Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Inaugurada passarela da Estação Mussurunga do metrô

Published

on

Cada vez mais próximas da conclusão, as obras da Linha 2 do Metrô, que liga Salvador a Lauro de Freitas e percorre toda a avenida Paralela, já contam com mais uma passarela, que liga a Estação Mussurunga do Metrô ao Terminal de Ônibus e ao Parque de Exposições de Salvador. Inaugurada nesta segunda-feira (4) pelo governador Rui Costa, a nova passarela possui 5,34 metros de largura e 630 metros de extensão, e foi construída em 16 meses com a participação de cerca de 110 colaboradores no pico da obra. A Linha 2 do metrô já ganhou outras sete novas passarelas.

“Nós devemos concluir todos os equipamentos até o final de julho. Nossa expectativa, inclusive, é entregar o terminal de ônibus de Lauro de Freitas no mais tardar na primeira semana de agosto. Com isso, nós teremos um acesso melhor, mas rápido e mais segurança para a população. As passarelas hoje auxiliam que o trânsito flua com maior facilidade, pois não há necessidade de sinaleiras por aqui. Somado às passarelas temos os viadutos e vias marginais. Enfim, o metrô trouxe, além da obra de mobilidade em si, uma mudança completa do viário da avenida Paralela e resolveu completamente o problema de trânsito aqui”, afirmou o governador Rui Costa.

O acesso à passarela, que tem capacidade para um fluxo de 24 mil pedestres por hora, pode ser feito através de duas escadas rolantes inteligentes – por dentro do terminal – sentido Centro, e sentido Aeroporto – e três rampas de acesso pela área externa do Terminal de Ônibus Mussurunga, canteiro central da Avenida Paralela e Parque de Exposições de Salvador. Os usuários também podem acessar a passarela por dentro do terminal, inclusive por um elevador.

O técnico em informática Janielton Andrade, que utiliza o metrô todos os dias a partir da estação Mussurunga, diz que a estrutura das passarelas para acessar o metrô é fundamental. “A passarela é ‘uma mão na roda’. Eu faço todo dia esse percurso aqui de Mussurunga até a rodoviária. Eu dependo totalmente do metrô, eu ando carregando peso todo dia, e essa estrutura das passarelas, com escada rolante, me ajuda muito”, comenta.

O novo equipamento atende às normas técnicas de segurança e acessibilidade e conta com piso tátil e sinalização em braile no corrimão para orientar pessoas com deficiências visuais. O monitoramento de segurança é feito por 24 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de rondas das Equipes de Segurança e iluminação em LED.

O valor total do investimento feito no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é de R$ 5,6 bilhões, previsto no contrato. Esta passarela, assim como todas as outras, faz parte deste investimento.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital Municipal de Salvador intensifica oferta de mamografias

Published

on

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atividades de prevenção ao câncer de mama que foram intensificadas desde o início do mês. Neste ano, a SMS disponibilizou 65 mil vagas para o procedimento, no entanto, apenas 25 mil foram preenchidas. O mutirão segue até o dia 15 de novembro de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS.

Programação
 – Com o objetivo de realizar mais de 10 mil mamografias somente em Outubro, todas as 126 unidades básicas da rede e os Multicentros Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade promoverão, nas quartas-feiras do mês, o “Dia D da Mulher”, sempre das 8h às 17h. Nessas ações, acontecerão mutirões de agendamentos de mamografia para a faixa etária risco (50 a 69 anos), exames preventivos e sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo.

Já entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido, das 8h às 20h, além de abrirem aos sábados, das 8h às 13h, exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal. O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro. No sábado (21), das 8h às 13h, haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema.

Exame na rede municipal – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Sebrae realiza de palestras gratuitas em Cajazeiras

Published

on

O Circuito Empresarial Sebrae chega a Cajazeiras no dia 26/10. Na ocasião, serão apresentadas palestras sobre a inovação e redes sociais para conquistar clientes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas por meio do site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br. Para mais informações, o Sebrae também disponibiliza o telefone: 0800 570 0800.

As vagas são limitadas e ofertadas em capacitações que acontecem nos bairros Ribeira, Pituba, Caminho das Árvores, Pau da Lima, Cabula, Barra, Periperi e Cajazeiras. O circuito começou na segunda-feira (15), no bairro de Itapuã. Há palestras também em cidades do interior da Bahia. Para saber quais, confira no site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br.

 

Vaja a programação em Cajazeiras:

Data: 26.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala de Cinema Cinesercla Cajazeiras
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

O evento se dividirá em dois momentos: primeiro, a palestra de um técnico do Sebrae, com o tema Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes. Depois, acontece a palestra principal sobre Vendas e Atendimento. Esta última será ministrada por Marcelo Ortega ou por William Caldas. Confira:

Programação Circuito Sebrae

Ribeira
Data: 16.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Quinta da Madragoa
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pituba
Data: 17.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Edifício Mundo Plaza
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pau da Lima
Data: 18.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Ki-Festa Salão de Eventos
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Cabula
Data: 23.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala do Cinema Cinépolis – Shopping Bela Vista
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Barra
Data: 24.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Associação Atlética
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Periperi
Data: 25.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Verde Esperança
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Cajazeiras

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Três detentos fogem da Colônia Lafayete Coutinho em Castelo Branco

Published

on

Tres homens conseguiram fugir da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, Os três eram presidiários integrantes da Ala B, a fuga aconteceu neste sábado (13) por volta das 16h40, os homens conseguiram escapar escalando a guarita 4. a policia segue investigando o caso.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região