Connect with us
   

SAÚDE

Prefeitura oferece serviços gratuitos para a mulher no mês de março

Com o objetivo de executar ações para coibir os índices de violência contra a mulher e promover a valorização e o empoderamento feminino, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), iniciou nesta segunda-feira (11) mais uma edição do projeto “Mulher 360”. A iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo e contém uma série de atividades gratuitas, como serviços de atenção, orientação, educação, formação e bem-estar.

A base do projeto consiste na disponibilização de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), higiene bucal, autocuidado e câncer das mamas, realizadas por profissionais de saúde, no primeiro piso do Shopping Center Lapa.

“Esse ano, o Mulher 360 terá como foco a prevenção e combate ao feminicídio e violência na nossa cidade. Com ações que contribuam para o empoderamento feminino e empregabilidade da mulher”, afirmou Rogéria Santos, titular da SPMJ, que nesta terça-feira (12) anunciará novidades da pasta durante o encontro “Desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador”, que acontecerá no Centro Cultural da Barroquinha, com entrada gratuita, a partir das 16h.

Programação – Na programação do Mulher 360, que acontece durante todo o mês de março, constam atividades como rodas de conversas e palestras sobre temas como enfrentamento ao feminicídio, desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador, além do curso de defesa pessoal.

A estudante Louise Cerqueira, 17 anos, que passeava pelo shopping e se sentiu atraída pela ação, demonstrou sua satisfação com o projeto. “É uma atividade muito importante porque é um momento onde podemos nos informar e esclarecer diversas dúvidas sobre vários temas. Seria muito interessante se houvesse uma ação como essa dentro das escolas”, disse.

Para a assistente social Jacira Barbosa, que procurou orientações sobre DSTs, ações como essa pode ajudar a salvar muitas vidas. “É de fundamental importância haver esses momentos voltados para as mulheres, pois é mais um meio de transmitir e esclarecer informações. A partir do momento que uma mulher conversa com outra, ela se sente mais à vontade para se retratar. É um trabalho de valorização da mulher, onde reafirmamos a força de todas nós”, declarou.

Confira abaixo a programação:

11/03 – 9h às 17h
Serviços e informações: direitos de todas
Local: Shopping Center Lapa

12/03 – 14h
Curso de defesa pessoal
Local: Centro de Referência Loreta Valadares

12/03 – 16h
Encontro “Desafios e Possibilidades para o Empoderamento das Mulheres de Salvador”
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

12/03 – 13h
SPMJ Itinerante – Palestra sobre o enfrentamento ao Feminicídio
Local: Sede da Transalvador, Barris

13/03 – 09h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Clínica Única de Reabilitação – CURE, Bonfim

21/03 – 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: CRAS – São Cristóvão

21/03 – 15h
Quintas Temáticas em Pernambués
Local: Escolinha Pequeno Sonho

23/03 – 15 às 21h
“Rodas de Conversa: Enfrentamento ao Feminicídio”
Local: Shopping da Bahia

27/03 – 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus dos Passos

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Posto de Coleta do HEMOBA em Cajazeiras busca por doadores

O Posto tem capacidade de coletar 120 bolsas de sangue por dia além de realizar o cadastro de doadores de medula óssea. Atualmente, o posto tem recebido poucos doadores, são coletadas em média de 10 a 12 bolsas por dia, abaixo do esperado.

Para doar é preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de habilitação. o SAC de Cajazeiras fica localizado na Fazenda Grande III Rua Estrada do Coqueiro Grande, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h30. a doação não pode ser agendada.

Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal.

A doação não é recomendada a pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Nutricionista ensina como se deliciar na Semana Santa sem sustos

As comidas e bebidas da Semana Santa aguçam os paladares. Peixe, frutos do mar, feijão de leite, caruru, vatapá, arroz de leite, feijão fradinho, frigideira de bacalhau, vinho e chocolate compõem as mesas soteropolitanas, simbolizando a morte e ressurreição de Cristo, entre a Sexta-feira da Paixão e o domingo de Páscoa. Consumi-los, no entanto, exige cuidado, diante do excesso de gordura e da possibilidade de mal-estar ou indigestão.

Para evitar problemas com a saúde, a nutricionista Ana Kelly Amaral, responsável técnica pelo campo de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá dicas para uma ingestão mais saudável. A primeira delas é em relação à escolha do peixe e ao modo de preparo. “O ideal é optar por aqueles que têm melhor composição de gorduras boas e menor contaminação por mercúrio, como sardinha, tilápia, merluza, pescada amarela e peixe-panga”, diz.

Segundo a nutricionista, os peixes brancos, atum e sardinha tem um bom teor de ômega 3, ácidos graxos benéficos à saúde cardiovascular e cerebral. Na hora de escolher, é bom observar se o local da compra é de confiança e a qualidade do peixe, por meio de detalhes como a cor, o cheiro e a textura.

Durante o preparo, o recomendável é evitar fritar o peixe, porque a fritura oxida o ômega 3 e anula os benefícios. O azeite de dendê pode ser utilizado em menor quantidade ou pode ser substituído pelo azeite de oliva, que contém menos gordura saturada.

Quando o assunto é chocolate, a dica é dar preferência aos que têm a partir de 70% de cacau na composição. O cacau possui flavonoides, substância com ação antioxidante, anti-inflamatória e que auxilia no controle da pressão arterial. A quantidade recomendada é de até 20 gramas por dia.

Riscos – Os alimentos gordurosos e com muito açúcar, além de provocar excesso de peso e as gordurinhas localizadas, deixam o metabolismo mais lento, provocando sintomas como fadiga, má digestão e enxaqueca. Aos alérgicos, é bom ficar atento aos frutos do mar, considerados vilões, por causa da composição proteica. E para aqueles que abusam do álcool, é bom tomar cuidado com o teor alcoólico do vinho que, em excesso, pode causar intoxicação e até coma alcoólico.

Em caso de urgência e emergência, o cidadão pode procurar uma das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos bairros de Paripe, Valéria, Pirajá/Jardim Santo Inácio, Brotas, Barris, San Martin, Itapuã, Parque São Cristóvão e Periperi. Além disso, a SMS dispõe de cinco Pronto-Atendimentos (PAs) localizados em Pau Miúdo, Pernambués, Marback/Imbuí, São Marcos e Tancredo Neves. O SAMU 192 e a emergência do Hospital Municipal, em Boca da Mata, também estarão em pleno funcionamento durante o feriadão da Semana Santa.

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (10)

Começa nesta quarta (10) em Salvador a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Todas as unidades de saúde da rede básica estarão ofertando as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

O lançamento oficial da campanha acontecerá nesta quarta no Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora (em frente ao Fórum Ruy Barbosa), a partir das 9h30, com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, e da subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos.

Nessa primeira etapa da estratégia, a vacina estará disponível exclusivamente para crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) e gestantes. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários – cerca de 750 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, além de portadores de doenças crônicas que não são transmissíveis e outras condições clínicas especiais – também serão contemplados.

A meta é imunizar pelo menos 90% do público alvo na estratégia que segue até 31 de maio. “Aconselhamos que os grupos que devem receber a vacina procurem o mais rápido possível um dos postos de saúde para evitar transtornos”, aconselhou Luiz Galvão.

 

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região