Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º dia do Toque de Recolher em Lauro de Freitas; Veja como foi

Published

on

Foto: Lucas Lins

Equipes da operação de segurança, montada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, saíram pelas ruas do município, nesta sexta-feira (15), para fiscalizar o cumprimento da medida que restringe a circulação de pessoas e veículos em locais públicos no período das 20h às 5h da manhã. A medida também vale para o funcionamento do comércio. Os três primeiros dias da operação, que seguirá até o dia 24 de maio, conta com abordagens orientativas e de conscientização. Depois disso, quem descumprir a medida pode ser autuado pela prática de crimes contra a saúde pública e desobediência, previstos na legislação.

Foto:Lucas Lins

O comboio da operação de segurança partiu do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) e percorreu a Estrada do Coco (BA-099), antes de fazer rondas pelos bairros da cidade. As equipes foram compostas por agentes fiscais da Força-Tarefa de seis secretarias da Prefeitura Municipal e por membros policiais da 52ª e 81ª CIPM, das delegacias municipais, Corpo de Bombeiros, COE, além da Guarda Municipal. Smith Neto, secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), comandou a operação.

Foto:Lucas Lins

“A Prefeitura adotou a medida de controle de circulação noturna para frear o avanço da proliferação do novo coronavírus. Neste primeiro dia, fizemos bloqueios na Estrada do Coco, Itinga e Vilas do Atlântico para chamar atenção da população para o cumprimento da medida. As equipes ainda circularam pelos demais bairros para fazer abordagens a pessoas que estavam em trânsito ou permanência nas ruas, como também em estabelecimentos comerciais que encontramos abertos”, explicou Smith.  

Na Estrada do Coco, os bloqueios com viaturas e gradis foram montados nas entradas da cidade de Lauro de Freitas para quem chegava pela capital baiana, no Km-1, e para quem vinha do Litoral Norte, no Km-7,5. Agentes da operação de segurança fizeram abordagens nos veículos, com informações sobre a medida de restrição e orientação para os condutores, que não residem no município, utilizarem a Via Metropolitana.

Abordado no bloqueio de Itinga, Josemar Lima considera a ação positiva. “Infelizmente a população não tem levado o isolamento social tão a sério. Acho que os órgãos competentes devem fiscalizar as ruas sim”, considerou. Por onde o comboio passou, como no Residencial Dona Lindu, algumas pessoas foram surpreendidas pela movimentação das viaturas. Das janelas de apartamentos ainda foi possível ouvir moradores com gritos da frase “Fica em casa”. Durante o dia da sexta (15), a Prefeitura de Lauro de Freitas também reforçou informações sobre o decreto nº 4.623 através de carro de som e redes sociais.

O decreto de controle de circulação noturna estabelece que estão autorizados a funcionar 24h, apenas farmácias e unidades de saúde. O delivery de gêneros alimentícios está permitido até às 23h59. No horário restrito podem circular trabalhadores da saúde, assistência social e aqueles que atuam na segurança pública e patrimonial, ou tenha necessidade emergencial de se deslocar. Mais informações sobre a medida podem ser consultadas através do link: https://cutt.ly/fyWHcm5.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ambulantes fazem protesto no bairro de Itapuã

Published

on

Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

Um protesto em prol da liberação das praias, aconteceu na manhã desta quarta (16) no bairro de Itapuã. Segundo informações, ambulantes e trabalhadores informais da região, revidicam a liberação e o acesso as praias. Participaram do protesto barraqueiros que trabalham da praia de Jardim de Alah até a Praia do Flamengo.

