Connect with us

SAÚDE

Outubro Rosa: Bairro de Periperi recebe mutirão de exames de mamografia gratuitos

Em prol da campanha Outubro Rosa, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, realiza nos dias 21 e 22 de outubro, na Praça da Revolução em Periperi, exames gratuitos de mamografia digital para mulheres a partir dos 35 anos de idade.

Com vagas limitadas, as interessadas deverão comparecer no horário das 07 às 17h, portando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para a realização do exame. A ação capitaneada pelo projeto Vida + Rosa do INTS, visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção através da orientação, palestras e distribuição de cartilhas.

Serviço:

O que? Ação social Vida + Rosa

Data: 21 e 22 de outubro

Horário: das 07h às 17h

Local: Praça da Revolução – Bairro de Periperi

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

SAÚDE

Grátis: Instituto oferece Exames de Mamografia e Atendimentos Oftalmológicos

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) disponibiliza na próxima semana 160 exames de mamografia e 250 atendimentos oftalmológicos para os moradores do bairro de Valéria e regiões vizinhas.

As atividades desenvolvidas pelos projetos “Vida +Rosa” e “De Olho na Saúde” acontecerá no Conjunto Residencial Lagoa da Paixão, no período de 09 a 11 de julho. As senhas para os atendimentos serão distribuídas no local a partir das 07h, mediante apresentação do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

O “Vida +Rosa” é uma ação voltada para as mulheres acima de 35 anos que visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção da doença. Já o “De Olho na Saúde”, especifico para o público acima de 55 anos, tem o objetivo de consultas e exames de oftalmologia com foco na orientação, prevenção e tratamento de doenças oculares para pessoas acima de 55 anos.

 

SERVIÇOS

O que? Vida + Rosa
Data: 09 e 10 de julho
Horário: a partir das 07h

Local: Conjunto Residencial Lagoa da Paixão,  Rua Morada da Lagoa – Valéria (no final da rua onde fica localizada a Escola Municipal Professor Ítalo Gaudenzi).

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Unidade de Saúde da Família em Coutos atenderá 14 mil pessoas por mês

Depois de anos de espera, os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, ganharam a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Fraternidade, construída pela Prefeitura na Rua José do Patrocínio, s/n, em frente à Escola Municipal Colina do Mar. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira (25) e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais autoridades e populares.

O prefeito ressaltou que a inauguração da estrutura marca a retomada da expansão da atenção básica na cidade após três meses, principalmente nas comunidades mais carentes, devido à falta de médicos nas unidades municipais de saúde, mesmo com chamamentos do último concurso público e dos processos seletivos Reda realizados desde 2013. Na quarta-feira passada (18), a administração municipal conseguiu contratar 80 desses profissionais através do regime de pessoa jurídica.

“A Prefeitura vem fazendo um grande esforço, principalmente, para conseguir contratar médicos, problema que é geral na rede pública do Brasil. Estamos lutando em todas as frentes para garantir os médicos e pra retomar a expansão básica de saúde na capital, o que está sendo feito hoje com a inauguração da USF Vila da Fraternidade. O Subúrbio chegará, já neste ano de 2019, a 80% de cobertura da Atenção Básica, o que é um grande avanço para a região que tinha uma das piores coberturas do tipo no país”, relatou ACM Neto.

Estrutura – Com investimento de quase R$1,5 milhão, a USF Vila Fraternidade possui 608 m² de área construída e tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês. São 12 consultórios, sendo quatro deles odontológicos, distribuídos em dois pavimentos. Com funcionamento já a partir desta quarta-feira (26), o atendimento será feito por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro equipes de Saúde Bucal.

No local, a população terá acesso a serviços básicos de acolhimento e atendimento médico de enfermagem e odontológico, programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, pré-natal e de planejamento familiar. Também serão oferecidos acompanhamentos essenciais de saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, curativos, nebulização e teste do pezinho, além de marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares.

A unidade de saúde deixou muito felizes moradores como a dona de casa Matildes Santos, de 63 anos e há quatro décadas residente em Coutos. “Ah, foi muito bom esse posto aqui, vai ser uma bênção pra gente. Antes, eu tinha que ir para Fazenda Coutos III. É muito longe, tinha que subir uma ladeira enorme. Agora vou ter atendimento pertinho de casa, graças à Prefeitura”, afirmou, sorridente.

Avanço – O secretário Luiz Galvão ressaltou que, no início de 2013, o Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário possuía apenas 33% de cobertura da Atenção Básica e 23 equipes de Saúde da Família. Em 2019, a cobertura já ultrapassa o índice de 77%, com 69 equipes. “A USF Vila Fraternidade é uma unidade básica completa de Saúde da Família e isso só reforça a prioridade da Prefeitura com a cobertura da Atenção Básica na cidade. Até setembro, será inaugurada mais uma estrutura do tipo, ultrapassando 80% da cobertura básica de saúde em todo o Subúrbio”, completou o titular da SMS.

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Posto de Coleta do HEMOBA em Cajazeiras busca por doadores

O Posto tem capacidade de coletar 120 bolsas de sangue por dia além de realizar o cadastro de doadores de medula óssea. Atualmente, o posto tem recebido poucos doadores, são coletadas em média de 10 a 12 bolsas por dia, abaixo do esperado.

Para doar é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de habilitação. o SAC de Cajazeiras fica localizado na Fazenda Grande III Rua Estrada do Coqueiro Grande, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. a doação não pode ser agendada.

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

A doação não é recomendada a pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região