Connect with us

SAÚDE

Prefeitura oferece serviços gratuitos para a mulher no mês de março

Published

on

Com o objetivo de executar ações para coibir os índices de violência contra a mulher e promover a valorização e o empoderamento feminino, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), iniciou nesta segunda-feira (11) mais uma edição do projeto “Mulher 360”. A iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo e contém uma série de atividades gratuitas, como serviços de atenção, orientação, educação, formação e bem-estar.

A base do projeto consiste na disponibilização de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), higiene bucal, autocuidado e câncer das mamas, realizadas por profissionais de saúde, no primeiro piso do Shopping Center Lapa.

“Esse ano, o Mulher 360 terá como foco a prevenção e combate ao feminicídio e violência na nossa cidade. Com ações que contribuam para o empoderamento feminino e empregabilidade da mulher”, afirmou Rogéria Santos, titular da SPMJ, que nesta terça-feira (12) anunciará novidades da pasta durante o encontro “Desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador”, que acontecerá no Centro Cultural da Barroquinha, com entrada gratuita, a partir das 16h.

Programação – Na programação do Mulher 360, que acontece durante todo o mês de março, constam atividades como rodas de conversas e palestras sobre temas como enfrentamento ao feminicídio, desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador, além do curso de defesa pessoal.

A estudante Louise Cerqueira, 17 anos, que passeava pelo shopping e se sentiu atraída pela ação, demonstrou sua satisfação com o projeto. “É uma atividade muito importante porque é um momento onde podemos nos informar e esclarecer diversas dúvidas sobre vários temas. Seria muito interessante se houvesse uma ação como essa dentro das escolas”, disse.

Para a assistente social Jacira Barbosa, que procurou orientações sobre DSTs, ações como essa pode ajudar a salvar muitas vidas. “É de fundamental importância haver esses momentos voltados para as mulheres, pois é mais um meio de transmitir e esclarecer informações. A partir do momento que uma mulher conversa com outra, ela se sente mais à vontade para se retratar. É um trabalho de valorização da mulher, onde reafirmamos a força de todas nós”, declarou.

Confira abaixo a programação:

11/03 – 9h às 17h
Serviços e informações: direitos de todas
Local: Shopping Center Lapa

12/03 – 14h
Curso de defesa pessoal
Local: Centro de Referência Loreta Valadares

12/03 – 16h
Encontro “Desafios e Possibilidades para o Empoderamento das Mulheres de Salvador”
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

12/03 – 13h
SPMJ Itinerante – Palestra sobre o enfrentamento ao Feminicídio
Local: Sede da Transalvador, Barris

13/03 – 09h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Clínica Única de Reabilitação – CURE, Bonfim

21/03 – 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: CRAS – São Cristóvão

21/03 – 15h
Quintas Temáticas em Pernambués
Local: Escolinha Pequeno Sonho

23/03 – 15 às 21h
“Rodas de Conversa: Enfrentamento ao Feminicídio”
Local: Shopping da Bahia

27/03 – 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus dos Passos

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement

SAÚDE

Com vagas limitadas, Instituto oferece exames de mamografia gratuitos

Published

on

Com o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), oferece gratuitamente exames de mamografia na próxima semana.  A ação acontece nos dias 05 e 06 de fevereiro, a partir das 07, no estacionamento do supermercado GBarbosa Desconto Cabula.

No atendimento, o INTS disponibiliza através do projeto Vida + Rosa 160 senhas, sendo 80 por dia. As interessadas em realizar o exame devem ter idade acima de 35 anos e apresentar as seguintes documentações: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

SERVIÇO

Vida + Rosa

Data: 05 e 6 de fevereiro

Horário: A partir das 07h

Local: Estacionamento do GBarbosa Desconto Cabula – Estrada das Barreiras,992

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital Eládio Lassérre em Cajazeiras ganha serviços de tomografia

Published

on

O Hospital Eládio Lassérre, localizados em Cajazeiras II, recebe nesta semana serviços de tomografia computadorizada, o aparelho será inaugurado na manhã de quarta-feira (9). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o investimento em obras e equipamentos foi superior a R$ 3,3 milhões.  outro hospital que também recebeu os serviços de tomografia foi o Manoel Victorino, localizados no Largo de Nazaré

“Esses são os primeiros equipamentos de tomografia das duas unidades hospitalares, todos com 16 detectores, que proporcionarão exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explicou o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas.

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, os novos equipamentos ampliam o número de cirurgias e asseguram um diagnóstico ainda mais preciso. “Todas as cirurgias complexas de ortopedia no estado são encaminhadas para o Manoel Victorino e aqui não havia tomografia computadorizada. Com esta máquina, que é a mais avançada do Brasil, será possível realizar cirurgias complexas com o uso de novos tipos de próteses e de materiais que trarão resultados mais rápidos e eficientes do que nós estávamos fazendo até aqui”, explica.

O secretário ainda destacou que o equipamento instalado no Hospital Eládio Lassere irá permitir o aumento da complexidade do atendimento na unidade. Localizado em Cajazeiras, o hospital possui terapia intensiva e conta com 80 leitos de internação. “São dois equipamentos que oferecem mais qualidade na prestação do serviço de saúde à população. Ao longo deste ano prosseguiremos fazendo novos investimentos e trocando equipamentos não só em Salvador, mas em todo o interior do estado”, garante.

O diretor-geral do Hospital Manoel Vitorino explica que o equipamento é essencial para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes internados na unidade. No hospital são realizados 150 atendimentos ambulatoriais em ortopedia de alta complexidade por dia. “A tomografia é de fundamental importância na ortopedia porque além de trazer mais celeridade na marcação da cirurgia, o pré-operatório dos pacientes que têm uma fratura grave tem um ganho importante, que impacta em uma alta mais precoce. É um ganho significativo, pois agora não precisaremos encaminhar nossos pacientes para realizar exames de imagem em outra unidade”.

O novo tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem, e, além dos pacientes das unidades em que estão instalados, irão atender pessoas de várias partes do estado, desde que sejam encaminhadas via Central de Regulação.

Faça um comentário
Continue Reading

SAÚDE

Exames de oftalmologia gratuitos no Quartel do Corpo de Bombeiros do Iguatemi

Published

on

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) realiza o projeto “De Olho na Saúde”, nesta segunda-feira (07), no Quartel do Corpo de Bombeiros do Iguatemi, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

O “De Olho na Saúde”, que tem o objetivo de oferecer atendimento oftalmológico de forma gratuita, está programado para acontecer no dia 07 de janeiro, a partir das 07h. Os interessados no atendimento devem ter acima de 30 anos e portar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

Serviço:

O que? “De Olho Na Saúde

Data: 07 de janeiro

Horário: a partir das 07h

Local: Quartel do Corpo de Bombeiros do Iguatemi

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região