Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

UPAs de Salvador só atenderão casos graves a partir de segunda (1)

Published

on

Foto: Reprodução Internet

A partir desta segunda-feira, 1º, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital baiana só irão atender casos graves. Segundo o Secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, os pacientes com casos considerados leves ou moderados serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A exceção é no fim de semana, que o atendimento para todos os casos volta a ocorrer nas UPAs, já que as unidades básicas só funcionam de segunda a sexta.

“Os pacientes que na triagem feita por um médico, como determina o regulamento, forem classificados como azul e verde não serão atendidos, serão encaminhados para as unidades básicas de saúde para evitar a superlotação nas UPAs e para vocacionar as UPAs para o que elas estão destinadas”, disse o secretário.

Ele explica ainda que as pessoas também poderão ser atendidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “Pacientes com sintomas leves, por exemplo, com dor de cabeça, devem se dirigir as unidades básicas de saúde. Esses atendimentos não serão feitos de segunda a sexta nas UPAs”, completa.

A medida vale para as UPAs municipais e também entre as estaduais, já que foi compactuado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

O secretário fez ainda um alerta para a população. “Essa é a ultima manobra que nós temos para garantir o atendimento à saúde para a população, o próximo capitulo ninguém quer ver. Ou as pessoas se conscientizam, ou, infelizmente, nós teremos que viver o colapso no sistema de saúde”, finalizou Prates.

Na quinta-feira, 25, Prates chegou a dizer que as UPAs da capital baiana estavam em um “pré-colapso”. Segundo ele, a cidade está na situação mais crítica da pandemia, e isso reflete diretamente nos atendimentos médicos.

Faça um comentário
Advertisement

publicidade

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®