Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeita decreta situação de emergência em Lauro de Freitas

Foto:Edgard Copque

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, decretou Situação de Emergência no município por 90 dias, após reunião com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado – SUDEC, na tarde deste sábado. Dados da Defesa Civil local indicam que choveu 206 milímetros em 72 horas, concentrados principalmente nesta madrugada.

Em Portão, bairro mais atingido, o Climatempo informa que em seis horas, final da noite de sexta e madrugada de sábado, a região foi atingida por 127 milímetros. As fortes chuvas que começaram nesta sexta-feira (10) e continuaram no sábado (11) deixaram um rastro de destruição e transtornos em Lauro de Freitas.

No balanço da Defesa Civil já são mais de 370 pessoas desalojadas abrigadas em escolas e templos religiosos, cinco queda de árvore que interditaram vias importantes, como a Rua Gerino de Souza Filho e Avenida Luiz Tarquínio, no Centro, queda de muros, deslizamento de terra, alagamentos de vias e destelhamento de casas. Mais de 250 chamadas congestionaram os telefones da Defesa Civil. O órgão tem o apoio das centrais de videomonitoramento e do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que identificam alagamentos e situações de risco.

O transbordamento dos rios foi a principal causa da inundação das casas. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, além da concentração de chuva em um curto período de tempo, o temporal coincidiu com a maré alta. “A cidade está no nível do mar, quando chove e a maré represa as águas, os rios transbordam e geram todo esse transtorno para as populações próximas”, destaca.

Durante toda a madrugada, a prefeita, secretários e agentes da Defesa Civil percorreram os bairros mais atingidos para orientar as providências que deveriam ser tomadas. Em Portão, situação mais grave, 300 pessoas foram retiradas de suas casas às margens do Córrego dos Irmãos e abrigadas na Escola Cadetes Mirins. Colchões, lençóis, água e alimentos foram distribuídos aos abrigados.

Parte das famílias desalojadas já foram cadastradas para o programa do bolsa aluguel. “O município tem hoje mais de mil famílias no programa bolsa aluguel, pessoas que moravam em áreas de risco e foram retiradas nos últimos meses”, informa a prefeita, lembrando que isso evitou um número maior de desalojados.

RUAS INTERDITADAS

Na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), as águas do Rio Ipitanga cobriram a ponte impedindo o trânsito de veículos. A via foi interditada por agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) no sentido litoral. O fluxo de veículos foi desviado para ruas próximas gerando um grande engarrafamento. A Secretaria recomenda que os motoristas que vierem de Salvador sentido litoral utilizem a Via Metropolitana.

A SETTOP também está monitorando a Avenida Luiz Tarquínio, na primeira portaria de Vilas até a entrada da Priscila Dutra, e a Beira Rio,

Na Lagoa da Base várias ruas e casas foram inundadas. No local, a Secretaria de Infraestrutura, utilizou bombas de sucção e um caminhão de hidrojateamento para desentupir bueiros, e abriu valas para o escoamento das águas. Itinga e Caji também foram afetados com queda de árvores e de muro, e alagamento de vias. Nestes bairros a Defesa Civil distribuiu lonas para cobertura das áreas de risco.

No bairro do Caji e na rua do Jockei, no Centro,  o Corpo de Bombeiros fez o resgate de famílias ilhadas. Muitos moradores preferiram continuar no imóvel, mesmo com o alerta de risco. A prefeita Moema Gramacho fez um apelo para todos deixem as áreas que ofereçam algum tipo de risco.

OBRAS DE PREVENÇÃO

Desde o início desta gestão, foram executadas ações de prevenção como o desvio do Canal dos Irmãos, na Rua Jackson Costa (entrada de Vilas do Atlântico), alargamento do Canal do Horto e construção de contenção de encostas. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e de Serviços Públicos mantêm ações constantes de desobstrução de rios, córregos e bueiros.

O maior investimento, que vai beneficiar as áreas mais centrais, está sendo feito no Projeto de Macrodrenagem do Rio Ipitanga, executado pelo Governo do Estado, que prevê a construção de grandes reservatórios na capital e Lauro de Freitas, para receber as águas em época de muita chuva.

EMERGÊNCIA

Em situação de emergências, a população deve ligar para 3379-4843 / 3288-8628 ou 199.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Fala Cajazeiras lança Aplicativo voltado para o Comércio de Cajazeiras e região

Foi lançado em Cajazeiras o primeiro Aplicativo voltado exclusivamente para o Comércio da região. A nova ferramenta desenvolvida pelo portal de notícias Fala Cajazeiras que já está disponível na Playstore, vai facilitar e agilizar o acesso a informações sobre promoções e ofertas oferecidas pelos lojistas não só de Cajazeiras mais bem como de toda região.

O Novo App “Ache AQUI Cajazeiras” chega com o objetivo principal de movimentar a economia local e fortalecer o relacionamento entre o comércio e o consumidor.

A intenção do novo aplicativo “Ache AQUI Cajazeiras”,  é promover de forma fácil e objetiva através de uma interface simples e intuitiva a busca rápida de produtos e serviços, para quem antes passava horas pelas ruas do bairro buscando a melhor oferta agora tudo fica mais fácil, basta baixar o App “Ache AQUI Cajazeiras” e encontrar tudo em um único lugar.

Lançado no dia 16 de julho, o App já está disponível para download na Playstore, basta buscar por; Ache AQUI Cajazeiras e instalar no seu Smartphone. Em breve o novo App também estará disponível para IOS.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Corpo é encontrado dentro de lixeira em Simões Filho

Um corpo foi encontrado dentro de uma lixeira na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, neste domingo (21).

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava na Avenida Elmo Cerejo, na localidade de Ponto Parada, e foi encontrada por populares, que acionaram a PM, por volta das 10h. Uma equipe da 22ª CIPM foi até o local e constatou o fato.

Ainda não há identificação da vítima. Ainda conforme a PM, a área foi isolada e o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc) acionado para remoção do corpo e realização de perícia. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

informações do G1

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Festival Coletivo do Pelc acontece neste sábado (20), no Ginásio de Cajazeiras

Coordenadores, agentes sociais e alunos do Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc/BA) de 24 núcleos que atuam em Salvador, Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Lauro de Freitas participarão do Festival Coletivo neste sábado (20), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 14h.
A ideia do festival é oferecer gratuitamente, durante toda a tarde, atividades de esporte e lazer com os alunos e também ter a participação de moradores da comunidade de Cajazeiras. Na Bahia, o Pelc é executado pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio financeiro do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte.
O programa Pelc está presente em 78 municípios do estado, dividido em 100 núcleos e beneficiando 35 mil pessoas com atividades gratuitas, há quase dois anos, de música, coral, teatro, artes, filmes/fotografia, capoeira, leitura infantil, recreação, caminhada, ginástica, dança, voleibol, handebol, futvôlei, basquete, futebol campo, futsal, karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem.
Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região