Connect with us

SAÚDE

Outubro Rosa: Bairro de Periperi recebe mutirão de exames de mamografia gratuitos

Published

on

Em prol da campanha Outubro Rosa, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, realiza nos dias 21 e 22 de outubro, na Praça da Revolução em Periperi, exames gratuitos de mamografia digital para mulheres a partir dos 35 anos de idade.

Com vagas limitadas, as interessadas deverão comparecer no horário das 07 às 17h, portando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para a realização do exame. A ação capitaneada pelo projeto Vida + Rosa do INTS, visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção através da orientação, palestras e distribuição de cartilhas.

Serviço:

O que? Ação social Vida + Rosa

Data: 21 e 22 de outubro

Horário: das 07h às 17h

Local: Praça da Revolução – Bairro de Periperi

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

SAÚDE

Bolsonaro reitera que decisão sobre médicos cubanos é humanitária

Published

on

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, reiterou hoje (16) que a decisão de impor novas exigências aos profissionais cubanos, vinculados ao Programa Mais Médicos, tem razões humanitárias, para protegê-los do que considera “trabalho escravo” e preservar os serviços prestados à população brasileira. Ele garante que o programa não será suspenso.

Entre as medidas, estão fazer o Revalida – prova que verifica conhecimentos específicos na área médica, receber integralmente o salário e poder trazer a família para o Brasil. Cuba decidiu deixar o programa após as declarações de Bolsonaro. O Ministério da Saúde  informou nesta sexta-feira que a seleção dos brasileiros em substituição aos cubanos ocorrerá ainda este mês.

“Talvez a senhora seja mãe, já pensou em ficar longe dos seus filhos por um ano?”, respondeu o presidente eleito à jornalista que perguntou sobre a situação dos médicos cubanos. “É [essa] a situação de escravidão que praticamente as médicas e os médicos cubanos [que participam do programa Mais Médicos] estão sendo submetidos no Brasil”, disse em entrevista após café da manhã com o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar, no 1º Distrito Naval, no centro do Rio.

O presidente eleito afirmou ainda que o acordo de repasse de parte dos salários dos médicos para o governo de Cuba contraria os direitos dos profissionais. “Imaginou também confiscar 70% do salário?”

O rompimento do acordo com o governo cubano foi anunciado há dois dias quando o Ministério de Saúde Pública de Cuba, quando informou que não atenderia às exigências do governo eleito. Para Bolsonaro, é fundamental que os profissionais cubanos passem pelo Revalida. “Nunca vi uma autoridade no Brasil dizer que foi atendido por um médico cubano”, disse. “Será que nós devemos destinar [esse atendimento] aos mais pobres sem qualquer garantia que eles sejam razoáveis, no mínimo? Isso é injusto e desumano.”

O presidente eleito reiterou também que há “relatos de verdadeiras barbaridades” por profissionais de Cuba. “O que temos ouvido de muitos relatos são verdadeiras barbaridades. Queremos o salário integral e o direito de trazer as famílias para cá. Isso é pedir muito? Está nas nossas leis.”

Bolsonaro destacou que os profissionais cubanos que quiserem pedir asilo político ao Brasil, quando ele estiver na Presidência da República, será concedido.

Governadores

O presidente eleito disse ainda que vai se reunir com Paulo Guedes, indicado para o Ministério da Economia, para analisar a carta dos governadores, que reúne 13 itens, incluindo propostas e elencando prioridades. Ele afirmou que ainda não leu todo o documento.

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Prefeitura oferece mais de 15 mil atendimentos de saúde para o homem

Published

on

Com o objetivo de alertar os homens para os cuidados com a saúde e os riscos do câncer de próstata, doença que causou o óbito de 156 deles de janeiro a agosto deste ano, em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou diversas ações para o Novembro Azul. Na rede municipal, cerca de 15 mil atendimentos entre consultas, exames, vacinas e testes rápidos voltados para o homem serão realizados durante o mês.

A abertura da campanha acontece oficialmente na próxima terça-feira (06), no auditório da Universidade Salvador (Unifacs), às 8h, na Av. Paralela, com a participação do secretário municipal de saúde, Luiz Galvão. A temática abordada será “Masculinidades e Saúde Mental: Homem também chora”.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Adriana Miranda, a SMS desenvolveu uma programação visando estimular a saúde preventiva do público masculino. “Nossa perspectiva é ampliar o acesso dos homens às ações de prevenção e oportunizar o acesso aos exames, ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês”, explica.

Apesar de todo o esforço de campanhas como o Novembro Azul, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque. “O tema deste ano foi escolhido justamente para quebrar esse tipo de preconceito. Geralmente o homem procura menos os serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade e ‘coisa de mulher’. Tal fato está ancorado na cultura da masculinidade e isso acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, o que acaba favorecendo o aumento das doenças crônicas, as infecções sexualmente transmissíveis, o distanciamento da paternidade, entre outras coisas”, destacou Adriana Miranda.

Atividades – Durante o Novembro Azul, inicialmente serão oferecidas 500 vagas para exames de ultrassonografias no Hospital Municipal de Salvador, além de 150 vagas para consultas com urologistas, sendo 50 por dia sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

Doença – O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre o público masculino e atinge, principalmente, os homens que possuem histórico na família e com idade igual ou superior a 50 anos. No entanto, a doença tem grandes chances de cura quando descoberta precocemente. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

 

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Estação da Lapa: Mamografias, Preventivos e Eletrocardiogramas gratuitos na quarta (24)

Published

on

Uma ação realizada na Estação da Lapa, em Salvador, vai disponibilizar 50 mamografias, 40 exames preventivos e 40 eletrocardiogramas gratuitos, na quarta-feira (24).

Os procedimentos serão realizados em um caminhão móvel. O atendimento começa a partir das 9h e vai até as 16h.

Para realizar os exames, é preciso apresentar xerox da carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Além dos exames, o evento também tem o objetivo de levar orientações sobre o a realização de autoexame e demais prevenções ao câncer de mama.

A ação é uma iniciativa do Centro Tecnológico Se7e, em parceria com a Clínica Aclidan, o Conselho Regional de Radiologia e rádio Bahia FM, que vai realizar brincadeiras e distribuir brindes para os pacientes.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região