Connect with us

CAJAZEIRAS FITNESS

Saúde: Veja quais são os perigos da gordura abdominal

Published

on

A gordura abdominal — a famosa “barriguinha” — é uma verdadeira vilã para o corpo humano. Infelizmente, os motivos que fazem com que ela seja tão prejudicial vão além da questão estética.

Para reduzi-la, os exercícios físicos são mais que indicados. Além deles, também é recomendado manter uma alimentação saudável na rotina.

Se você deseja saber quais são os perigos oferecidos por esse acúmulo localizado, continue lendo o post!

O que causa a gordura abdominal?

Quando um corpo engorda, a gordura é distribuída de acordo com as particularidades genéticas da pessoa. Ou seja, existem aqueles que engordam de modo mais uniforme e os indivíduos que têm uma maior propensão a acumular os lipídios de forma localizada.

Em um sentido geral, portanto, pode-se dizer que a obesidade e o sobrepeso são os grandes responsáveis por causá-la. Eles são decorrentes de um cotidiano sedentário e de maus hábitos alimentares.

Outros fatores, como o estresse, os hormônios e o exagero de refeições ricas em amido também contribuem especificamente para esse tipo de gordura.

Quais são os riscos da gordura abdominal?

Segundo o médico Fúlvio J. Barbato Júnior, cardiologista no Hospital e Maternidade São Cristóvão, em entrevista à revista Exame, “o acúmulo de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC, porque o excesso de gorduras circulantes promovem o espessamento das artérias(…)”.

Levando isso em consideração, veja outros riscos bastante perigosos aos quais ela está associada:

  • diminuição de nível do bom colesterol;
  • resistência à insulina;
  • aumento dos níveis glicêmicos;
  • prejuízo para a formação de hormônios, vitaminas e substâncias essenciais;
  • elevação da viscosidade do sangue e o consequente aumento da hipertensão arterial;
  • entre outros.

É oportuno ressaltar que existem duas categorias de gordura abdominal: a subcutânea e a visceral. A primeira delas se localiza a frente dos músculos abdominais, ao passo que a outra fica entre as alças intestinais e órgãos internos. Ambas podem causar muitos males ao corpo, sendo que esta é ainda pior.

Como eliminar o excesso de gordura abdominal?

Antes de tudo, é recomendado tirar as medidas de sua barriga com uma fita métrica para saber como está sua situação. O ideal é que os homens não tenham mais de 102 cm e as mulheres, 88 cm.

Caso você exceda essas marcas, é melhor tomar algumas precauções:

  • faça exercícios físicos, até mesmo no frio;
  • controle a alimentação de perto;
  • experimente treinos HIIT;
  • dê mais atenção à qualidade do sono;
  • busque por esportes completos, como a natação;
  • mescle treinos aeróbicos aos anaeróbicos;
  • tenha uma rotina de atividades localizadas.

Lembre-se: estimule em seus filhos o apreço por uma rotina saudável desde cedo. Isso diminui significativamente a chance de vivenciarem os malefícios citados acima na vida adulta.

Ter hábitos saudáveis é uma questão de motivação. Busque por ajuda, se necessário, e fuja da gordura abdominal, pois ela oferece muitos perigos. Viver de modo mais saudável aumenta seu bem-estar e permite aproveitar melhor os bons momentos!

Escrito por Academia Boa Forma

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS FITNESS

Aprenda duas receitas de almoço fitness saborosas

Published

on

Quer adotar hábitos alimentares saudáveis? Comece aprendendo receitas fitness para o almoço ou jantar, priorizando legumes, proteínas e gorduras boas no preparo. A lasanha e o macarrão de espinafre são super fáceis de fazer e ficam prontas em no máximo uma hora.

Ingredientes:

– 500g de massa de lasanha
– 2 litros de leite
– 150g de trigo
– 100g de manteiga
– Noz moscada a gosto
– 3 cebolas
– 300g de folhas de espinafre
– 3 dentes de alho
– 100ml de azeite
– 600g de molho de tomate
– Manjericão a gosto
– 400g de queijo muçarela fatiado
– 200g de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto

Modo de Preparo:
– Cozinhe a massa da lasanha em água e sal por cinco minutos. Escorra e reserve.

