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Inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos começam nesta quarta-feira

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A Secretaria da Educação do Estado abre, nesta quarta-feira (16), as inscrições para o processo seletivo dos estudantes interessados em participar do curso pré-vestibular do Programa Universidade para Todos (UPT). Estão sendo destinadas 14 mil vagas. A inscrição, que segue até o dia 23, é gratuita e estará disponível no Portal da Educação. As aulas serão realizadas de 5 de junho a 14 de dezembro.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o programa é uma política de inclusão. “Este programa é desenvolvido em parceria com as nossas quatro universidades estaduais (Uefs, Uneb, e Uesc), em diversos municípios da Bahia, e é voltado para que nossos estudantes tenham mais oportunidade de acesso ao Ensino Superior”, afirmou.

Serão ofertadas as disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. “Este programa tem um caráter de inclusão muito importante, porque é oferecido para aqueles jovens que mais precisam e envolve as nossas quatro universidades estaduais, por meio de um projeto pedagógico que prepara os estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.

O UPT é destinado a estudantes da rede pública matriculados, em 2018, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; que tenha cursado em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes; e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular ou modalidades correspondentes.

No ato da inscrição o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada no dia 30 de maio, no endereço www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos, nos sites das universidades estaduais e afixada nos locais em que funcionarão as turmas do curso.

Matrícula

Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matricula, que acontecerá de 5 a 8 de junho, no local e turno que optaram para cursar. A matrícula somente poderá ser realizada pelo próprio candidato, assistido ou representado pelo pai, mãe ou responsável, se menor de 18 anos, ou por representante munido de procuração com firma reconhecida em cartório.

No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF, comprovante de residência; e histórico escolar do Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, além de documentos específicos referentes à sua situação atual conforme edital.

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Prefeitura abre 326 vagas para área social no Carnaval 2019

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Com intuito de melhor orientar a população e qualificar ainda mais os serviços sociais oferecidos durante o Carnaval 2019, a Prefeitura reforçará as equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O edital que permite a contratação de 326 educadores, coordenadores e supervisores sociais foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (17). As inscrições abrem nesta sexta-feira (18) e seguem até a próxima terça-feira (22). Interessados devem se inscrever através do www. selecaocarnavaledital022019. salvador. ba. gov. br.

A contratação por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), visa o preenchimento de 120 vagas na função temporária de educador social na Semps, e mais 206 para as funções de coordenador de unidade, supervisor e educador social na SPMJ, respeitando o percentual de 5% a candidatos com deficiência.

Para os selecionados da Semps, a contratação será para o período de nove dias, incluindo treinamento. Quem for atuar na SPMJ, trabalhará por 11 dias, incluindo capacitação e exercício das atividades. Para efetuar a inscrição, é preciso ler atentamente o edital, preencher eletronicamente o “Formulário de Inscrição” e pagar o valor da inscrição correspondente à função desejada. Os valores são: R$ 10,00 para função de educador social e R$ 15,00 para coordenador e supervisor de unidade.

O boleto terá data de vencimento de dois dias após o último dia de inscrição, sendo que os pagamentos realizados em bancos que não sejam da rede Bradesco deverão ser efetuados a partir do primeiro dia útil da emissão do boleto até a data de vencimento. As inscrições serão confirmadas após o banco validar o efetivo pagamento, específico no valor da inscrição, no prazo estabelecido. Caso haja qualquer divergência entre o valor da inscrição e o valor pago, a inscrição não será validada.

Interessados nas vagas para educador social devem anexar o certificado de conclusão do curso, acompanhado do histórico escolar. Aqueles que desejarem uma das oportunidades para coordenador de unidade e supervisor precisam enviar o diploma de ensino superior completo ou certificado de conclusão do curso, acompanhado do histórico escolar ou registro no respectivo conselho de classe.

A Prefeitura alerta que a inscrição via internet é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência, evitando o risco de congestionamento do site da seleção nos últimos dias de inscrição.

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Processo seletivo para contratação de engenheiros civis tem início amanhã (18)

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Engenheiros civis que tenham interesse em trabalhar no período do Carnaval 2019 pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), devem ficar atentos. Foi publicado nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial (DOM), o edital que regulamenta o processo seletivo simplificado. As inscrições têm início nesta sexta (18), às 9h, via internet, e seguem até as 23h59 da terça-feira (22).

Serão contratados 12 profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para o período. Os interessados devem efetuar a inscrição através do site www. selecaocarnavaledital012019. salvador. ba. gov. br e quitar a taxa de participação, que é de R$15. A avaliação dos candidatos será efetuada em uma única etapa, com análise através da modalidade de prova de títulos.

Como pré-requisito, é indispensável que o candidato tenha curso de nível superior completo em Engenharia Civil e experiência mínima de um ano na função pretendida. Os selecionados irão trabalhar diuturnamente, das 9h às 19h, ou no período noturno, das 19h às 5h. A remuneração varia, de acordo com o período de trabalho. Do total de vagas disponíveis, há reservas para candidatos negros e com deficiência.

 

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Estado abre inscrições para 10 mil vagas da Educação Profissional

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A Secretaria da Educação do Estado abriu, nesta quarta-feira (16), as inscrições do processo seletivo para 10 mil vagas de cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas, na capital e em mais 82 municípios da Bahia. As inscrições deverão ser feitas até o dia 21 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal da Educação.

As vagas para 42 cursos técnicos de nível médio são direcionadas para quem já concluiu o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal, ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Recursos Humanos e técnico Guia de Turismo.

Como se inscrever 

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, o curso e po turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou no resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 23 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro na unidade escolar para a qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 11 de fevereiro. Para fazer a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, Histórico Escolar, comprovante de residência atualizado e a comprovação das notas de Português e Matemática no ENEM conforme declarado no ato da inscrição.

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