Connect with us
Anúncio

[sg_popup id=”11″ event=”onload”][/sg_popup]

O Metrô de Salvador, por si só, é um equipamento que transformou e dinamizou a mobilidade urbana na capital baiana. No entanto, o modal vem acompanhado de importantes intervenções, principalmente, nas marginais, como é o caso da passarela da Estação Imbuí, que foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa.

Assim como as outras cinco estruturas similares que já estão sendo usufruídas pela população que circula pela Linha 2 do Metrô de Salvador, a passarela da Estação Imbuí é dotada de acessibilidade – com rampas, guarda-corpos e rota podo-tátil -, possui uma extensão total de 580 metros e tem uma escada rolante inteligente.

“Estamos entregando mais uma passarela completa, com elevador, escada rolante, permitindo a acessibilidade nessa estação, que tem um movimento razoável, inclusive no sentido Narandiba, de onde muita gente vem caminhando pra pegar o metrô, e agora passará a ter um aumento maior de fluxo a partir da criação das condições de acessibilidade”, afirmou Rui Costa

O equipamento conecta a Avenida Edgar Santos, na altura do viaduto de Narandiba, à plataforma do transporte público e ao outro lado da Avenida Luís Viana Filho. Há, ainda, uma rampa que dá acesso ao bicicletário e à pista de ciclismo e caminhadas. Com capacidade de fluxo de 18 mil passantes por hora, a nova passarela é monitorada pelo Centro de Controle Operacional, e também por vigilantes que irão se alternar em rondas.

“Não são apenas os usuários do metrô que utilizam o equipamento. A passarela serve como sistema elevado viário para pessoas que desejam fazer a travessia de um bairro para outro. Relatórios mostram que já são, pelo menos, 40 mil usuários por dia somente na passarela do Imbuí”, disse a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

O estudante de Engenharia de Produção Iuri Carvalho usa a passarela todos os dias para ir à faculdade e avalia o equipamento como sendo “bem organizado e sinalizado, muito limpo, o que permite ir e vir com toda a segurança”.

O governador aproveitou a ocasião para informar à imprensa sobre o cronograma de entregas de obras complementares do metrô. “No próximo dia 23, nós estaremos entregando o Terminal de Ônibus de Pituaçu. Esse é um terminal novo, que vai congregar as linhas do miolo da cidade e da orla, facilitando, dando mais rapidez para que as pessoas possam sair dessas áreas, saltar no terminal e acessar a estação do metrô”.

Na primeira quinzena de abril, segundo o governador, será entregue a última estação da Linha 2 dessa etapa, que é a do aeroporto. “Nós devemos marcar para um sábado [dia 14] a entrega da obra, que já está pronta, em fase apenas de instalação dos elevadores e das escadas rolantes . Um marco importantíssimo do metrô”.

Rui informou ainda que, ao longo do mês de maio, serão entregues “outras obras complementares, que são os outros terminais e passarelas. Com isso, teremos concluído essa etapa do metrô, iniciando, posteriormente, a construção de mais cinco quilômetros, saindo de Pirajá até Águas Claras Cajazeiras, chegando a 42 quilômetros de metrô”.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

MOBILIDADE

Operação especial de transporte para o verão teve inicio neste domingo (11); Veja

Published

on

Quem vai às praias de Salvador aos domingos e feriados pode contar com um reforço especial no sistema de transporte público até o final do verão. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) dará inicio, neste domingo (11), à Operação Praia, que reforça a frota de Ônibus do Sistema de Transporte Coletivo (STCO)  da cidade. Com isso, a Orla passa a dispor de 120 veículos, distribuídos em 17 linhas.

Além disso, outros 12 veículos da frota reguladora estarão distribuídos entre os bairros Base Naval e Patamares, e as estações Pirajá, Lapa, Mussurunga e Acesso Norte, alimentando o sistema em caso de necessidade. A ação é realizada durante todo o verão e tem o objetivo de facilitar o acesso de moradores e turistas às praias da capital baiana.

Para atender à demanda das pessoas às praias de São Thomé de Paripe e Ilha de Maré, a Semob criou a linha E-0140 Base Naval – Retiro, melhorando o acesso da população que frequenta essas localidades. A população também pode contar com o reforço de 19 linhas do Sistema de Transporte Complementar por Ônibus (STEC), que vai operar com reforço de 45 veículos.

