Connect with us
Anúncio

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Cajazeiras ganha o Primeiro Jardim Etnobotânico de Salvador

Published

on

Na manhã desta sexta-feira (08), foi criado o primeiro jardim etnobotânico de Salvador, o jardim que está localizado na Av. Assis Valente próximo a Pedra de Xango, no local foi plantado sete árvores de espécies sagradas,  entre as espécies plantadas estão aroeira, peregun, akoko e espada de Iansã, entre outras mudas que foram doadas pelo povo de santo que mora na região.

A área protegida pela Prefeitura com base na Lei de Preservação do Patrimônio Cultural do Município (8.550/2014). A iniciativa faz parte da semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça (05). A ação contou com o envolvimento de adeptos do candomblé e membros do Grupo de Trabalho de Conservação, formado por técnicos da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), além de integrantes da sociedade civil. A ação contou com o apoio da Limpurb, que realizou um mutirão de limpeza antes do plantio.

As plantas cultivadas no parque etnográfico serão utilizadas para fins religiosos, medicinais e alimentares, atendendo às comunidades que vivem próximas ao parque. A área do local – definida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, em 2016 – conta com doze espaços considerados sagrados pelo candomblé.

“Com essa iniciativa, a gente espera engajar a comunidade do entorno no cuidado com essa área. Além da relevância do ponto de vista ambiental, é uma ação que também tem um valor cultural, já que as espécies plantadas são sagradas para o candomblé e vão ser usadas no dia a dia da comunidade”, afirma André Fraga, titular da Secis.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura remove invasão em área pública no bairro de Piatã

Published

on

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma operação de fiscalização removendo uma invasão localizada em área pública na Rua da Gratidão, em Piatã. Na ocasião, foram retiradas mais de 30 demarcações de terras e 45 barracos de madeira desabitados. A ação está respaldada no Código de Polícia  Administrativa ( Lei nº 5503/99).

De acordo com o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, 15 caminhões auxiliaram na remoção dos materiais e na limpeza da área. “O local é uma área pública e vinha recebendo diversas denúncias dos moradores do bairro de Piatã, e o poder público tem o dever de manter o ordenamento da cidade e de preservar o uso legal de áreas públicas”.

A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e Transalvador. A Sedur destaca que já havia realizado ação de fiscalização no dia 27 de julho, com remoção de demarcações de terras. A fiscalização no local será permanente.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Viatura da Polícia Civil capota em Pirajá

Published

on

Uma viatura da Polícia Civil capotou após um acidente, na manhã desta segunda-feira (13/8), na ladeira de Campinas de Pirajá, em Salvador.

Informações preliminares dão conta de que o acidente ocorreu por volta das 9h. Dentro da viatura, pertencente à Central de Flagrantes, estavam dois agentes, que já foram retirados e sem ferimentos.

Ainda não se sabe a causa da capotagem, nem a identidade dos agentes.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Homem morre após atirar contra helicóptero da PM em Águas Claras

Published

on

Caso ocorreu no sábado (11), na localidade conhecida como Labirinto, no bairro de Águas Claras (Foto: SSP/ Divulgação)

Um homem  morreu em confronto com a PM, na tarde de sábado (11), no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Jonatas dos Santos Martins estava na Rua Elísio Medrado, com outros homens armados, que, ao avistarem os policiais, airaram e fugiram. Ele foi seguido pelo helicóptero da PM e continuou atirando. Os policiais revidaram e o suspeito acabou baleado. A aeronave não foi atingida por nenhum disparo.

Jonatas chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, segundo a SSP, foi encontrada uma pistola calibre 40, pertencente a PM baiana. O caso foi registrado na Corregedoria da corporação, que vai apurar como a arma foi parar na mão de Jonatas.

Conforme a Secretaria de Segurança, o cerco ao grupo criminoso em Águas Claras foi feito na localidade conhecida como Labirinto após denúncias e mapeamento da região.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região