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Saúde: Veja quais são os perigos da gordura abdominal

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A gordura abdominal — a famosa “barriguinha” — é uma verdadeira vilã para o corpo humano. Infelizmente, os motivos que fazem com que ela seja tão prejudicial vão além da questão estética.

Para reduzi-la, os exercícios físicos são mais que indicados. Além deles, também é recomendado manter uma alimentação saudável na rotina.

Se você deseja saber quais são os perigos oferecidos por esse acúmulo localizado, continue lendo o post!

O que causa a gordura abdominal?

Quando um corpo engorda, a gordura é distribuída de acordo com as particularidades genéticas da pessoa. Ou seja, existem aqueles que engordam de modo mais uniforme e os indivíduos que têm uma maior propensão a acumular os lipídios de forma localizada.

Em um sentido geral, portanto, pode-se dizer que a obesidade e o sobrepeso são os grandes responsáveis por causá-la. Eles são decorrentes de um cotidiano sedentário e de maus hábitos alimentares.

Outros fatores, como o estresse, os hormônios e o exagero de refeições ricas em amido também contribuem especificamente para esse tipo de gordura.

Quais são os riscos da gordura abdominal?

Segundo o médico Fúlvio J. Barbato Júnior, cardiologista no Hospital e Maternidade São Cristóvão, em entrevista à revista Exame, “o acúmulo de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC, porque o excesso de gorduras circulantes promovem o espessamento das artérias(…)”.

Levando isso em consideração, veja outros riscos bastante perigosos aos quais ela está associada:

  • diminuição de nível do bom colesterol;
  • resistência à insulina;
  • aumento dos níveis glicêmicos;
  • prejuízo para a formação de hormônios, vitaminas e substâncias essenciais;
  • elevação da viscosidade do sangue e o consequente aumento da hipertensão arterial;
  • entre outros.

É oportuno ressaltar que existem duas categorias de gordura abdominal: a subcutânea e a visceral. A primeira delas se localiza a frente dos músculos abdominais, ao passo que a outra fica entre as alças intestinais e órgãos internos. Ambas podem causar muitos males ao corpo, sendo que esta é ainda pior.

Como eliminar o excesso de gordura abdominal?

Antes de tudo, é recomendado tirar as medidas de sua barriga com uma fita métrica para saber como está sua situação. O ideal é que os homens não tenham mais de 102 cm e as mulheres, 88 cm.

Caso você exceda essas marcas, é melhor tomar algumas precauções:

  • faça exercícios físicos, até mesmo no frio;
  • controle a alimentação de perto;
  • experimente treinos HIIT;
  • dê mais atenção à qualidade do sono;
  • busque por esportes completos, como a natação;
  • mescle treinos aeróbicos aos anaeróbicos;
  • tenha uma rotina de atividades localizadas.

Lembre-se: estimule em seus filhos o apreço por uma rotina saudável desde cedo. Isso diminui significativamente a chance de vivenciarem os malefícios citados acima na vida adulta.

Ter hábitos saudáveis é uma questão de motivação. Busque por ajuda, se necessário, e fuja da gordura abdominal, pois ela oferece muitos perigos. Viver de modo mais saudável aumenta seu bem-estar e permite aproveitar melhor os bons momentos!

Escrito por Academia Boa Forma

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Reconstrução de escola em Fazenda Coutos é autorizada nesta sexta (11)

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A Prefeitura autoriza mais uma reconstrução de escola, às 9h desta próxima sexta-feira (11). Dessa vez, na Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço será assinada pelo vice-prefeito Bruno Reis, na atual unidade de ensino, situada na Alameda Almirante Marques de Leão, s/n, Fazenda Coutos III, no final de linha da comunidade.

Com área construída de 1.833,02 metros quadrados, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Pithon terá dez salas de aula e atenderá 400 crianças do grupo 2 ao 5. O investimento é de, aproximadamente, R$ 4,3 milhões, oriundos de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do Município.

Estrutura – O CMEI terá sala de professores, secretaria, recepção de triagem, recepção comum, almoxarifado, coordenação, diretoria, 12 depósitos (um deles de material didático e outro de utensílios), brinquedoteca, parque infantil, refeitório, departamento de merenda, cozinha, lavanderia e enfermaria com sanitário.

A estrutura ainda contará com subestação, casa de lixo, casa de gás, pátios; solários, jardins gramados, horta, guarita com banheiro, vestiários masculino e feminino, um elevador, duas escadas e 11 sanitários, entre os quais quatro são para pessoas com deficiência.

 

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Champions Brita agita Cajazeiras 11 no final de semana; Veja o vídeo

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Em mais uma rodada do Campeonato que esta chamando a atenção em Cajazeiras, a Copa Champions  Bristas 2018 reuniu dezenas de torcedores que fizeram a festas na manha do ultimo domingo (18). Com um publico estimado em aproximadamente mil pessoas por rodada, as competições acontecem todos os domingos com inicio as 9:00hs da manha

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Aprenda duas receitas de almoço fitness saborosas

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Quer adotar hábitos alimentares saudáveis? Comece aprendendo receitas fitness para o almoço ou jantar, priorizando legumes, proteínas e gorduras boas no preparo. A lasanha e o macarrão de espinafre são super fáceis de fazer e ficam prontas em no máximo uma hora.

Ingredientes:

– 500g de massa de lasanha
– 2 litros de leite
– 150g de trigo
– 100g de manteiga
– Noz moscada a gosto
– 3 cebolas
– 300g de folhas de espinafre
– 3 dentes de alho
– 100ml de azeite
– 600g de molho de tomate
– Manjericão a gosto
– 400g de queijo muçarela fatiado
– 200g de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto

Modo de Preparo:
– Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho
– No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão. Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Para o espinafre
– Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate
– Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas; acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem
– Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.
– Coloque a massa de lasanha; molho branco com espinafre; queijo muçarela; molho de tomate; massa de lasanha; molho branco com espinafre refogado; molho de tomate; queijo muçarela; queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão. Leve ao forno por 30 minutos


Macarrão com Espinafre

Foto: divulgação / Amorela


Ingredientes:

– 1 pacote de macarrão parafuso
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
– 1 maço de espinafre picado
– 2 xícaras de leite
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo(sem fermento)
– 4 colheres (sopa) de margarina
– Sal a gosto
– Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

– Cozinhe o macarrão em água como de costume, escorra e reserve. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Junte o espinafre e cozinhe por alguns minutos.
– Adicione o leite e a farinha aos poucos, mexendo sempre. Adicione a Margarina, o sal e continue mexendo até engrossar. Junte o macarrão e misture bem.
– Sirva o macarrão com queijo parmesão.

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