Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Rei da Nigéria visita Pedra de Xangô em Cajazeiras

Published

on

Considerado o maior representante dos yorubás no mundo, o rei de Ifé, Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, descendente direto de Odùdúwà, virá a Salvador para estreitar laços com religiosos de matrizes africanas. O rei nigeriano tem um relevante papel cultural e espiritual pelo fato de ser o detentor legítimo do poder da coroa de Odùdúwà. E chega primeiro à Bahia para declarar o estado como capital yorubá das Américas.

O Rei de Ifé Visita a Pedra de Xangô onde será erguida a estátua de Odùdúwà para povo de candomblé em Cajazeiras, Rei de Ifé Considerado o maior representante dos yorubás no mundo,

Sua chegada ao Brasil se dá com o mesmo objetivo de estreitar os laços culturais e religiosos entre os afrodescendentes do povo yorubá, em particular, com o povo de Ilé Ifẹ̀. Desta forma, a sua comitiva em Salvador convida o Povo de Santo para a Solenidade de Doação da Estátua de Odùdúwà pelo Ooni à capital e apresentação do “Diálogo dos Tambores África-Bahia” com percussão nigeriana, dia 10 de junho, no Espaço cultural da Barroquinha

Confira Programação na Bahia:

Dia 07 (quinta-feira)

8:30 – Ritual simbólico da benção da terra baiana e apaziguamento das almas dos negros escravizados com participação das autoridades cívicas e das comunidades de candomblé, na Avenida Lafayete Coutinho – Comércio (Praia ao lado do Restaurante Amado)

10:30 – Solenidade de Declaração da Bahia como Capital Yorubá das Américas e Coletiva da imprensa, no auditório da Governadoria do Estado da Bahia (Centro Administrativo da Bahia)

15:30 – Assinatura do Memorando do Protocolo de cooperação entre as culturas iorubana e brasileira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador (Praça da Sé)

Dia 8 (sexta-feira)

14:00 – Colóquio Internacional Odùdúwà – Língua, Literatura e Epistemologias Iorubanas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFBA (Terreiro de Jesus- Pelourinho)

Dia 09 (sábado)

10:00 às 12:00 – Visita ao Santuário Pedra de Xangô onde será erguida a estátua de Odùdúwà para povo de candomblé (Cajazeiras)

Dia 10 (Domingo)

9:00 às 12:00 – Solene do Oonide Ifépelo para Povo de Santo e comunidade baiana no “Diálogo dos Tambores com África-Bahia”, no Espaço culturalmente da Barroquinha (Fim de Linha da Barroquinha)

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Três detentos fogem da Colônia Lafayete Coutinho em Castelo Branco

Published

on

Tres homens conseguiram fugir da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, Os três eram presidiários integrantes da Ala B, a fuga aconteceu neste sábado (13) por volta das 16h40, os homens conseguiram escapar escalando a guarita 4. a policia segue investigando o caso.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura inicia aplicação de geomanta em Castelo Branco

Published

on

Foto: Max Haack/Secom-PMSNo dia em que se inicia a Semana Nacional de Redução de Desastres, a Prefeitura começa a dar mais tranquilidade aos moradores da Rua I, na 5ª Etapa do bairro de Castelo Branco, com as obras de aplicação da geomanta em uma área de encosta de 1,2 mil m². A ordem de serviço foi assinada no local pelo vice-prefeito Bruno Reis, na manhã desta segunda-feira (15), acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, demais autoridades e população.

Com investimento de R$188 mil, a intervenção vai beneficiar diretamente a 60 famílias. “Não há sensação melhor do que vir a uma comunidade como esta e iniciar ou entregar uma obra que vai mudar a vida dessas pessoas. Aqui em Castelo Branco, daqui a dois meses, essa geomanta vai fazer com que os moradores finalmente vivam em paz, depois de 25 anos de espera”, afirmou o vice-prefeito.

É o caso de Amanda da Anunciação, de 78 anos e há 32 deles moradora da Rua I, que relembrou a situação difícil pela qual passou durante o temporal que caiu em Salvador, em 2015. “A terra desceu e invadiu aqui em casa. Tivemos que tirar muito barro e bananeiras daqui do fundo. Foi uma dificuldade muito grande. Agora, estou mais tranquila, graças a Deus”, afirmou, ao ver os trabalhadores em ação.

A vizinha Josenita Estrela, residente no bairro há mais de duas décadas, também era outra bastante animada e aliviada com a geomanta. “A situação dessa encosta nos deixava assustados toda vez que chovia. Este é um momento de muita emoção pra gente, pois finalmente essa ação está sendo realizada. Agora, só temos a agradecer”, afirmou.

Balanço – De acordo com o diretor-geral da Codesal, as obras devem ser concluídas em até dois meses. Com a Rua I, segundo Macedo, já são 115 áreas de risco protegidas por geomantas em vários pontos da cidade. No total, são 77 mil m² de área que receberam a técnica inovadora no país de proteção de encostas, adotada pela administração municipal desde 2015.

Com duração média de cinco anos – bem superior ao da lona comum, que é de três meses – a geomanta formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.

Avanços no bairro – Desde 2013, Castelo Branco passou a ter mais qualidade de vida, com as ações promovidas pela Prefeitura no bairro. Dentre elas estão a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Cambonas; da reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Unidos de Castelo Branco; da modernização do sistema de iluminação em LED; da inauguração da Praça da 3ª Etapa e do início das obras de reforma de casas em situação precária – esta última através do programa Morar Melhor.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Feira de noivas é realizada em Lauro de Freitas; entrada é gratuita

Published

on

A primeira edição do Garden Wedding, uma feira de noivas com foco em casamentos campestres, será realizada na terça-feira (16), das 14h às 22h, no Sítio Canto Verde, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. A entrada é gratuita, mas mediante a inscrição, que deve ser realizada no site.

O evento vai reunir mais de 30 fornecedores do ramo que atuam desde o início da preparação do grande dia até a lua de mel. Haverá ainda um bate-papo com a blogueira Marina Novaes sobre tendências para cerimônias no campo, às 18h30, e com a blogueira Karina Ieno, que dará 10 dicas para um casamento inesquecível, às 19h50.

A programação terá também música ao vivo, degustações, exposição de carros clássicos e cheios de estilo, ambientação de cerimônia e entre outros. Há estacionamento privado e gratuito no local.

SERVIÇO

1ª edição do Garden Wedding
Onde: Sítio Canto Verde (Av. Amarílio Thiago dos Santos, S/N, Centro, Lauro de Freitas. Próximo ao Batalhão da Polícia Militar)
Quando: 16 de outubro, das 14 às 22h
Inscrições gratuitas no site: www.sitiocantoverde.com.br/eventogardenwedding

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região