CAJAZEIRAS E REGIÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

Cajazeiras recebe 30 mudas de árvores em ação da Prefeitura

A Avenida Jorge Calmon Muniz de Bittencourt, em Cajazeiras X, recebeu plantio de 30 mudas de árvores nesta segunda-feira (4). A ação foi promovida pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), através do projeto Caravana Mata Atlântica, e contou com a participação de moradores da região. No canteiro da via foram plantadas mudas de quaresmeiras, sibipirunas, jacarandás e ipês-amarelos, todas medindo cerca de 2,5 metros.

Embora a Caravana Mata Atlântica aconteça durante todo o ano, a iniciativa se torna ainda mais especial nesta semana, já que nesta terça (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. No dia, a partir das 9h, haverá doação de 100 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Parque da Cidade. Até domingo (10), diversos pontos da cidade serão beneficiados com a distribuição de exemplares vegetais.

Morador de Cajazeiras X e líder comunitário do bairro, Douglas Tavares foi quem solicitou à Secis as 30 novas mudas que agora compõem a paisagem local. Poucos dias depois do pedido, o órgão municipal realizou visita técnica na localidade para saber a quantas e quais espécies seriam plantadas. “É bom aproveitar esse tempo chuvoso, que é propício para as plantas se desenvolverem. Considero essa ação de grande importância para Salvador, e a Secis é um dos órgãos mais atuantes da capital no que se refere a plantio de árvores”, pontuou Tavares.

Atualmente desempregado, o vigilante José Raimundo Nascimento Santos, 40 anos, aproveitou o tempo ocioso para sair de onde mora, em Cajazeiras XI, e dar uma mãozinha no plantio. “Nosso meio ambiente está muito devastado devido ao próprio homem. Ainda bem que hoje, graças ao interesse da população e do município, há essa preocupação em recuperar o que foi perdido no passado. Vim porque fui convidado para ajudar e nunca digo ‘não’ a uma ação como essa”, contou.

As 30 mudas da Jorge Calmon Muniz foram plantadas com todo o cuidado para resistir às ventanias típicas desse período do ano. Cada um dos espécimes foi escorado e recebeu solo com adição de hidrogel e nutrientes, a fim de diminuir perdas de água e nutrientes, garantindo, portanto, o desenvolvimento dos vegetais.

O cidadão que quiser solicitar mudas à Secis pode entrar em contato por meio do Disque Mata Atlântica pelo telefone (71) 3611-3802, Fala Salvador 156 ou mensagem de WhatsApp para o número (71) 98549-8453. Cerca de 3,6 mil árvores já foram doadas à população através da iniciativa. A Caravana Mata Atlântica é mais um dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura para aumentar a cobertura vegetal da cidade, preservar o bioma da região e promover a integração da comunidade com o meio ambiente.

 

Faça um comentário

LEIA TAMBÉM...