Confira as linhas que contarão com o reforço:

1145 Acesso Norte – Ribeira

1339 Estação Pirajá – São Joaquim

1346 Estação Pirajá – Itapuã

0136 Lapa – Barra (Centenário)

0137 Lapa – Barra/ Barra Avenida

0138 Lapa – Ondina / Garibaldi

0315 Faz. Grande do Retiro – Itapuã

1078 Estação Mussurunga – Stela Maris

1079 Estação Mussurunga – Praia do Flamengo R1

1080 Estação Mussurunga – Praia do Flamengo R2

0237 Ribeira – Alto de Terezinha

0343 Faz Grande do Retiro – Ribeira

1342 Estação Pirajá – Bonfim/Ribeira

1668 Alto do Cabrito – Ribeira

1540 Conjunto Pirajá – Estação Pirajá

1662 Base Naval – Ribeira

1030 Praia do Flamengo – Praça da Sé

Faça um comentário
Continue Reading

E.C. CAJAZEIRAS

Zona Azul Digital já conta com 19,4 mil motoristas cadastrados

Published

on

Em uma semana de implantada, a Zona Azul Digital tem sido muito bem aceita pelos motoristas de Salvador. Dos 19,4 mil usuários que se cadastraram, 1.799 condutores fizeram a compra online de vagas em vários pontos da cidade. A capital baiana conta, atualmente, com 11.192 vagas de Zona Azul distribuídas em 287 locais. A previsão é implementar mais 900 vagas até o fim de 2018.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estima que adesão seja cada vez maior. Nessa primeira semana, dez localidades de destacaram na venda de vagas online. Foram elas: Centro, Pituba, Itaigara, Comércio, Iguatemi, Imbuí, Rio Vermelho, Orla, Garibaldi e Pernambués. “É simples e fácil. Entra no site, escolhe um aplicativo, baixa e já começar a utilizar”, reforça o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

Muller lembra ainda que as cartelas vendidas pelos guardadores ainda estão disponíveis, com o mesmo valor do app. “Os motoristas podem comprar ou utilizar o app. No app, é possível pagar no cartão de crédito, de débito ou ainda no boleto bancário, com a possibilidade de utilizar o estacionamento em todas as ruas regulamentadas de Salvador”, ressalta o superintendente.

Como utilizar – Motoristas interessados em usar a nova ferramenta não terão dificuldades. Basta baixar um dos três aplicativos das empresas credenciadas, disponíveis na Play Store e na Apple Store: Estacionamento Digital, Zul Salvador ou FAZ – Zona Azul Digital Salvador. Na sequência, o aplicativo irá solicitar dados para o cadastro (nome, e-mail e CPF).

Para finalizar, o usuário escolhe o crédito de sua escolha (a partir de R$ 3), por meio de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Na sequência, ativar a cartela, a partir da localização da vaga por GPS ou selecionando um logradouro para a cobrança. O preço pago (de longa, média ou curta duração) é identificado e descontado do saldo do condutor.

Faça um comentário
Continue Reading

MOBILIDADE

Terminal Aeroporto passa a atender novas linhas; Veja

Published

on

A CCR Metrô Bahia informa que, por determinação da AGERBA, a partir deste sábado, 1º, mais três novas linhas metropolitanas terão como ponto o Terminal de Ônibus Aeroporto. As mudanças ocorrem em virtude da desativação do ponto de ônibus localizado próximo à concessionária Honda (sentido Estrada do Coco). Confira as novas linhas que passam a atender no terminal em tempo integral:

Com a mudança, as demais linhas de ônibus que antes paravam nesse ponto terão como parada o ponto de ônibus seguinte, localizado em frente ao viaduto da Avenida 2 de Julho (sentido Estrada do Coco). Sempre a partir das 20h, essas linhas passam também a operar dentro do Terminal de Ônibus Aeroporto.

Além destas, o Terminal Aeroporto conta outras linhas que atendem diferentes destinos e itinerários metropolitanos. Confira:

Lauro de Freitas (Centro);

Portão;

Praia de Ipitanga;

Vida Nova;

Terraplac;

Parque São Paulo;

Jauá;

Buraquinho;

Vilas do Atlântico/Miragem;

Itinga;

Jambeiro;

Vila de Abrantes;

Madre de Deus;

São Cristóvão;

Boca da Mata.

Terminal de Ônibus Mussurunga – Também a partir do dia 1º, a linha metropolitana Canto dos Pássaros (Via Arembepe) passa a ter o Terminal Mussurunga como ponto final na plataforma A, ponto 5.

Faça um comentário
Continue Reading

Cajazeiras e Região