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CAJAZEIRAS E REGIÃO

Praia de Piatã é liberada após duas semanas de interdição

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Foto: Reprodução Internet

Após duas semanas de interdição, a praia de Piatã voltou a ter o acesso liberado para a população, de segunda a sexta, sem limite de horário. A Guarda Civil Municipal (GCM) segue com agentes no local e em outros pontos da orla marítima para monitorar o ordenamento dos banhistas e cumprimento dos protocolos sanitários para enfrentamento da Covid-19.

“Nosso apelo é para que população volte a frequentar a praia de Piatã com discernimento e equilíbrio para que a cidade possa evoluir com novas flexibilizações. Piatã foi a única praia que ficou mais tempo interditada desde que foi autorizada a reabertura desses espaços na capital baiana, por ter tido aglomeração e cenas de desrespeito ao decreto municipal em vigor”, destaca o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.  

A GCM coordena fiscalização nas praias através da operação “Devagar, Devagarinho”, que tem suporte de 20 viaturas, um drone, além de motocicletas e quadriciclos, nos mais de 60 km de orla.

A ação conta com cerca de 160 profissionais, entre guardas, fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar).  

Feriadão – No último final de semana, prolongado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida na segunda (12), diversas praias de Salvador tiveram ocorrências de aglomeração e pessoas desobedecendo ao decreto que proíbe o uso desses espaços aos sábados, domingos e feriados.  

Apesar da Guarda reforçar a fiscalização para orientar a população quanto à impossibilidade de realizar qualquer tipo de atividade na faixa de areia e no mar, as praias de Itapuã, Ribeira, Flamengo e Stella Mares foram as que mais deram trabalho para os agentes municipais.

Não foram realizadas encaminhamentos à delegacia, contudo foram feitas centenas de abordagens para conscientizar e orientar pessoas que insistiam em não obedecer a determinação que limita o uso das praias.

“Infelizmente, a população precisa colaborar com o poder público. O que presenciamos no feriadão foi os agentes orientando a população e após a saída das equipes, as pessoas voltavam para as praias”, explica o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva.  

Funcionamento – As praias do Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, bem como a do Porto da Barra, seguem sem permissão de acesso mesmo nos dias úteis e ainda sem previsão de reabertura.

Já as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Amaralina, Ribeira e Itapuã continuam podendo receber banhistas de terça a sexta (isso porque elas costumam ser muito procuradas às segundas) e a utilização das demais está autorizada de segunda a sexta, em horários livres e com exceção sempre de feriados.

Em todas as praias segue proibido o comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. Não há limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deve ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água).  

Atividades esportivas estão liberadas somente de forma individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico. Além disso, não são permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também está proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. 

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Estudantes da rede estadual recebem a 4ª Parcela do vale-alimentação estudantil

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Foto: Claudionor Jr/Secretaria da Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão realizando compras com a quarta parcela do vale-alimentação, cujo crédito, no valor de R$ 55 por estudante, foi liberado nesta segunda-feira (26). Nesta nova parcela, assim como nas três anteriores, foram destinados mais R$ 44 milhões, totalizando um investimento de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do benefício. “Mesmo em um momento de perda de arrecadação no Estado, o Governo da Bahia destina mais R$ 44 milhões para o auxílio vale-alimentação, visando a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual: aproximadamente 800 mil. Além disto, a iniciativa contribui para movimentar a economia, em todos os 417 municípios baianos, distritos e povoados”.

Para o acesso ao benefício, o estudante deve usar o mesmo cartão utilizado anteriormente, com a bandeira Alelo. As compras podem ser realizadas em mais de 18 mil estabelecimentos. O recurso é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.

A dona de casa Tatiana Silvestre Lima, 37 anos, mãe do estudante Henrico Augusto Silvestre, 14, que possui deficiência auditiva e cursa o 6º ano, no Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, foi cedo com o filho, na unidade da Cesta do Povo do bairro Ogunjá, para fazer as compras de alimentos. “Gostei muito da iniciativa do governo em nos beneficiar com mais uma parcela do vale-alimentação. Este valor de R$ 55 vai ajudar muito nas despesas de casa”, disse.

Quem também já garantiu a compra foi a estudante Ana Clara de Jesus, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, em Salvador. “Moro sozinha com a minha mãe, que é aposentada, e este benefício ajuda muito nas despesas, pois priorizo alimentos como feijão, arroz, café, açúcar e macarrão, entre outros, que servem para nós duas”, disse, após utilizar o vale-alimentação na Cesta do Povo do Ogunjá.

Orientações

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado apenas um membro da família, seguindo todas as normas de segurança, como o uso de máscaras de proteção individual, em função da pandemia pelo novo Coronavírus. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a escola onde está matriculado. A secretaria também disponibiliza os canais da Ouvidoria pelo 0800 284 0011, pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou pelo Fale com a Ouvidoria, disponível no Portal da Educação.

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Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

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Foto: Débora Fernandes/Saeb

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender por meio de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

“Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

Atendimento

Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, distante mais de 1,6 mil quilômetros de Salvador, a dona de casa teve sua solicitação acolhida apesar de residir em outro estado do país, através de chamada de vídeo. “Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa”, ressalta Durcilene.

O atendimento por videochamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada. É necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento.

O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, afirma a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

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Obras que vão levar o Metrô até Águas Claras seguem em ritmo intenso

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As obras do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador seguem em ritmo intenso e foram vistoriadas pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (26). A intervenção, que vai levar o modal a Águas Claras e ainda garantir duas novas estações e mais 4,66 quilômetros de extensão ao sistema metroviário, está orçada em R$ 424,6 milhões e tem previsão de conclusão para junho de 2022.

“São praticamente mais cinco quilômetros de extensão de metrô. Teremos a estação que vai atender essa região conhecida como região da Brasilgás, integrando também o acesso para Pirajá, um terminal de ônibus para facilitar o embarque das pessoas, e a nova estação rodoviária, cuja obra deve começar agora em novembro. Os três estarão no mesmo nível, com acessibilidade garantida. A intervenção está empregando um pouco mais de 600 pessoas”, destacou o governador.

Executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), as obras estão acontecendo entre os quilômetros 616 e 622 da BR-324. Além da estação de Águas Claras, que será integrada ao novo Terminal Rodoviário de Salvador, o governo estadual vai construir uma outra, em Campinas de Pirajá.

“Conseguimos resolver os principais gargalos e a obra deve seguir de maneira muito rápida daqui por diante. Essa intervenção deve coincidir com a conclusão da nova rodoviária, tornando o metrô um meio importante de se chegar a essa região”, explicou o titular da Sedur, Nelson Pelegrino.

Atualmente, a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema, opera duas linhas, com 33 quilômetros de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens, sendo cada um com quatro carros. O sistema, que emprega diretamente 1.500 colaboradores, transporta quase 400 mil passageiros por dia.

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