Connect with us
Anúncio

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Rei da Nigéria visita Pedra de Xangô em Cajazeiras

Published

on

Considerado o maior representante dos yorubás no mundo, o rei de Ifé, Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, descendente direto de Odùdúwà, virá a Salvador para estreitar laços com religiosos de matrizes africanas. O rei nigeriano tem um relevante papel cultural e espiritual pelo fato de ser o detentor legítimo do poder da coroa de Odùdúwà. E chega primeiro à Bahia para declarar o estado como capital yorubá das Américas.

O Rei de Ifé Visita a Pedra de Xangô onde será erguida a estátua de Odùdúwà para povo de candomblé em Cajazeiras, Rei de Ifé Considerado o maior representante dos yorubás no mundo,

Sua chegada ao Brasil se dá com o mesmo objetivo de estreitar os laços culturais e religiosos entre os afrodescendentes do povo yorubá, em particular, com o povo de Ilé Ifẹ̀. Desta forma, a sua comitiva em Salvador convida o Povo de Santo para a Solenidade de Doação da Estátua de Odùdúwà pelo Ooni à capital e apresentação do “Diálogo dos Tambores África-Bahia” com percussão nigeriana, dia 10 de junho, no Espaço cultural da Barroquinha

Confira Programação na Bahia:

Dia 07 (quinta-feira)

8:30 – Ritual simbólico da benção da terra baiana e apaziguamento das almas dos negros escravizados com participação das autoridades cívicas e das comunidades de candomblé, na Avenida Lafayete Coutinho – Comércio (Praia ao lado do Restaurante Amado)

10:30 – Solenidade de Declaração da Bahia como Capital Yorubá das Américas e Coletiva da imprensa, no auditório da Governadoria do Estado da Bahia (Centro Administrativo da Bahia)

15:30 – Assinatura do Memorando do Protocolo de cooperação entre as culturas iorubana e brasileira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador (Praça da Sé)

Dia 8 (sexta-feira)

14:00 – Colóquio Internacional Odùdúwà – Língua, Literatura e Epistemologias Iorubanas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFBA (Terreiro de Jesus- Pelourinho)

Dia 09 (sábado)

10:00 às 12:00 – Visita ao Santuário Pedra de Xangô onde será erguida a estátua de Odùdúwà para povo de candomblé (Cajazeiras)

Dia 10 (Domingo)

9:00 às 12:00 – Solene do Oonide Ifépelo para Povo de Santo e comunidade baiana no “Diálogo dos Tambores com África-Bahia”, no Espaço culturalmente da Barroquinha (Fim de Linha da Barroquinha)

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura remove invasão em área pública no bairro de Piatã

Published

on

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma operação de fiscalização removendo uma invasão localizada em área pública na Rua da Gratidão, em Piatã. Na ocasião, foram retiradas mais de 30 demarcações de terras e 45 barracos de madeira desabitados. A ação está respaldada no Código de Polícia  Administrativa ( Lei nº 5503/99).

De acordo com o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, 15 caminhões auxiliaram na remoção dos materiais e na limpeza da área. “O local é uma área pública e vinha recebendo diversas denúncias dos moradores do bairro de Piatã, e o poder público tem o dever de manter o ordenamento da cidade e de preservar o uso legal de áreas públicas”.

A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e Transalvador. A Sedur destaca que já havia realizado ação de fiscalização no dia 27 de julho, com remoção de demarcações de terras. A fiscalização no local será permanente.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Viatura da Polícia Civil capota em Pirajá

Published

on

Uma viatura da Polícia Civil capotou após um acidente, na manhã desta segunda-feira (13/8), na ladeira de Campinas de Pirajá, em Salvador.

Informações preliminares dão conta de que o acidente ocorreu por volta das 9h. Dentro da viatura, pertencente à Central de Flagrantes, estavam dois agentes, que já foram retirados e sem ferimentos.

Ainda não se sabe a causa da capotagem, nem a identidade dos agentes.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Homem morre após atirar contra helicóptero da PM em Águas Claras

Published

on

Caso ocorreu no sábado (11), na localidade conhecida como Labirinto, no bairro de Águas Claras (Foto: SSP/ Divulgação)

Um homem  morreu em confronto com a PM, na tarde de sábado (11), no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Jonatas dos Santos Martins estava na Rua Elísio Medrado, com outros homens armados, que, ao avistarem os policiais, airaram e fugiram. Ele foi seguido pelo helicóptero da PM e continuou atirando. Os policiais revidaram e o suspeito acabou baleado. A aeronave não foi atingida por nenhum disparo.

Jonatas chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, segundo a SSP, foi encontrada uma pistola calibre 40, pertencente a PM baiana. O caso foi registrado na Corregedoria da corporação, que vai apurar como a arma foi parar na mão de Jonatas.

Conforme a Secretaria de Segurança, o cerco ao grupo criminoso em Águas Claras foi feito na localidade conhecida como Labirinto após denúncias e mapeamento da região.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região