Connect with us

EDUCAÇÃO

Prazo para recadastramento de beneficiários do Primeiro Passo vai até 13/02

A Prefeitura está realizando o recadastramento dos beneficiários do programa Primeiro Passo – auxílio financeiro de R$50 mensais às famílias com crianças em idade de creche e pré-escola (do nascimento aos cinco anos) que não estejam matriculadas nas unidades de ensino públicas ou conveniadas. As famílias devem procurar uma das Prefeituras-Bairro até o dia 13 de fevereiro para realizar a atualização do cadastro.

Um dos objetivos do recadastramento é obter dados detalhados de demanda de vagas para a implementação do Programa Pé na Escola, que tem como público prioritário, em 2019, os beneficiários do Primeiro Passo que tenham entre 2 a 5 anos, completos até 31 de março do ano corrente. Através de convênio com a Prefeitura, o Pé na Escola ofertará vagas da Educação Infantil em escolas particulares, localizadas em regiões com maior demanda de vagas para esse segmento.

Para o recadastramento, as famílias devem comparecer à Prefeitura Bairro mais próxima de sua residência, levando o documento de identificação original e dos seus dependentes de até 5 anos de idade, além de um comprovante de residência, de preferência da Coelba ou da Embasa, das 8h às 18h.

O recadastramento teve início na segunda-feira (4) e se estenderá até o dia 13 de fevereiro. Após a atualização do cadastro, as famílias que ainda não realizaram inscrição para uma vaga ou não estão com suas crianças matriculadas em uma instituição de ensino pública ou privada, serão orientadas a buscarem uma Escola da Rede Municipal de Ensino mais próxima de sua residência, para realizar a inscrição pleiteando uma vaga

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement

EDUCAÇÃO

Onze alunos da rede municipal foram selecionados para intercâmbio em Portugal

Foto: André Carvalho

Onze alunos de nove escolas da rede municipal de Salvador foram finalistas do projeto “Era uma vez… Brasil” e irão, em novembro, para um intercâmbio cultural de dez dias em Portugal. Além dos alunos de Salvador, quatro estudantes de escolas municipais de Mata de São João também foram selecionados.

Realizado pela Origem Produções em parceria com as prefeituras de Salvador e Mata de São João, o projeto está na quinta edição e coloca em pauta a influência dos indígenas, europeus e africanos na formação do povo brasileiro.

O professor de História Raul Coelho Barreto Neto, da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada na Ribeira, também foi premiado por sua atuação e acompanhará os alunos na viagem às terras lusitanas.

O anúncio foi recebido com alegria e emoção. “É a concretização de um sonho, que não é só viajar para Portugal, mas viajar levando alguns dos nossos alunos. Proporcionar a eles uma experiência como essas é algo maravilhoso”, diz o professor, que atua no projeto há quatro anos.

“Foi uma caminhada árdua e trabalhosa, mas divertida e que traz grandes ganhos em conhecimento e aprendizado”, conta. Dentre os orientandos do professor Raul, foram selecionados para o intercâmbio as alunas Beatriz Souza Aranha da Silva e Raquel Santana da Cruz.

O aluno Matheus Santos da Silva, da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo (Matatu), ficou exultante com a conquista. “Eu nem estou acreditando. Mas trabalhei muito para isso. Quero agradecer o apoio da minha mãe e do meu pai, também da minha professora Gabriela”, diz.

Surpresa – Para Kailane Victoria Silva Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues (Tororó), foi uma surpresa. “Eu nem acreditei quando falaram meu nome. Eu fiquei muito feliz. Meu irmão já foi finalista nesse projeto em 2017, eu me inspirei nele, dei o meu melhor e consegui”, afirma. A expectativa é aproveitar bastante a viagem para conhecer lugares históricos e culturais.

Os outros estudantes de Salvador que participarão do intercâmbio são Cailane Menezes dos Santos, da Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas (Ilha Amarela); Kauã Gabriel Oliveira de Jesus, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão); Willian Cunha Mascarenhas, da Escola Municipal Cidade de Jequié (Federação); Tainan da Conceição Oliveira, da Escola Municipal 2 de Julho (Trobogy); e Luis Fernando Silva Santos, da Escola Municipal Teodoro Sampaio (Santa Cruz).

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Estudantes de Cajazeiras e região iniciam Aulas de Capacitação do Senac

Parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA) vai ofertar cursos de capacitação profissional para 1,4 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos II (EJA II) da rede municipal de ensino. Os alunos serão distribuídos em 47 turmas de 24 escolas da rede municipal e as aulas terão início a partir desta segunda-feira (9), dentro das próprias unidades escolares, dispensando o deslocamento dos participantes.

As oportunidades de qualificação para as funções de Operador de Supermercado, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Promotor de Vendas, Recepcionista e Assistente de Logística são voltadas aos alunos com 15 anos ou mais. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Senac. O investimento neste projeto de capacitação profissional é de R$ 1,235 milhão.

As aulas serão ministradas por profissionais do Senac. O projeto contempla a distribuição de materiais didáticos necessários para participação no curso, bem como a merenda escolar. A carga horária total é de 160 horas, sendo 12 horas semanais de aula, distribuídas em quatro horas no turno regular e oito no contraturno. As atividades serão concluídas em 20 de dezembro. A intenção é de que, após o curso, os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho.

Neste ano, os beneficiados estudam nas escolas: Enresto de Morão Sá. (Paripe), Comunitária da Histarte (Brotas), Palestina (Palestina), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela), Maria Constança (Mata Escura), Nova Sussuarana (Sussuarana), Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha), Professor Cláudio Veiga (São Cristóvão), Professor Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras XI), Professora Marai José de Paula Moreira (Ribeira), Alfredo Amorim (Ribeira)), Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão), Cleriston Andrade (São Marcos), Arlete Magalhães (Castelo Branco), Fazenda Coutos (Fazenda Coutos), Ilha de Maré (Praia Grande), Hilberto Silva (Calçada), Jardim das Margaridas (Jardim das Margaridas), Jorge Amado (Itapuã), Padre Norberto (Alto do Cabrito), Professor Alexandre Leal da Costa (Nazaré), Santa Rita (Santa Teresa), Sebastião Dias (Daniel Lisboa) e Professor José Arapiraca (Boca do Rio).

Mais oportunidades – Em 2020, a iniciativa terá um número maior de beneficiados: 1.712 vagas, além de mais um curso a ser acrescentado à lista, o de Almoxarife. O certificado será concedido para quem tiver, no mínimo, 75% de frequência no curso. O termo de cooperação para implantação do projeto foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos de Souza Andrade, no final de agosto, em cerimônia realizada na Casa do Comércio.

Faça um comentário
Continue Reading

EDUCAÇÃO

ProUni divulga hoje à tarde resultado da primeira chamada

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgado hoje (18) às 15h, na página do programa, informou o Ministério da Educação em seu portal na internet. Para assegurar a bolsa de estudos, os estudantes que foram selecionados devem, a partir desta terça-feira, ir às instituições de ensino e comprovar as informações fornecidas na hora da inscrição.

No site do ProUni está disponível a lista da documentação necessária.

Cabe aos estudantes verificar, nas instituições de ensino para as quais foram selecionados, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 25 de junho.

Aqueles que não foram selecionados têm ainda outras chances. No dia 2 de julho seja divulgada a lista dos aprovados em segunda chamada. Os candidatos podem, ainda, participar da lista de espera nos dias 15 e 16 de julho.

Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Quem pode participar

Podem participar do ProUni candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

É preciso ter obtido ainda nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas, dividida por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Também podem se inscrever no programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

 

Agencia Brasil

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região