Connect with us
 

EMPREGO

Simm Prepara auxilia cidadãos para retorno ao mercado de trabalho

Published

on

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Para auxiliar os candidatos que não tiveram êxito em processos seletivos anteriores, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) vem promovendo o projeto Simm Prepara. Lançada no ano passado, a iniciativa, que faz parte de uma das trilhas de desenvolvimento do programa Treinar para Empregar, capacita os candidatos naquilo que os afastaram de conseguir um emprego, em temas específicos.

Uma das capacitações promovidas este mês foi a oficina de preparação de currículo, ocorrida na sede do órgão, no Comércio. Na edição, além de receberem orientação sobre a elaboração correta do currículo, os candidatos aprenderam como se comportar em uma entrevista de emprego.

Ao ministrar a oficina, a psicóloga do Simm, Rafaela Freitas, destacou a importância da capacitação. “O currículo é uma porta de entrada, e muitas pessoas têm dificuldade em elaborar o documento. O comportamento nos processos seletivos é outro fator determinante. Muitos indivíduos acabam perdendo as vagas, por não saberem se portar. O curso preparatório é oferecido para que, nos futuros processos que venham a participar, estejam orientados e finalmente consigam a inserção no mercado de trabalho”.

As pessoas que foram reprovadas em processo seletivo são automaticamente encaminhadas para o programa Treinar para Empregar. Técnicos do setor entram em contato com o público, ofertando as vagas. Os interessados são matriculados no treinamento.

Além desses, outros candidatos que tenham interesse na capacitação podem procurar a sede do Simm, para efetuar a inscrição. As capacitações são realizadas todas as terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino. Cada turma é formada por 20 pessoas. Cerca de 80 pessoas já receberam o treinamento, que dura em média duas horas.

Em busca de um emprego na área de atendimento, Caroline Cerqueira, 40 anos, falou sobre as expectativas para a atividade. “Fui reprovada em um processo seletivo e entendi que precisava me preparar melhor para os próximos, por isso aceitei fazer o curso. Compreendi que a capacitação é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho”.

Fora da atividade profissional há oito anos, a administradora Priscila Fonseca, de 37 anos, avaliou que o mercado de trabalho está em constante mudança. Ela vê a oficina como uma forma de reciclagem.

“Esse curso é uma porta de entrada para o emprego. O mercado evolui, os concorrentes estão cada dia mais capacitados, por isso não podemos ficar para trás.  Por estar tanto tempo sem trabalhar, me sinto enferrujada. Com a capacitação, sei que vou estar preparada para encarar a elaboração do currículo e os desafios das entrevistas”, relatou.

Como participar – Os interessados em participar das oficinas podem acompanhar as oportunidades oferecidas através do perfil @semdecsimmsalvador no Instagram ou pelo site www. simm. salvador. ba. gov. br .

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement