Connect with us

ENTRETENIMENTO

Salvador terá reveillon transmitido nacionalmente, anuncia Neto

Published

on

ACM Neto anunciou nesta segunda-feira, 23, através de uma coletiva de imprensa, que o show da virada na capital baiana será transmitido na programação nacional das emissoras televisivas Globo e Bandeirantes, ambas de TV aberta, e na programação do Multishow, de TV fechada. Além da TV, os canais oficiais da prefeitura darão cobertura ao show. Neto chegou a falar sobre o alcance desses canais no ano passado: 10 milhões de acessos.

Ele divulgou que a live da festa de reveillon contará com a apresentação de Ivete Sangalo e Gusttavo Lima: “A ideia é que na hora da virada façam a contagem regressiva juntos. Os dois artistas mais comerciais do país. A gente vai oferecer o melhor conteúdo do Brasil”, afirmou Neto. O evento será patrocinado pela Coelba, pela Ambev e por um banco nacional, e irá de 22h até 2h, sendo assim, estão programados 4h de evento.

A queima de fogos também terá cobertura em toda a cidade e acontecerá de forma simultânea. Nesse ano, ela será feita em pontos estratégicos, que não serão divulgados por questões de segurança, para evitar aglomerações. O prefeito afirmou que não seria na Orla, mas que quem estivesse na Orla conseguiria acompanhar a queima. 

Faça um comentário

ENTRETENIMENTO

Fiéis acompanham passagem da imagem do Senhor do Bonfim; Veja as fotos

Published

on

Fotos: Betto Jr./Secom
O ano de 2021 entrará para a história como aquele em que a Lavagem do Bonfim, uma das festas religiosas mais importantes do país, teve a programação totalmente modificada, após mais de dois séculos de realização. A mudança foi necessária, diante do cenário de pandemia e do recente aumento da ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19 em Salvador.
Fotos: Betto Jr./Secom
A máxima da festa este ano, conforme salientou o prefeito Bruno Reis, é: “Quem tem fé fica em casa e acompanha tudo pela internet”. E assim ocorreu, sem aglomerações. Nas ruas do Centro Histórico, por onde a imagem passou, por volta das 9h, algumas pessoas vestidas de branco assistiram o cortejo solitário da imagem, que estava em um veículo aberto do Corpo de Bombeiros, com apoio Transalvador.

A imagem foi saudada por uma salva de palmas. Algumas baianas, figuras tradicionais da lavagem das escadarias da Basílica do Senhor do Bonfim (que este ano não ocorrerá), se emocionaram e pediram proteção. Uma delas foi Silvia Pitancourt, de 59 anos, que se emocionou e pediu proteção e saúde para o ano de 2021. “Essa passagem nos enche da certeza de um ano melhor. É uma forma de validarmos a nossa fé, pois é só ela que nos sustenta”, disse.

Fotos: Betto Jr./Secom
Toda a programação da manifestação religiosa está sendo transmitida ao vivo pela Web TV do Bonfim (canal do Youtube), por onde as celebrações, mensagens e atos religiosos podem ser acompanhados. Seguindo a programação religiosa, a imagem do Senhor do Bonfim saiu da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, às 8h, em um carro aberto, que seguiu para a Graça, depois retornou à Vitória, passou pela Avenida Sete de Setembro e chegou ao Terreiro de Jesus.

Após passar pelo Terreiro de Jesus, um ponto diferente do tradicional, a imagem seguiu sem aglomerações pela Rua Carlos Gomes em direção à Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) até a Basílica da Conceição da Praia, tradicional ponto de partida da lavagem todos os anos. De lá, no Comércio, o carro segue com a imagem pelo conhecido trajeto de aproximadamente oito quilômetros até a Colina Sagrada.

Tradição – Segundo historiadores, a festa do Bonfim teve início no século XVIII, com a vinda para a Bahia do capitão de mar e guerra,Theodósio de Faria. O capitão tinha grande devoção ao Senhor do Bonfim e trouxe de Lisboa uma imagem semelhante à que se venera em Portugal, na cidade de Setúbal.

A imagem esculpida em pinho de Riga, medindo 1,06 metros de altura, teria vindo com ele como forma de agradecimento por haver sobrevivido a uma tempestade em alto mar, tendo ele prometido também construir uma igreja.

A grandiosidade da festa do Bonfim deve-se, principalmente, ao sincretismo religioso e às diversas manifestações culturais participantes. No sincretismo religioso, o dia é de celebrar Oxalá. Por isso, diversas pessoas se vestem de branco e as baianas realizam a tradicional lavagem do adro da Basílica do Senhor do Bonfim.

