CAJAZEIRAS E REGIÃO
Ruas de Cajazeiras se enchem de axé na 10° Caminhada da Pedra de Xangô

Publicado a
6 anos atrásem

As ruas de Cajazeiras se enchem de axé, fé e devoção nesta manhã. A 10° Caminhada da Pedra de Xangô , o objetivo do evento é valorizar a Pedra de Xangô e somar as lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Material e Imaterial, integração humana e fortalecimento das heranças africanas. Além disso, é um momento de integração de religiosos de Matriz Africana de Cajazeiras engajados na guarda da ancestralidade, cultura e de desenvolvimento integrado e sustentável.
“Ali ficava o Quilombo do Tatu, quando os escravos viam fugidos dos capitães do mato, eles adentravam por essa fenda e do outro lado eles sumiam e os capitães do mato não tinham explicação a dar pelo sumiço destes escravos. E eles também não se ousavam a entrar”. Conta Baroci, do Ilê Axé Odé Ati Ya Rê.
Toda esta história envolve resistência. De acordo com a advogada, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maria Alice Silva, toda essa mobilização é no sentido de fomentar a construção do parque e de preservar o espaço. A dissertação pedra de xangô, um lugar sagrado afro-brasileiro na cidade de salvador que contribuiu para que a pedra fosse tombada como patrimônio.
Foto: Fala Cajazeiras
O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"
