordamento dos rios foi a principal causa da inundação das casas. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, além da concentração de chuva em um curto período de tempo, o temporal coincidiu com a maré alta. “A cidade está no nível do mar, quando chove e a maré represa as águas, os rios transbordam e geram todo esse transtorno para as populações próximas”, destaca.

Durante toda a madrugada, a prefeita, secretários e agentes da Defesa Civil percorreram os bairros mais atingidos para orientar as providências que deveriam ser tomadas. Em Portão, situação mais grave, 300 pessoas foram retiradas de suas casas às margens do Córrego dos Irmãos e abrigadas na Escola Cadetes Mirins. Colchões, lençóis, água e alimentos foram distribuídos aos abrigados.

Parte das famílias desalojadas já foram cadastradas para o programa do bolsa aluguel. “O município tem hoje mais de mil famílias no programa bolsa aluguel, pessoas que moravam em áreas de risco e foram retiradas nos últimos meses”, informa a prefeita, lembrando que isso evitou um número maior de desalojados.

RUAS INTERDITADAS

Na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), as águas do Rio Ipitanga cobriram a ponte impedindo o trânsito de veículos. A via foi interditada por agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) no sentido litoral. O fluxo de veículos foi desviado para ruas próximas gerando um grande engarrafamento. A Secretaria recomenda que os motoristas que vierem de Salvador sentido litoral utilizem a Via Metropolitana.

A SETTOP também está monitorando a Avenida Luiz Tarquínio, na primeira portaria de Vilas até a entrada da Priscila Dutra, e a Beira Rio,

Na Lagoa da Base várias ruas e casas foram inundadas. No local, a Secretaria de Infraestrutura, utilizou bombas de sucção e um caminhão de hidrojateamento para desentupir bueiros, e abriu valas para o escoamento das águas. Itinga e Caji também foram afetados com queda de árvores e de muro, e alagamento de vias. Nestes bairros a Defesa Civil distribuiu lonas para cobertura das áreas de risco.

No bairro do Caji e na rua do Jockei, no Centro,  o Corpo de Bombeiros fez o resgate de famílias ilhadas. Muitos moradores preferiram continuar no imóvel, mesmo com o alerta de risco. A prefeita Moema Gramacho fez um apelo para todos deixem as áreas que ofereçam algum tipo de risco.

OBRAS DE PREVENÇÃO

Desde o início desta gestão, foram executadas ações de prevenção como o desvio do Canal dos Irmãos, na Rua Jackson Costa (entrada de Vilas do Atlântico), alargamento do Canal do Horto e construção de contenção de encostas. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e de Serviços Públicos mantêm ações constantes de desobstrução de rios, córregos e bueiros.

O maior investimento, que vai beneficiar as áreas mais centrais, está sendo feito no Projeto de Macrodrenagem do Rio Ipitanga, executado pelo Governo do Estado, que prevê a construção de grandes reservatórios na capital e Lauro de Freitas, para receber as águas em época de muita chuva.

EMERGÊNCIA

Em situação de emergências, a população deve ligar para 3379-4843 / 3288-8628 ou 199.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Fornecimento de Água em Cajazeiras e região está sendo retomado de forma gradativa; Diz Embasa

Após o rompimento de uma Adutora na Via Regional, a Embasa informa que as obras de reparação foram concluídas na madrugada de hoje (18), o conserto em trecho de adutora que rompeu por acidente durante a movimentação de máquinas de uma obra na Via Regional.

O abastecimento está sendo retomado de forma gradativa nas áreas afetadas pela interrupção do fornecimento de água para o serviço de manutenção emergencial. A estimativa é  que o abastecimento esteja completamente regularizado nessas áreas nas próximas 24 horas.