Grupos diversos, como os de samba e de capoeira participam do cortejo que segue do Comércio em direção à colina sagrada. Em dias normais de celebração, também é possível encontrar pessoas fantasiadas, carros de som e a venda de comidas típicas nas proximidades da igreja.

O prato mais comum é a feijoada. Ao final da celebração religiosa, muita gente se diverte com o lado profano da data. Contudo, neste ano, todo esse calor humano precisou ficar guardado nas lembranças para voltar a ser expresso em momento oportuno, quando a Covid-19 estiver controlada, com a fé em Nosso Senhor do Bonfim.

Faça um comentário
Continue Reading

ENTRETENIMENTO

Acesso à Colina Sagrada, no Bonfim, será bloqueado na quinta-feira (14)

Published

on

Foto: Reprodução

Seguindo os protocolos de segurança, os festejos da Lavagem do Bonfim este ano serão mais restritos. Para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus, não haverá caminhada ou carreata. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não interditará as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. Visando não gerar aglomerações, os acessos à Colina Sagrada serão interditados nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (14). Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Na quinta, a imagem do Senhor do Bonfim sairá às 8h da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, no Largo da Vitória. A partir deste ponto, seguirá pela Av. Sete de Setembro até chegar no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Saindo do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desde a Av. Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até à Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

“Nossos agentes acompanharão todo o percurso da imagem para garantir a fluidez e o ordenamento do trânsito. Pedimos aos fiéis, e também a grupos de ciclismo e corrida, que evitem caminhar e acompanhar o trajeto. Este é um ano atípico, requer que tomemos cuidado e evitemos aglomerações”, explica Marcus Passos, superintendente de trânsito de Salvador.

Ainda por conta do bloqueio, durante toda a quinta-feira estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodózio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e 10 motocicletas estarão envolvidos nesta operação especial.

Faça um comentário
Continue Reading

ENTRETENIMENTO

Programação do Bonfim terá operação especial da Prefeitura nesta quinta (13)

Published

on

Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (14), dia em que ocorreria a tradicional Lavagem do Bonfim, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, os festejos foram completamente alterados devido à pandemia da Covid-19. Em seguimento aos protocolos de segurança sanitária para evitar mais contágios pelo novo coronavírus, não haverá cortejo ou carreata e a programação será transmitida à população pelas redes sociais. Para esta edição especial do louvor ao Senhor do Bonfim, a Prefeitura vai dar suporte para evitar aglomerações.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não interditará as vias por onde passará a imagem do Senhor do Bonfim. No entanto, os acessos à Colina Sagrada estarão bloqueados logo nas primeiras horas na manhã da quinta-feira (14). Apenas veículos oficiais ou de imprensa terão acesso ao local.

Ainda por conta do bloqueio, durante toda a quinta-feira estará proibido o estacionamento nas vagas Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria. Cerca de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e dez motocicletas estarão atuando nesta operação especial, que também envolve o acompanhamento do carro que levará a imagem da Vitória ao Bonfim.

Segurança urbana – Para garantir que as normas de segurança serão cumpridas para conter aglomeração na área onde os festejos acontecem, a Guarda Civil Municipal (GCM) atuará desde as 22h desta quarta-feira (13), no entorno da Basílica do Bonfim. Um total de 80 agentes auxiliará no apoio à Transalvador, assim como na fiscalização a ser realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desde a Conceição da Praia até o Bonfim, para que não ocorra atuação do comércio informal. Além disso, ações preventivas serão aplicadas em todas as áreas das proximidades da Colina Sagrada. A Polícia Militar também estará presente.

Sem público – Ao contrário dos anos anteriores, não serão disponibilizados sanitários químicos durante o percurso, assim como não haverá a estrutura provisória montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para atendimento médico. A rotina de comércio e serviços que era afetada pelo cortejo, no perímetro onde acontecia a festa, este ano terá funcionamento normal, inclusive os órgãos públicos municipais.

Programação – Pela primeira vez em 276 anos, o cortejo com a lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim não será realizado em 2021. Devido à pandemia, a programação teve que ser adaptada, no intuito de preservar vidas neste momento tão complicado para todo o planeta.

Com o lema “Tende coragem! Eu venci o mundo”, a imagem do Senhor do Bonfim sairá nesta quinta-feira, às 8h, da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, na Vitória. Em um carro, seguirá pela Avenida Sete de Setembro até chegar no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Saindo do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desde a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até a Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

Também neste dia, haverá duas missas na Basílica do Bonfim: às 7h20 e às 17h. Além disso, após o percurso em carro aberto feito com a imagem do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes dará uma bênção especial aos fiéis, a partir das 10h. As atividades serão transmitidas através da WebTV do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais do Santuário.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®