Connect with us
 

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Feira de saúde na USF da Fazenda Grande II foca no combate e prevenção à hipertensão

Published

on

Fotos: Bruno Concha/Secom

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma feira de saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Yolanda Pires, em Fazenda Grande II. Até sexta-feira (20), a população tem acesso, sem necessidade de agendamento, a serviços odontológicos, atendimento médico clínico, aferição de pressão, medição de glicemia, pesagem e avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal). As atividades, acontecem das 8h às 16h, com o objetivo de prevenir e tratar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Em média, 100 pessoas serão atendidas por dia no local. Nesta terça-feira (17), será realizado um mutirão laboratorial, onde serão feitos exames de laboratórios. A depender dos resultados, os pacientes já serão encaminhados para acompanhamento clínico e agendamento de outros exames. Durante a ação também haverá uma palestra sobre a importância da atividade física para o paciente hipertenso e diabético. Fisioterapeutas da unidade praticam ginástica laboral com os usuários.

A gerente da unidade, Maura Vasconcelos, explicou que a finalidade da ação é cuidar da população de forma integral, reforçando o acompanhamento rotineiro de pacientes na área de atuação da USF Yolanda Pires. “Dessa forma, vamos realizar uma série de ações de saúde e mutirões de laboratório, para suprir a essa carência, ofertando exames, e realizando marcações de consultas e outros exames, através do Sistema Vida. O posto de saúde atua no cuidado preventivo, para evitar que essas doenças silenciosas possam ser agravadas no futuro”, destacou.

Diagnóstico precoce – Ao participar da ação, a enfermeira Dalila Melo enfatizou que a prevenção e diagnóstico precoce são formas de evitar o agravamento das enfermidades. “A feira acontece no sentido de mobilizarmos as pessoas para que venham à unidade medir a pressão e glicemia. Existe muita gente que não tem noção que tem diabetes e hipertensão, então, nesse momento, estamos sensibilizando a população através da conversa e distribuição de panfletos. É importante manter a pressão arterial e níveis de açúcar controlados para evitar as complicações das doenças”.

Morador da região de Cajazeiras, Aurelino das Neves, de 59 anos, falou sobre a necessidade de manter a saúde em dia. “Sempre que tem ações como essa, faço questão de comparecer ao posto. É uma oportunidade que a gente tem para ser atendido, verificar se está tudo bem com a nossa máquina, que chamamos de corpo. Já sou hipertenso e sei que preciso ter uma atenção especial com minha saúde”.

O aposentado Antônio Belo, de 69 anos, destacou a importância da ação. “É uma iniciativa muito positiva, já que facilita o acesso à saúde. Aqui, fui atendido pelo médico, pude me pesar e verificar se está tudo bem comigo. Sou diabético e hipertenso, preciso estar atento a todas as questões. Não posso vacilar, tenho doenças que se não forem tratadas de forma preventiva, podem ser fatais”.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement