Connect with us
   

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura e Caixa firmam acordo para retomar construção de moradias em Tubarão

Doze anos após a contração de recursos, obras paralisadas em 2010 e diversos obstáculos depois, que resultaram no abandono do local, 236 famílias deverão, em pouco mais de um ano, realizar o sonho de receber uma unidade habitacional do Empreendimento Vila Solidária Mar Azul, em Tubarão, no Subúrbio Ferroviário. Um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) foi assinado pela Prefeitura e Caixa nesta quarta-feira (15), no Palácio Thomé de Souza, no Centro, que vai possibilitar o investimento municipal de R$1,5 milhão para ações de infraestrutura no conjunto.

O documento foi assinado pelo prefeito em exercício, Bruno Reis, e pelo superintendente regional da Caixa, Kléber Paz, na presença de demais secretários e gestores municipais, vereadores e representantes dos beneficiários do conjunto habitacional. Os recursos municipais serão destinados à pavimentação, ligação de água e energia, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e iluminação.

“Incomodava bastante passar por Tubarão e ver o empreendimento em ruínas. Muitas pessoas já haviam perdido a esperança de retomada dessa obra, situada em um dos locais mais bonitos de Salvador. Esta parceria com a Caixa dá uma solução definitiva para o problema”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito em exercício ainda complementou que, além de toda a qualidade a ser aplicada na construção das unidades, já foi construída nas imediações a Unidade de Saúde da Família (USF) de Tubarão. A praça, a quadra e o centro comunitário também serão requalificados e já está em fase de identificação de terreno para construção de uma creche no local.

O Vila Solidária Mar Azul será o primeira obra oriunda de crédito solidário no Brasil e terá, no total, R$18 milhões – com restante dos recursos federais – para dar continuidade à construção das moradias. A conclusão da obra está prevista para ocorrer em 15 meses. “Vai ser uma felicidade gigante entregar essas casas dada a dificuldade deste empreendimento, da história de invasões e tentativas de retomada. Agora, finalmente, o aporte suficiente está sendo feito para a conclusão da obra e posterior entrega das chaves”, disse o superintendente Kléber Paz.

Em nome dos futuros beneficiários, a representante da União Nacional de Moradia Popular, Marli Carrara, relembrou toda a luta pela realização do conjunto e se mostrou extremamente agradecida pela iniciativa. “Deus seja louvado por esse empreendimento que a gente não desistiu. Essas famílias têm direito, estão na fila, viram surgir o Minha Casa, Minha Vida e não puderam ser inseridas, por já ter um contrato assinado com a Caixa. Agora é olhar para frente e ver o empreendimento pronto, que vai dar uma honra a muitos que se juntaram para tornar isso realidade”, pontuou.

História – O projeto do Empreendimento Vila Solidária Mar Azul, localizado na Rua Eduardo Dotto, em Tubarão, é composto por dois módulos, sendo um de 206 unidades e outro de 30 unidades habitacionais. Foi contratado em 2007 no âmbito do Programa Crédito Solidário da Caixa, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), e tendo a Associação Comunitária dos Moradores da Gameleira e Adjacências como entidade organizadora. O terreno era municipal e foi doado à entidade através da Lei 6.995/2006.

A primeira invasão do local ocorreu em 2006, tendo a associação entrado com reintegração de posse. Após serem iniciadas, as obras tiveram que ser paralisadas por questões burocráticas e por nova invasão do conjunto. Desde então, os beneficiários já contratados foram impedidos de receberem qualquer outro tipo de unidade habitacional ofertada pelo governo federal, como os do programa Minha Casa, Minha Vida.

Em 2017, foi publicada a Resolução 216, que regulamenta a retomada, legalização e conclusão de empreendimentos financiados pelo Programa Crédito Solidário, através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDSA). Com isso, foram retomados os procedimentos para a continuidade do contrato, tendo sido selecionada a Construtora Kazza para reiniciar a obra.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Fornecimento de Água em Cajazeiras e região está sendo retomado de forma gradativa; Diz Embasa

Após o rompimento de uma Adutora na Via Regional, a Embasa informa que as obras de reparação foram concluídas na madrugada de hoje (18), o conserto em trecho de adutora que rompeu por acidente durante a movimentação de máquinas de uma obra na Via Regional.

O abastecimento está sendo retomado de forma gradativa nas áreas afetadas pela interrupção do fornecimento de água para o serviço de manutenção emergencial. A estimativa é  que o abastecimento esteja completamente regularizado nessas áreas nas próximas 24 horas.

