Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Sema apoia coleta de lixo da ong Cajaverde em Piatã

A ong CajaVerde – Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras realizou mais uma ação de limpeza de praias em Salvador. Com o apoio da Secrateria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) a ong levou 65 alunos do projeto CajaEsporte, patrocinado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à praia de Piatã, nesta segunda-feira (11).

CLICK E VEJA O ÁLBUM COMPLETO

A manhã começou com uma aula de ginástica na praia, seguida da ação de coleta, que durou cerca de 20 minutos e contou com a força das mulheres, que são ampla maioria no grupo (60 mulheres e 5 homens, das mais variadas idades).

Rose Meure Souza, 27, uma das alunas do projeto, ficou surpresa com a quantidade de lixo retirado. “A praia já estava aparentemente limpa, passamos pouco tempo coletando, numa área muito pequena, e conseguimos juntar todo esse lixo”, disse a aluna, mostrando o lixo exposto na lona. A jovem contou que está desempregada, mas faz artesanato com garrafas de vidro coletadas. “Gosto muito de participar de ações assim, já catei sozinha palitos de picolé no Parque da Cidade, e juntei uma grande quantidade. Faço isso porque temos que deixar um país melhor para nossos filhos e netos e um ambiente preservado”, disse.

A equipe da coleta municipal estava presente na área e sinalizou a importância da conscientização e educação ambiental. “O lixo deixado aqui em Piatã no domingo já encheu um container de 30 metros cúbicos e já estamos enchendo o segundo. Fazemos a limpeza com o equipamento adequado, mas é muito difícil extrair todo o lixo da areia, por isso é importante que o lixo não seja deixado na praia”, reforçou um dos prepostos do poder municipal.

O coordenador institucional da ong Cajaverde, Kilson Melo, agradeceu o apoio da Sema, que ofereceu os materiais e estrutura para a coleta, como luvas, baldes, lona, toldos com água e cadeiras, além de orientar a atividade.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Champions Britas 2019 começa neste Domingo (25) em Cajazeiras XI

Foto: Fala Cajazeiras

Começa neste domingo (25) a edição 2019 da Champions Britas, um dos maiores campeonatos de futebol amador de Cajazeiras. O torneio que acontece na Arena da Britinha no Ponto Onze em Cajazeiras 11 vem se destacando na região por conseguir atrair dezenas de torcedores, chegando a um publico de mais de 600 pessoas por rodada.

Este ano competição terá a participação de 12 equipes, o jogo de abertura será com o atual campeão Garotinho de Luxo enfrentando A Barca as 10h da manhã.

 

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Uma pessoa fica ferida após batida entre dois ônibus em Castelo Branco

Foto: Jornal da Manhã

Uma mulher que não teve a identidade revelada, ficou ferida apos uma colisão entre dois ônibus na manha desta quinta-feira (22), a acidente aconteceu por volta das 7h30 na Av. Dom Avelar, no inicio de Castelo Branco.

De acordo com informações da Transalvador – Superintendência de Trânsito de Salvador  uma equipe do SAMU 192 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve no local prestando os primeiros socorros a vítima. Não há informações sobre o estado de saúde da mulher, nem para onde ela foi levada.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Subúrbio 360 terá cinco aulões pré-Enem aos sábados

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 terão um reforço extra para ficar com o conteúdo afiado para as provas. A Prefeitura realiza o primeiro aulão pré-Enem neste sábado (24), das 8h às 12h, no Subúrbio 360, localizado na Rua da Paz, s/n, Coutos.

 

Além deste sábado, o projeto ofertará mais quatro aulões voltados para cerca de 400 estudantes de baixa renda dos bairros de Coutos, Vista Alegre, Ilha Amarela, Plataforma, Paripe, Valéria e demais localidades do Subúrbio Ferroviário. As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

 

As disciplinas deste primeiro sábado serão Ciências Exatas e Biologia. “Não temos nenhum cursinho preparatório aqui por perto, por isso abraçamos esse projeto para dar suporte aos jovens e adolescentes da comunidade. Trata-se de uma parceria do Subúrbio 360 com professores da região, que dão aulas em cursos de Salvador e nos ajudam nesse trabalho social”, explica a gestora do Subúrbio 360, Celma Cristina Santana.

 

O aulão volta a acontecer dia 14 de setembro com ensinamentos da área de Humanas. Em 5 de outubro, as disciplinas de cálculo e Biologia estarão em foco. Já no dia 19 do mesmo mês, os candidatos do Enem voltam a estudar matérias de Humanas. No último sábado da programação, dia 2 de novembro, os docentes farão uma aula sobre barragens. Será uma revisão geral envolvendo todos os professores ligados a iniciativa. Os educadores que darão aulas no projeto constantemente se voluntariam para ações socais desenvolvidas pelo Subúrbio 360.

 

Como participar – Podem participar dos aulões estudantes residentes em Salvador, pertencentes à rede pública de ensino ou bolsistas integrais da rede particular, integrantes do programa Bolsa Família e com bom desempenho no ensino médio. Os interessados podem obter informações na sede do Subúrbio 360 ou, ainda, pelo telefone (71) 3217-1160. As inscrições também podem ser feitas pela internet, no endereço https:// forms.gle/ 9tSH83mVAp1pvHuP8.

 

Apostilas com conteúdo programático serão distribuídas a cada sábado. Os estudantes terão direito a lanche com biscoitos, suco e maçãs, além de garrafas de água mineral. O reforço para o Enem tem a participação confirmada dos professores Adelmo Santana (Matemática e Organização), Adevilson Alves (Física e Organização), Amanda Santos (Redação), Jeferson Silva (Geografia), Raissa Oliveira (Biologia), Rafael Costa (Química) e Saulo Santos (Organização).

 

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região