Connect with us

Foto Luciana Marques. Agerba

Os moradores de Salvador que pretendem sair da cidade para aproveitar o feriado prolongado da Semana Santa, entre 30 de março e 1° de abril, contam com um esquema especial de transporte. A rodoviária e o ferry boat reforçam as operações para auxiliar a saída de passageiros e motoristas da capital baiana. Já as concessionárias Bahia Norte e Litoral Norte, empresas que administram as Rodovias BA-093 e BA-099, se preparam para atender o aumento do fluxo de veículos nas estradas.

No terminal rodoviário, a expectativa é que aproximadamente 90 mil pessoas embarquem entre os dias 27 de março e 1º de abril. Para atender a demanda estão sendo disponibilizados 300 horários extras, além dos 540 horários diários habituais. Os destinos mais procurados são as cidades do sul e extremo sul baiano, como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, e outras cidades como Vitória da conquista, Juazeiro, Irecê, Barreiras, Lençóis, regiões metropolitanas e todo Recôncavo.
Os usuários podem comprar a passagem antecipadamente pela internet e/ou telefone, o que proporciona mais comodidade e diminui as filas nos guichês. É recomendável que o passageiro chegue ao terminal rodoviário com antecedência mínima de 20 minutos. Na hora do embarque, é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto (para passageiros acima de 12 anos). Crianças com até cinco anos não pagam passagem, desde que não ocupem assentos.
Ferry boat
Para quem deseja sair de Salvador de ferry boat, serão ampliadas as vagas do serviço de Hora Marcada, atendendo assim a demanda extra para o período da Páscoa. Ao todo, serão 650 vagas extras disponibilizadas para o trecho Salvador – Ilha de Itaparica, nos dias 29 e 30 de março, sempre à 1h, 2h, 3h e 4h, sendo 50 vagas em cada horário. Para o trecho inverso, da Ilha para Salvador, as vagas são para 1º e 2 de abril, com os mesmos horários e quantidades de vagas ofertadas.
O serviço Hora Marcada atende exclusivamente aos viajantes com veículos; a compra é feita somente pela internet. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. Como a venda do serviço é feita exclusivamente pela internet, o total disponível oscila; portanto, é importante que o usuário cheque a disponibilidade através do site.
Rodovias BA-093 e 099
Com o objetivo de proporcionar mais agilidade e conforto durante a viagem, a Concessionária Bahia Norte (CBNorte) vai realizar a Operação Semana Santa entre 29 de março e 2 de abril. A rotina de fiscalização será intensificada nas rodovias, que terá também o apoio de viaturas de atendimento 24h, caminhão para retirada de animais de grande porte, além de guinchos leves e pesados.
Já a Concessionária Litoral Norte (CLN) intensifica a operação entre 28 de março e 2 de abril. A estimativa é que cerca de 140 mil veículos devam circular pela rodovia BA-099 nos dias de folga. A recomendação é que a atenção seja redobrada, já que a maioria dos acidentes acontecem por conta de imperícia dos condutores.
Auxiliares de arrecadação, conhecidos como ‘papa filas’, vão apoiar a operação nas praças de pedágio administradas pelas duas empresas, visando dar celeridade na passagem dos carros. O usuário que trafegar pelas rodovias também vai ter à disposição as bases de serviço de atendimento 24h que reforçam a prestação de serviço junto aos motoristas.
Em caso de emergência nas rodovias que compõem o sistema BA-093, o condutor pode solicitar apoio pelo 0800 600 0093, e na BA-099 pelo 0800-071-3233. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de telefone celular.
Dicas de viagem
Para que a viagem seja tranquila e segura, a principal recomendação é de que todos devem fazer uma revisão preventiva no seu veículo. Utilizar cinto de segurança, verificar se os pneus do carro estão dentro do prazo de validade (cinco anos) e em condições de uso, além de não realizar ultrapassagens proibidas são atitudes prudentes e indispensáveis.
É válido checar o nível do óleo do motor, fluidos de freio e o limpador para-brisa. É importante também regular os faróis e mantê-los ligados durante toda a viagem

Faça um comentário

MOBILIDADE

Linha 2 do metrô terá horário modificado neste fim de semana

Published

on

Quem acessar a Linha 2 do metrô neste fim de semana perceberá a diferença no tempo de espera em Salvador. A CCR Metrô Bahia anunciou nesta sexta-feira, 13, que irá realizar um serviço na via entre as estações Acesso Norte e Detran.

A intervenção será realizada a partir das 22h deste sábado, 14, até as 5h desta segunda, 16.

