Connect with us

SEGURANÇA

Salvador terá 900 novos espaços para sepultamento até dezembro

Published

on

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já construiu 440 novos espaços para sepultamentos em cemitérios municipais somente no primeiro semestre de 2018. Mais 216 gavetas foram entregues esta semana, no cemitério de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. A essas, somam-se 96 unidades construídas no cemitério de Itapuã e 128 no de Brotas. A meta da gestão municipal é garantir a entrega de 900 unidades em concreto até o fim deste ano, atingindo 1,5 mil gavetas até 2020.

Com a implantação das novas estruturas, Salvador amplia o número de vagas para sepultamento e, consequentemente, melhora o atendimento à população. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Marcus Passos, não havia qualquer tipo de investimento com recursos próprios nesse setor há, pelo menos, 30 anos.

“Desde o início da gestão, constatamos a necessidade de ampliar as vagas nos cemitérios municipais, uma vez que não havia qualquer tipo de investimento com recursos próprios há mais de três décadas. Com isso, quem ganha é a população de baixa renda, que mais necessita desse tipo de serviço”, destacou o titular da Semop.

Cremação – Além da disponibilidade de novas gavetas para sepultamento, o município também oferece à população de baixa renda o serviço de cremação, disponível todos os dias da semana. O processo ocorre em parceria com o cemitério Jardim da Saudade e tem capacidade para realizar até duas cremações diárias.

Para ter acesso à ação, tanto de sepultamento quanto de cremação, a família deve entrar em contato com a Central de Marcação para Sepultamento, através dos telefones (71) 3322-1037 ou 3266-2194. O serviço funciona todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. São oferecidas duas cremações gratuitas por dia, não cumulativas, no Cemitério Jardim da Saudade.

De janeiro até esta segunda-feira (11), foram realizadas 78 cremações por intermédio da Prefeitura. Em todo o ano de 2017, foram realizadas 259 cremações, sendo que em 2016, apenas 116, o que demonstra que muitas famílias ainda resistem em optar pelo procedimento.

Processo – A oferta de cremação pelo município acontece desde 2009, mediante assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A cremação é feita nos mesmos moldes do serviço pago: primeiro acontece uma cerimônia de 30 minutos e, em seguida, a entrega das cinzas em uma urna ecológica.

O processo pode ocorrer desde que haja manifestação, em vida, do falecido em documento público, lavrado em Cartório de Títulos e Documentos ou particular. Nessa última hipótese, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas.

Na falta da manifestação em vida, a cremação somente será possível com a apresentação da documentação legalmente exigida e com a autorização de parentes de grau direto, na sequência: cônjuge sobrevivente – seja ele (a) esposo (a) ou companheiro (a) legalmente reconhecido (a), pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade.

Os corpos serão cremados quando a morte for causada por problemas como Acidente Vascular Cerebral (AVC), parada cardíaca, insuficiência respiratória, AIDS, câncer, diabetes, senilidade, morte natural e similares, sempre com a guia de cremação. Quando a morte decorrer de acidente, homicídio ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, será atestada por um médico legista e a cremação dependerá de autorização judicial e liberação de autoridade policial. O falecido a ser cremado não deve ser portador de marca-passo, platina ou qualquer outra prótese de metal.

Declaração – Pelo procedimento, o parente do falecido deve comparecer à Coordenadoria de Serviços Diversos (CSD) da Semop, com o atestado de óbito assinado por dois médicos, guia de cremação e assinar uma declaração de pobreza. O documento serve para atestar que a família não tem condições financeiras de arcar com os custos do serviço. Depois disso, é entregue uma guia de liberação da Prefeitura para que seja feito o procedimento no Cemitério Jardim da Saudade.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

SEGURANÇA

Oito pessoas são feitas reféns durante tentativa de assalto em Camaçari

Published

on

Um homem identificado como Alexander Silva Goés foi preso, após fazer oito pessoas reféns em uma tentativa de assalto na noite de sexta-feira (12/10) em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os outros quatro suspeitos envolvidos conseguiram fugir.

