Conecte-se conosco

FALA MUNICÍPIOS

Professora da rede municipal de Lauro de Freitas vence prêmio nacional

Publicado a

em

Foto: Gui Rampazo / Instituto Arte na Escola

A professora Ana Angélica de Almeida Silva Berenguer, da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas, venceu em primeiro lugar o prêmio nacional Arte na Escola Cidadã, com o projeto Raízes Africanas na Educação Infantil, desenvolvido na Creche Espaço Kids.

Além de figurar no topo da lista de 1.016 projetos selecionados em todo o país, Berenguer recebeu do Instituto Arte na Escola uma premiação em dinheiro, foi certificada junto com a creche e o projeto dela é tema de um documentário produzido pela organização.

Berenguer conta que o projeto foi executado de agosto até dezembro de 2019, ano em que foi elaborado, com o objetivo de elevar a autoestima das crianças negras já na educação infantil, com base na Lei 10.639, que determina o ensino da cultura e história afro-brasileiras.

“É importante a questão da representatividade afrocentrada na educação infantil, para sairmos desse direcionamento eurocêntrico”, observa. “Por isso, trabalhamos a valorização da estética negra para eles se verem nos personagens dos livros infantis, nos filmes,”, detalha.

Pedagoga, Berenguer informa que o projeto ainda incluiu, durante seis meses, a formação dos professores na unidade, que tem 148 crianças de 1 a 3 anos. “Para que esse aprendizado fosse multiplicado para as crianças. Esse ano, estamos fazendo uma atualização do projeto”, disse.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement