Connect with us

POLÍTICA

Câmara debate automutilação em jovens

Audiência pública promovida pelo vereador Luiz Carlos de Souza acontece nesta quinta-feira (1º). Embora o Ministério da Saúde não tenha números concretos sobre o comportamento, especialistas apontam que crianças, adolescentes e jovens estão entre os grupos mais suscetíveis à automutilação.

Grande parte dos pais sequer percebe que os filhos têm se cortado com canivetes, lâminas de barbear e outros objetos. Para debater o assunto, o vereador Luiz Carlos de Souza (PRB) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (1º), às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
Para debater o tema, o vereador convidou o coordenador executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/Bahia), Waldemar Almeida de Oliveira, o deputado estadual Jurailton Santos – criador da campanha “Basta!”, de combate à automutilação, depressão e suicídio, o também deputado estadual José de Arimateia, além do deputado federal Márcio Marinho, psicopedagogos, hebiatras e outros especialistas.
“É uma prática silenciosa e escondida, que expõe dilemas emocionais e psicológicos complexos, como a depressão. Por isso, é importante não só debater o assunto, mas também propor políticas públicas para diminuir o número de casos em nossa cidade”, afirmou o vereador.
Projeto

Para ajudar na conscientização dos jovens, Luiz Carlos apresentou o Projeto de Lei nº 225/2019 que indica a realização de palestras de conscientização, na rede pública municipal, sobre os casos de automutilação entre estudantes.
De acordo como texto da matéria, as palestras poderão ser realizadas por membros do quadro de servidores da Prefeitura, mas o Executivo Municipal fica autorizado a realizar parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para a execução da atividade.
A periodicidade das palestras, bem como a regulamentação dos critérios das parcerias com as organizações da sociedade civil ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SMED), segundo o texto.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Rui Costa vai apresentar projeto do VLT à Câmara nesta quarta (14)

A Câmara Municipal de Salvador receberá, na tarde desta quarta-feira (14), a visita do governador Rui Costa. A reunião com os vereadores acontecerá no Salão Nobre, às 15h30. Na Casa onde já exerceu a vereança, Rui apresentará o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará o Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho.
A presença do chefe do Executivo estadual na Câmara foi anunciada pelo presidente Geraldo Júnior (SD), durante a sessão ordinária desta segunda-feira (12).

BRT – No próximo dia 21 de agosto (quarta-feira) será a vez de o vice-prefeito Bruno Reis comparecer ao Legislativo de Salvador. O também secretário municipal de Infraestrutura irá detalhar o andamento das obras do BRT (Bus Rapid Transit).

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Câmara recebe projeto do Executivo com medidas na área de gestão

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), recebeu do prefeito ACM Neto, na manhã desta quarta-feira (14), o projeto de lei do Executivo que institui o primeiro programa de residência médica municipal e a reestruturação da Controladoria Geral do Município (CGM). A matéria inclui outras medidas, como a criação do programa Nossos Talentos, que vai permitir a contratação, pela Prefeitura, de estagiários como trainees por um período de dois anos e institui gratificações para grupos operacionais especiais da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Transalvador.

As novas medidas, apresentadas em entrevista coletiva no Palácio Thomé de Souza, terão um impacto de R$220 mil no orçamento da prefeitura e envolvem 21 órgãos. “Essa é mais uma matéria importante para Salvador. Mesmo com a independência dos poderes, procuramos manter a harmonia e o que é bom para a cidade tem prioridade na nossa Casa. Esse projeto contempla ações como a gratificação para os grupamentos especiais da Transalvador e Guarda Municipal, uma iniciativa de valorização do servidor”, pontuou o presidente do Legislativo Municipal, Geraldo Júnior. Os vereadores Maurício Trindade (DEM) e Sérgio Nogueira (PSDB) também participaram do ato.

Programas

O prefeito ACM explicou detalhes de todos os atos contidos na mensagem. A proposta é que a CGM seja desvinculada do gabinete do prefeito e passe a ter status de secretaria, o que significa uma busca pelo fortalecimento do controle interno. O programa de residência médica tem o objetivo de ampliar o atendimento em emergência e em saúde da família, além de contribuir para a formação de novos profissionais.

Com o Novos Talentos, a prefeitura vai passar a fazer uma seleção entre os estagiários, permitindo a contratação como trainees por dois anos. Serão criados 21 cargos de Assistente Especial I (Grau 50) e 21 cargos de Assistente Especial II (Grau 51). “Em meio a essas medidas estamos instituindo uma gratificação para os guardas municipais que atuam no Grupamento de Atividades Especiais (GAE) e para os agentes da Transalvador que pertencem ao Grupamento de Ações Rápidas (GART). São duas equipes especiais que atuam dentro de órgãos muito importantes da cidade”, pontuou o prefeito.

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Vereador apresenta projeto de conscientização e combate à automutilação

O aumento dos casos de automutilação entre crianças, adolescentes e jovens motivou o vereador Luiz Carlos de Souza (PRB-BA) a criar o Projeto de Lei 225/2019. A proposição, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal de Salvador, propõe a realização de palestras de conscientização na rede pública municipal, sobre os casos de automutilação entre estudantes.

“Esse é um problema que afeta cada vez mais nossas crianças e adolescentes. Então, falar sobre o problema não deve ser apenas responsabilidade das famílias. A escola tem um papel fundamental nesse processo de conscientização e também acolhimento dos estudantes”, afirmou o vereador Luiz Carlos.

Segundo o edil, as palestras poderão ser realizadas por membros do quadro de servidores da prefeitura. Mas o Executivo Municipal fica autorizado a realizar parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para a execução da atividade.

A periodicidade das palestras, bem como a regulamentação dos critérios das parcerias com as organizações da sociedade civil ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SMED), segundo o texto.

Audiência

No último dia 1° de agosto, o vereador presidiu uma audiência pública para debater o assunto. O evento aconteceu no Centro de Cultura da Câmara e reuniu adolescentes que superaram o problema, além de especialistas, como pediatras, psicopedagogos e conselheiros tutelares.

 

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região