De acordo com informações da prefeitura, foram distribuídas cerca de 14 mil cestas básicas para os ambulantes, além do benefício Salvador Por Todos, que assegura R$ 270 por mês para diversas categorias atingidas pela pandemia.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Colégios estaduais em Paripe participam de testagem para o novo coronavírus

Published

on

Foto: Luiz Carrera

O Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, foi o local, nesta quarta-feira (16), onde ocorreram as testagens para o novo coronavírus no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa atendeu estudantes, professores e funcionários das comunidades escolares dos colégios estaduais Sete de Setembro e Maria Odete Pithon Raynal. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, corresponde à segunda etapa de aplicação dos testes e prossegue nesta quinta-feira (17), no mesmo espaço, recebendo a comunidade da própria unidade escolar. 

O diretor Rui César Cerqueira, do Colégio Estadual Barros Barreto, explicou a preparação para recepcionar a comunidade escolar. “Promovemos todos os preparativos com total compromisso do nosso corpo de funcionários. E a resposta foi muito boa neste primeiro dia na escola, garantindo o atendimento a duas comunidades escolares de Paripe nesta importante iniciativa do Governo do Estado”. 

Para Renato Santana, pai da estudante Renata Santos Santana, do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Maria Odete Pithon Raynal, foi uma boa oportunidade a filha realizar a testagem na escola. “Eu e minha esposa tivemos a Covid-19, logo no começo da pandemia, e meus filhos não fizeram o teste. Por isso, é importante termos essa chance de participar desta ação do Governo do Estado. Agradeço pela comunidade de Paripe”, comentou.

Segundo Daiane Silva, funcionária administrativa do Colégio Estadual Sete de Setembro, a aplicação do teste é fundamental para o controle da pandemia. “Acredito que esta iniciativa vai ajudar a escola ver quem está ou não contaminado, principalmente porque muitos são assintomáticos. Então, com esta testagem na escola, me sinto muito amparada pela SEC”, destacou.

Como acontece a testagem 
A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos. 

Confira o calendário:
– Também escola-polo em Paripe, o Colégio Estadual Barros Barreto atenderá, no dia 17 de setembro, a sua própria comunidade escolar. 

– Nos bairros de Coutos e Fazenda Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Anfrisia Santiago receberá, no dia 17, a sua própria comunidade escolar. E no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Barros. 

– O Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires, escola-polo do bairro Alto de Coutos, receberá sua própria unidade escolar no dia 18 de setembro.

– Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 acontece a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro. 

– O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro. 

– Em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.

Faça um comentário
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Vem de fora, pega o voto e cai fora!” Quem são eles que só aparecem em ano eleitoral?

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Atualmente Cajazeiras é citato como o maior Complexo Habitacional da América Latina com uma população estimada em mais de 800 mil moradores, caracterizando-se como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil. Os setores que compõe o bairro são: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras e Boca da Mata, uma geografia vem chamando a atenção dos políticos há anos.

Uma das maiores Zonas Eleitorais da cidade, Cajazeiras se tornou objeto de desejo para muitos candidatos ao pleito político, com isso é comum inúmeros candidatos frequentarem Cajazeiras apenas em ano eleitoral.

Vem de fora, pega o voto e cai fora!
Um jargão que se tornou popular entre a comunidade “Vem de fora, pega o voto e cai fora!” está servindo de alerta não só para a comunidade  mas também para os candidatos a vereador oriundo de Cajazeiras, que pela primeira vez se uniram com a mesma intenção, desde de que Geraldão, último vereador eleito oriundo do bairro ocupou uma das cadeiras na Câmara Municipal de Salvador.

Recentemente, um grupo de candidatos a vereador oriundos do bairro de Cajazeiras, se reuniram virtualmente para debater as eleições de 2020 da capital baiana, com foco especial na região. A pauta central debatida pelos 15 candidatos de diversos partidos de direita e de esquerda presentes na reunião, foi como fazer para evitar que os votos dos ‘cajazeirenses’ não venha ser para candidatos que não sejam ou não tenha identidade ou trabalhos prestados no bairro.

Uma questão se revela; “um bairro tão populoso não consegue eleger uma representação na Câmara Municipal desde que Geraldão foi eleito.” porque será?

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®