As áreas afetadas são: Cajazeriras VIII, Cajazeriras X (setor 3), Lot. Jaguaripe I, Jaguaripe 2, Jardim Mangabeira, Fazenda Grande II,III e IV, Boca da Mata, Estrada do Coqueiro Grande, Alphaville II, Jardim Esperança, Lot. Marotinho, Sete de Abril, Estrada Velha do Aeroporto, Nova Brasília, São Marcos, São Rafael, Vale dos Lagos, Canabrava, parte do Trobogy, Colinas de Pituaçu, Recanto das Ilhas.

Rompimento de adutora na Via Regional deixa Cajazeiras e região sem Água

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Atleta e Morador de Cajazeiras, Douglas é o novo Campeão Baiano de Boxe

Depois de participar do Campeonato Baiano de Boxe Olímpico, Douglas Cardoso de 19 anos, morador da Fazenda Grande 2 se tornou o novo Campeão Baiano de Boxe na Categoria Estreante até 91kg. A competição aconteceu no mês de maio na Academia Syber Teem no Largo do Tamarineiro com a participação de vários atletas de Salvador do Interior do Estado.

Douglas faz parte do Projeto do Centro de Treinamento Anderson Reis, que teve início no ano de 2014 com o nome de Projeto Boxe Olímpico Cajazeiras.  Preocupado com o futuro dos jovens e adolescentes em Cajazeiras, o Professor e Pastor Anderson Reis iniciou o Projeto na quadra da Igreja Católica na Faz. Grande I, passando depois a dar aulas ao lado da PRONAICA e no Campo de Futebol.

Com mais de 90 atletas divididos entre Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos o Centro de Treinamento Anderson Reis está filiado à Federação Baiana de Boxe, com apoio de Jilson Santana atual Presidente da Federação.

Já com sede provisória em Cajazeiras 11 onde o projeto já atua a oito meses, as aulas de boxe acontecem em dias alternados, sempre com a supervisão do Professor Anderson Reis.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ginásio de Cajazeiras receberá Jogos Universitários Brasileiros (JUBs),

O Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2019 serão realizados no estado baiano, foi instalado oficialmente durante cerimônia na Sala de Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16). A competição ocorrerá de 20 a 27 de outubro e deve atrair mais de três mil esportistas de todo o Brasil.
A execução dos JUBs está sob responsabilidade da Federação Universitária Baiana de Esporte (Fube), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb).
O titular da Setre, Davidson Magalhães, lembra que “o evento, que está retornando para a Bahia depois de 50 anos, é uma competição que fortalece o calendário das atividades esportivas no território baiano e ressalta o fato de o Governo do Estado ter uma política pública para o esporte baiano. Além disso, os JUBs serão um momento de atração de turistas, já que está prevista a chegada de quatro mil pessoas, entre atletas e espectadores”.
Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o Comitê Organizador “envolve a participação de várias universidades e faculdades, da comunidade estudantil, gestores estaduais e entidades da sociedade civil. Tudo isso para garantir uma excelente edição do JUBs, em espaços como o Ginásio de Cajazeiras, nas faculdades 2 de Julho e Social da Bahia, Ufba, Uneb, Uefs e outras instituições de municípios que estão se envolvendo no processo, com o intuito de garantir a presença de todo o estado”.
O Comitê vai criar as condições necessárias para a organização operacional do JUBs 2019, gerenciando recursos, a logística e o fornecimento de informações para todos os envolvidos. Um dos membros do grupo, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Ufba, Cássia Maciel, afirma que “a realização desse evento na Bahia é extremamente importante, já que o esporte é uma atividade de convivência, de saúde e da melhor expressão daquilo que ajuda a integrar os seres humanos”.
 
JUBs 2019
As competições serão divididas em 14 modalidades, desde natação, caratê, atletismo e vôlei até os jogos eletrônicos, disputados por jogadores de games como Fifa e League Of Legends. O presidente da Fube, Simon Vasconcelos, destaca a “integração entre a Federação e o governo estadual, como elemento determinante para a atração do evento novamente para a Bahia. Essa união deve fazer da edição 2019 do JUBs um sucesso”.
Os Jogos Universitários Brasileiros visam aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior do país e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. É um meio também de possibilitar a identificação de talentos desportivos para o cenário esportivo nacional e internacional.
Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região