Connect with us

CAJAZEIRAS FITNESS

Saúde: Veja quais são os perigos da gordura abdominal

A gordura abdominal — a famosa “barriguinha” — é uma verdadeira vilã para o corpo humano. Infelizmente, os motivos que fazem com que ela seja tão prejudicial vão além da questão estética.

Para reduzi-la, os exercícios físicos são mais que indicados. Além deles, também é recomendado manter uma alimentação saudável na rotina.

Se você deseja saber quais são os perigos oferecidos por esse acúmulo localizado, continue lendo o post!

O que causa a gordura abdominal?

Quando um corpo engorda, a gordura é distribuída de acordo com as particularidades genéticas da pessoa. Ou seja, existem aqueles que engordam de modo mais uniforme e os indivíduos que têm uma maior propensão a acumular os lipídios de forma localizada.

Em um sentido geral, portanto, pode-se dizer que a obesidade e o sobrepeso são os grandes responsáveis por causá-la. Eles são decorrentes de um cotidiano sedentário e de maus hábitos alimentares.

Outros fatores, como o estresse, os hormônios e o exagero de refeições ricas em amido também contribuem especificamente para esse tipo de gordura.

Quais são os riscos da gordura abdominal?

Segundo o médico Fúlvio J. Barbato Júnior, cardiologista no Hospital e Maternidade São Cristóvão, em entrevista à revista Exame, “o acúmulo de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC, porque o excesso de gorduras circulantes promovem o espessamento das artérias(…)”.

Levando isso em consideração, veja outros riscos bastante perigosos aos quais ela está associada:

  • diminuição de nível do bom colesterol;
  • resistência à insulina;
  • aumento dos níveis glicêmicos;
  • prejuízo para a formação de hormônios, vitaminas e substâncias essenciais;
  • elevação da viscosidade do sangue e o consequente aumento da hipertensão arterial;
  • entre outros.

É oportuno ressaltar que existem duas categorias de gordura abdominal: a subcutânea e a visceral. A primeira delas se localiza a frente dos músculos abdominais, ao passo que a outra fica entre as alças intestinais e órgãos internos. Ambas podem causar muitos males ao corpo, sendo que esta é ainda pior.

Como eliminar o excesso de gordura abdominal?

Antes de tudo, é recomendado tirar as medidas de sua barriga com uma fita métrica para saber como está sua situação. O ideal é que os homens não tenham mais de 102 cm e as mulheres, 88 cm.

Caso você exceda essas marcas, é melhor tomar algumas precauções:

  • faça exercícios físicos, até mesmo no frio;
  • controle a alimentação de perto;
  • experimente treinos HIIT;
  • dê mais atenção à qualidade do sono;
  • busque por esportes completos, como a natação;
  • mescle treinos aeróbicos aos anaeróbicos;
  • tenha uma rotina de atividades localizadas.

Lembre-se: estimule em seus filhos o apreço por uma rotina saudável desde cedo. Isso diminui significativamente a chance de vivenciarem os malefícios citados acima na vida adulta.

Ter hábitos saudáveis é uma questão de motivação. Busque por ajuda, se necessário, e fuja da gordura abdominal, pois ela oferece muitos perigos. Viver de modo mais saudável aumenta seu bem-estar e permite aproveitar melhor os bons momentos!

Escrito por Academia Boa Forma

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Colégio Militar de Cajazeiras é o 2º mais disputado; confira sorteados

O Colégio da Polícia Militar em Cajazeiras, recém construído, superou expectativas e foi o segundo mais disputado no sorteio eletrônico realizado na manhã desta sexta-feira (12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Ao todo foram 38.002 candidatos inscritos para um total de 2.694 vagas para os Colégios Militares no interior e em Salvador e 7.816 inscritos para 32 vagas do Centro Municipal de Educação Infantil – Nossa Senhora das Graças. O novo CPM Cajazeiras disponibilizou 330 vagas para os novos alunos.

CLIQUE AQUI E VEJA LISTAS DOS SORTEADOS

Segundo o secretário da educação, Walter Pinheiro, em 2019 o governo do Estado deve investir na ampliação do CPM Cajazeiras, que teve uma grande procura de vagas, perdendo apenas para o tradicional CPM Dendezeiros e ficando á frente do CPM Feira de Santana. “Tivemos uma grande procura em Cajazeiras e com certeza iremos trabalhar para ampliar o número de vagas, garantindo um ensino de qualidade para a região”, explicou.

Sorteio
O diretor de ensino do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Polícia Militar, coronel Sérgio Baqueiro, presidiu a comissão estratégica responsável pelo sorteio eletrônico e comentou como funciona este processo. “Temos um setor de modernidade que trabalha exclusivamente com o sistema de sorteio, com simulação e mecanismos de amostragem. O processo é totalmente imparcial, garantindo igualdade para todos os candidatos, seja ele filho de policial ou não” afirmou.

Em nota, a PM informou ao CORREIO que, durante o sorteio das vagas, foram divulgados os nomes dos jovens que estão habilitados para realizar a matrícula, conforme as orientações apresentadas no edital, como a apresentação dos documentos pessoais e escolares.

Para efetivação da matrícula, os pais ou o responsável legal pelo candidato, contemplado e suplente convocado em listas publicadas no site oficial, deverão dirigir-se a Unidade do CPM escolhida no ato da inscrição, entre os dias
15 e 18 de janeiro das 8h às 17h. Em caso de desistência ou de alguma inconsistência na fase de apresentação dos documentos, será divulgada uma lista para preenchimento dos suplentes, no site da instituição.

 

Informações do Correrio

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS FITNESS

Reconstrução de escola em Fazenda Coutos é autorizada nesta sexta (11)

A Prefeitura autoriza mais uma reconstrução de escola, às 9h desta próxima sexta-feira (11). Dessa vez, na Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço será assinada pelo vice-prefeito Bruno Reis, na atual unidade de ensino, situada na Alameda Almirante Marques de Leão, s/n, Fazenda Coutos III, no final de linha da comunidade.

Com área construída de 1.833,02 metros quadrados, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Pithon terá dez salas de aula e atenderá 400 crianças do grupo 2 ao 5. O investimento é de, aproximadamente, R$ 4,3 milhões, oriundos de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do Município.

Estrutura – O CMEI terá sala de professores, secretaria, recepção de triagem, recepção comum, almoxarifado, coordenação, diretoria, 12 depósitos (um deles de material didático e outro de utensílios), brinquedoteca, parque infantil, refeitório, departamento de merenda, cozinha, lavanderia e enfermaria com sanitário.

A estrutura ainda contará com subestação, casa de lixo, casa de gás, pátios; solários, jardins gramados, horta, guarita com banheiro, vestiários masculino e feminino, um elevador, duas escadas e 11 sanitários, entre os quais quatro são para pessoas com deficiência.

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS FITNESS

Champions Brita agita Cajazeiras 11 no final de semana; Veja o vídeo

Em mais uma rodada do Campeonato que esta chamando a atenção em Cajazeiras, a Copa Champions  Bristas 2018 reuniu dezenas de torcedores que fizeram a festas na manha do ultimo domingo (18). Com um publico estimado em aproximadamente mil pessoas por rodada, as competições acontecem todos os domingos com inicio as 9:00hs da manha

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região