Molho
– No liquidificador, processe o leite com o trigo, a manteiga, a cebola, a noz moscada ralada e metade do parmesão. Leve em fogo baixo mexendo sempre até encorpar o molho. Retire do fogo e reserve.

Para o espinafre
– Refogue as folhas de espinafre no azeite e no alho; tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve.

Molho de tomate
– Em uma panela, coloque o azeite e duas cebolas picadas; acrescente o molho de tomate e tempere-o com folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Montagem
– Disponha molho branco no refratário e o espinafre refogado.
– Coloque a massa de lasanha; molho branco com espinafre; queijo muçarela; molho de tomate; massa de lasanha; molho branco com espinafre refogado; molho de tomate; queijo muçarela; queijo parmesão ralado e as folhas de manjericão. Leve ao forno por 30 minutos


Macarrão com Espinafre

Foto: divulgação / Amorela


Ingredientes:

– 1 pacote de macarrão parafuso
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
– 1 maço de espinafre picado
– 2 xícaras de leite
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo(sem fermento)
– 4 colheres (sopa) de margarina
– Sal a gosto
– Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:

– Cozinhe o macarrão em água como de costume, escorra e reserve. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Junte o espinafre e cozinhe por alguns minutos.
– Adicione o leite e a farinha aos poucos, mexendo sempre. Adicione a Margarina, o sal e continue mexendo até engrossar. Junte o macarrão e misture bem.
– Sirva o macarrão com queijo parmesão.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS FITNESS

Veja os cuidados que você deve ter com sua pele ao se expôr ao sol.

Published

on

A pele é o órgão responsável pela cobertura do organismo e sua proteção. Dividido em camadas, compreende a derme e a epiderme: a derme é a camada externa da pele, composta por colágeno, elastina, proteínas e outros que dão sustentação à epiderme. Esta, por sua vez, é a camada mais profunda da pele, composta por queratina, melanócitos e células imunitárias.

Por ser o maior órgão do organismo e o responsável pela sua proteção, a pele requer muitos cuidados. Quando não cuidada, ela pode apresentar vários problemas, como:

Ressecamento: provocado pela falta de alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de origem cosmética ou farmacêutica.

Queimadura: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes, entre outras.

Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Por ser o maior órgão, a pele deve ser bem cuidada para que proteja bem o organismo contra agentes externos. A utilização de hidratantes, bem como a ingestão de alimentos benéficos à pele, auxilia na manutenção da elasticidade e maciez. Os protetores e bloqueadores solar devem ser utilizados diariamente mesmo em dias de pouco sol, já que a claridade e algumas classes de lâmpadas irradiam sobre a pele podendo provocar o envelhecimento precoce da mesma. É importante que a pele seja protegida contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB) para prevenir o câncer de pele e queimaduras.

Se existe o desejo de bronzeamento, sugere-se que protetores contra os raios ultravioletas sejam usados, pois assim a produção da melanina será ativada sem prejudicar tanto a pele.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS FITNESS

Exagerou no final de semana? Aprenda a fazer uma sopa verde detox

Published

on

Colocou o ‘pé na jaca’ neste final de semana e exagerou na alimentação? Calma! Veja como se faz uma sopa detox para limpar o organismo e não deixar de aproveitar em dias de folga. Confira aqui os ingredientes que você irá precisar e o modo de preparo:

Ingredientes
½ maço de espinafre
½ talo de salsão
½ maço de escarola
½ maço de salsa
½ maço de acelga
½ abóbora japonesa
1 beterraba
1 abobrinha
1 chuchu
1 dente de alho picado
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de azeite extravirgem
1 litro de água
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela refogue o alho no azeite. Acrescente a água e deixe ferver. Junte os demais ingredientes e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio. Quando os legumes estiverem macios, desligue o fogo, adicione o sal e a pimenta do reino. Espere a sopa fica morna e bata tudo no liquidificador. Sirva polvilhando orégano a gosto.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região