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Protesto: Comerciantes de Águas Claras fecham parte da BR-324

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Um protesto aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), onde moradores do bairro de Águas Claras fecharam parte da BR-324.

Segundo informações, comerciantes que atuam no bairro de Águas Claras realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (31), na BR 324 contra o fechamento do comércio na região, por conta das medidas restritivas implantadas pela Prefeitura de Salvador para evitar a proliferação do Covid-19

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação ocorreu nos dois sentidos da rodovia da BR 324 no km 617, as pistas foram liberadas por volta das 8h50.

Segundo concessionária que administra a rodovia, o protesto causou cerca de 4 km de congestionamento para quem seguia no sentido Feira de Santana, e de 6 km para quem trafegava em direção a Salvador.

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Estudantes da rede estadual recebem a 4ª Parcela do vale-alimentação estudantil

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Foto: Claudionor Jr/Secretaria da Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão realizando compras com a quarta parcela do vale-alimentação, cujo crédito, no valor de R$ 55 por estudante, foi liberado nesta segunda-feira (26). Nesta nova parcela, assim como nas três anteriores, foram destinados mais R$ 44 milhões, totalizando um investimento de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do benefício. “Mesmo em um momento de perda de arrecadação no Estado, o Governo da Bahia destina mais R$ 44 milhões para o auxílio vale-alimentação, visando a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual: aproximadamente 800 mil. Além disto, a iniciativa contribui para movimentar a economia, em todos os 417 municípios baianos, distritos e povoados”.

Para o acesso ao benefício, o estudante deve usar o mesmo cartão utilizado anteriormente, com a bandeira Alelo. As compras podem ser realizadas em mais de 18 mil estabelecimentos. O recurso é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.

A dona de casa Tatiana Silvestre Lima, 37 anos, mãe do estudante Henrico Augusto Silvestre, 14, que possui deficiência auditiva e cursa o 6º ano, no Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, foi cedo com o filho, na unidade da Cesta do Povo do bairro Ogunjá, para fazer as compras de alimentos. “Gostei muito da iniciativa do governo em nos beneficiar com mais uma parcela do vale-alimentação. Este valor de R$ 55 vai ajudar muito nas despesas de casa”, disse.

Quem também já garantiu a compra foi a estudante Ana Clara de Jesus, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, em Salvador. “Moro sozinha com a minha mãe, que é aposentada, e este benefício ajuda muito nas despesas, pois priorizo alimentos como feijão, arroz, café, açúcar e macarrão, entre outros, que servem para nós duas”, disse, após utilizar o vale-alimentação na Cesta do Povo do Ogunjá.

Orientações

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado apenas um membro da família, seguindo todas as normas de segurança, como o uso de máscaras de proteção individual, em função da pandemia pelo novo Coronavírus. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a escola onde está matriculado. A secretaria também disponibiliza os canais da Ouvidoria pelo 0800 284 0011, pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou pelo Fale com a Ouvidoria, disponível no Portal da Educação.

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Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

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Foto: Débora Fernandes/Saeb

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender por meio de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

“Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

Atendimento

Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, distante mais de 1,6 mil quilômetros de Salvador, a dona de casa teve sua solicitação acolhida apesar de residir em outro estado do país, através de chamada de vídeo. “Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa”, ressalta Durcilene.

O atendimento por videochamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada. É necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento.

O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, afirma a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

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Obras que vão levar o Metrô até Águas Claras seguem em ritmo intenso

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As obras do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador seguem em ritmo intenso e foram vistoriadas pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (26). A intervenção, que vai levar o modal a Águas Claras e ainda garantir duas novas estações e mais 4,66 quilômetros de extensão ao sistema metroviário, está orçada em R$ 424,6 milhões e tem previsão de conclusão para junho de 2022.

“São praticamente mais cinco quilômetros de extensão de metrô. Teremos a estação que vai atender essa região conhecida como região da Brasilgás, integrando também o acesso para Pirajá, um terminal de ônibus para facilitar o embarque das pessoas, e a nova estação rodoviária, cuja obra deve começar agora em novembro. Os três estarão no mesmo nível, com acessibilidade garantida. A intervenção está empregando um pouco mais de 600 pessoas”, destacou o governador.

Executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), as obras estão acontecendo entre os quilômetros 616 e 622 da BR-324. Além da estação de Águas Claras, que será integrada ao novo Terminal Rodoviário de Salvador, o governo estadual vai construir uma outra, em Campinas de Pirajá.

“Conseguimos resolver os principais gargalos e a obra deve seguir de maneira muito rápida daqui por diante. Essa intervenção deve coincidir com a conclusão da nova rodoviária, tornando o metrô um meio importante de se chegar a essa região”, explicou o titular da Sedur, Nelson Pelegrino.

Atualmente, a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema, opera duas linhas, com 33 quilômetros de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens, sendo cada um com quatro carros. O sistema, que emprega diretamente 1.500 colaboradores, transporta quase 400 mil passageiros por dia.

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