As informações iniciais dão conta de que o objetivo era assaltar o cofre do posto de combustíveis Menor Preço de Barra do Jacuípe. Com a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, houve confronto e, na fuga, Alexander invadiu a loja de conveniências e fez oito pessoas reféns.

Com o início das negociações, Alexander pediu a presença da mãe para se entregar, o que ocorreu com o apoio da 3a CIPM, unidade que atende ao bairro de Cajazeiras, em Salvador, onde ela mora. Todas as vítimas foram liberadas, sem ferimentos.

Foram apreendidos, além de uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38, os materiais utilizados pelos grupo na tentativa do assalto, como furadeiras, lixadeira, chaves de fenda entre outras ferramentas.

Do Simões Filho Online

Faça um comentário
Continue Reading

SEGURANÇA

SSP-BA e PF apreendem 2,3 toneladas de maconha a caminho de Salvador

Published

on

Policiais militares da Bahia e policiais federais interceptaram uma carga de 2,3 mil quilos de maconha, avaliada em R$ 34,5 milhões, em Cândido Sales, Sudoeste do estado, na noite de terça-feira (9).

Essa é a segunda grande apreensão da droga em operações conjuntas da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e da Polícia Federal: na noite de segunda (8), 3 toneladas da erva, avaliadas em R$ 45 milhões, foram apreendidas em Feira de Santana, Centro Norte do estado.

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste participaram do flagrante, realizado após as equipes da PM e PF montarem um bloqueio na BR-116.

Por volta das 22h desta terça, o caminhão com placa BZN-4752, que aparentemente levava apenas bobinas de papel, foi abordado. Com ajuda do cão farejador Zeus, da raça Pastor Malinois, da Cipe Sudoeste, os pacotes com maconha prensada somando 1,8 tonelada foram encontrados.

Segundo a SSP-BA, o caminhoneiro, preso em flagrante, informou que pegou a droga no Paraná e que o destino final seria Salvador.

Mais drogas
Ainda em depoimento preliminar, ele contou aos policiais sobre um local, também em Cândido Sales, usado para armazenar entorpecentes. No galpão foram encontrados mais 440 kg de maconha e um veículo da marca Audi com mais 60 kg da mesma droga.

Um homem conseguiu fugir pelo matagal quando notou a chegada da polícia, mas uma mulher terminou capturada.
Joaquim Carlos de Souza (caminhoneiro), Marilene Pereira Porto Lima, presos em flagrantes, as 2,3 toneladas de maconha, o caminhão e o carro importado foram apresentados na base da PF, em Vitória da Conquista, também no Sudoeste.

“Desde 2011 implantamos a filosofia da integração entre as forças estaduais e federais. Nossas reduções de homicídios, roubos a banco e também o aumento nas apreensões passam por esse trabalho unido. Parabéns a Cipe Sudoeste e aos nossos irmãos da PF”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Faça um comentário
Continue Reading

SEGURANÇA

Polícia apreende fuzil de calibre ponto 50 e evita roubo de avião de valores

Published

on

Um operação integrada deflagrada, na madrugada desta quarta-feira (26), evitou o roubo de um avião que transportava valores e desmontou uma quadrilha que agia nos estados da Bahia e Pernambuco. Com seis criminosos foram apreendidos, até o momento, sete fuzis, entre eles um calibre 50.

Equipes da PM da Bahia (Cipe Caatinga), da polícia de pernambuco e da Polícia Federal acompanhavam a movimentação da organização criminosa. Sabendo do plano de roubar uma aeronave com valores, no Aeroporto da cidade de Salgueiro (PE), a operação foi deflagrada.

O grupo atirou nas guarnições e, no confronto, seis criminosos, não identificados, acabaram morrendo. Com a quadrilha os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições.

Diligências em busca de outros integrantes estão sendo realizadas na divisa entre a Bahia Pernambuco. “Mais uma demonstração da importância do trabalho integrado. Avançamos muito no combate ao roubo de banco e agora estamos fechando o cerco contra quadrilhas que agem contra transportadoras de valores”, destacou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

os policiais apreenderam um fuzil calibre 50, seis fuzis AK 47, carregadores e munições.

 

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região