As áreas afetadas são: Cajazeriras VIII, Cajazeriras X (setor 3), Lot. Jaguaripe I, Jaguaripe 2, Jardim Mangabeira, Fazenda Grande II,III e IV, Boca da Mata, Estrada do Coqueiro Grande, Alphaville II, Jardim Esperança, Lot. Marotinho, Sete de Abril, Estrada Velha do Aeroporto, Nova Brasília, São Marcos, São Rafael, Vale dos Lagos, Canabrava, parte do Trobogy, Colinas de Pituaçu, Recanto das Ilhas.

Rompimento de adutora na Via Regional deixa Cajazeiras e região sem Água

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Atleta e Morador de Cajazeiras, Douglas é o novo Campeão Baiano de Boxe

Depois de participar do Campeonato Baiano de Boxe Olímpico, Douglas Cardoso de 19 anos, morador da Fazenda Grande 2 se tornou o novo Campeão Baiano de Boxe na Categoria Estreante até 91kg. A competição aconteceu no mês de maio na Academia Syber Teem no Largo do Tamarineiro com a participação de vários atletas de Salvador do Interior do Estado.

Douglas faz parte do Projeto do Centro de Treinamento Anderson Reis, que teve início no ano de 2014 com o nome de Projeto Boxe Olímpico Cajazeiras.  Preocupado com o futuro dos jovens e adolescentes em Cajazeiras, o Professor e Pastor Anderson Reis iniciou o Projeto na quadra da Igreja Católica na Faz. Grande I, passando depois a dar aulas ao lado da PRONAICA e no Campo de Futebol.

Com mais de 90 atletas divididos entre Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos o Centro de Treinamento Anderson Reis está filiado à Federação Baiana de Boxe, com apoio de Jilson Santana atual Presidente da Federação.

Já com sede provisória em Cajazeiras 11 onde o projeto já atua a oito meses, as aulas de boxe acontecem em dias alternados, sempre com a supervisão do Professor Anderson Reis.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ginásio de Cajazeiras receberá Jogos Universitários Brasileiros (JUBs),

O Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2019 serão realizados no estado baiano, foi instalado oficialmente durante cerimônia na Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). A competição ocorrerá de 20 a 27 de outubro e deve atrair mais de três mil esportistas de todo o Brasil.
A execução dos JUBs está sob responsabilidade da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).
O titular da Setre, Davidson Magalhães, lembra que “o evento, que está retornando para a Bahia depois de 50 anos, é uma competição que fortalece o calendário das atividades esportivas no território baiano e ressalta o fato de o Governo do Estado ter uma política pública para o esporte baiano. Além disso, os JUBs serão um momento de atração de turistas, já que está prevista a chegada de quatro mil pessoas, entre atletas e espectadores”.
Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o Comitê Organizador “envolve a participação de várias universidades e faculdades, da comunidade estudantil, gestores estaduais e entidades da sociedade civil. Tudo isso para garantir uma excelente edição do JUBs, em espaços como o Ginásio de Cajazeiras, nas faculdades 2 de Julho e Social da Bahia, Ufba, Uneb, Uefs e outras instituições de municípios que estão se envolvendo no processo, com o intuito de garantir a presença de todo o estado”.
O Comitê vai criar as condições necessárias para a organização operacional do JUBs 2019, gerenciando recursos, a logística e o fornecimento de informações para todos os envolvidos. Um dos membros do grupo, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba, Cássia Maciel, afirma que “a realização desse evento na Bahia é extremamente importante, já que o esporte é uma atividade de convivência, de saúde e da melhor expressão daquilo que ajuda a integrar os seres humanos”.
 
JUBs 2019
As competições serão divididas em 14 modalidades, desde natação, caratê, atletismo e vôlei até os jogos eletrônicos, disputados por jogadores de games como Fifa e League Of Legends. O presidente da Fube, Simon Vasconcelos, destaca a “integração entre a Federação e o governo estadual, como elemento determinante para a atração do evento novamente para a Bahia. Essa união deve fazer da edição 2019 do JUBs um sucesso”.
Os Jogos Universitários Brasileiros visam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior do país e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. É um meio também de possibilitar a identificação de talentos desportivos para o cenário esportivo nacional e internacional.
Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região