A linha, que vai do Acesso Norte até o Aeroporto, terá um intervalo entre os trens de até 20 minutos. Já a Linha 1, que segue da Lapa até Pirajá, não será afetada por este serviço.

informações do A Tarde On Line

Faça um comentário
Continue Reading

MOBILIDADE

Secretário questiona metodologia de pesquisa sobre transporte público

Published

on

O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, estranha a divulgação de uma suposta pesquisa que avalia a qualidade do transporte público sem informar os critérios metodológicos aplicados e realizada por uma empresa de tecnologia sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião pública”. “Pelo que se pode conferir na internet, a Moovit é uma empresa israelense de tecnologia que desenvolveu um aplicativo e está oferecendo a governos e empresas um sistema para análise de dados de transporte público”, diz Mota.

Para ele, a suposta pesquisa divulgada, que aponta o Rio de Janeiro como a cidade de pior transporte público do mundo, São Paulo em terceiro e Salvador em quinto, só atende a uma estratégia de marketing para a popularização da Moovit no Brasil. “Como foi realizada essa pesquisa? Quantos usuários do aplicativo da Moovit existem nessas cidades para legitimar a amostragem?”, questiona o titular da Semob.

Fábio Mota lembra que, nos últimos cinco anos, os usuários do transporte coletivo de Salvador ganharam muitos benefícios. “Implantamos o bilhete único e o Domingo é Meia, renovamos a frota, ampliamos de três para 45 os pontos de recarga do SalvadorCard, com máquinas de autoatendimento em locais estratégicos da cidade, incluindo grandes shoppings, universidades e Prefeituras-Bairro, lançamos um aplicativo que (CittaMobi) que já tem 1,5 milhão de downloads e informa, em tempo real, as melhores rotas e os horários dos veículos, inauguramos o Centro de Controle Operacional e instalamos e reformamos mais de 1.300 abrigos em todos os bairros. E continuamos trabalhando muito para melhorar o sistema”, diz o secretário.

Faça um comentário
Continue Reading

MOBILIDADE

Salvador tem o 5º pior transporte do mundo; secretário questiona pesquisa

Published

on

O estudo que classificou Salvador com o quinto pior sistema de transporte público do mundo foi questionado nesta sexta-feira, 13, pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. Em nota enviada à imprensa, Mota acusou que a Expert Market, responsável pela pesquisa, e a empresa de tecnologia Moovit – criadora da ferramenta para o cálculo dos dados – não informam quais os critérios metodológicos utilizados.

A pesquisa, divulgada nesta quinta, 12, chegou ao ranking com 74 cidades a partir da análise de informações como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera e custo mensal dos usuários do sistema, com base no salário médio da população.

Veja o resultado da pesquisa aqui (em inglês)

O secretário disse ainda que o estudo foi realizado por uma empresa de tecnologia “sem a mínima expertise e reconhecimento em consultas de opinião pública”.

“Pelo que se pode conferir na internet, a Moovit é uma empresa israelense de tecnologia que desenvolveu um aplicativo e está oferecendo a governos e empresas um sistema para análise de dados de transporte público”, diz Mota.

Para ele, a pesquisa atende a uma estratégia de marketing para a popularização da Moovit no Brasil.

A última posição no ranking também é ocupada por uma cidade brasileira, o Rio de Janeiro. São Paulo e Brasília também aparecem na lista, com o terceiro e o sétimo piores sistemas de transporte, respectivamente.

Metodologia

No site em que foi publicado o resultado do estudo, a empresa Expert Market explica que utilizou o Índice de Transporte Público do Moovit para alcançar os dados que basearam a pesquisa. Confira o texto na íntegra:

“O estudo analisa 74 cidades com um tamanho populacional de mais de 300.000 pessoas em 16 países do mundo. Utilizamos o Índice de Transporte Público do Moovit (150 milhões de usuários em todo o mundo) para encontrar:

Tempo médio gasto com deslocamento diário

Tempo médio de espera por um ônibus ou trem a cada dia

Distância média de viagem

A porcentagem de passageiros que fazem pelo menos uma alteração como parte de uma única jornada

Utilizamos dados do Índice de Custo de Vida Numbeo para calcular o custo médio de um cartão de viagem mensal como porcentagem do salário mensal médio líquido.

Utilizamos o Scorecard de tráfego global INRIX 2017 para encontrar o número médio de horas gastas em congestionamentos ao longo de 240 dias de viagem.

A classificação final é ponderada, com o custo e o tempo gasto pendulares julgados como os fatores mais importantes”.

fonte A Tarde Online

Faça um comentário
Continue Reading

Cajazeiras e Região