Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População deve evitar praias afetadas por manchas de petróleo

Published

on

Fotos: Igor Santos - Secom

A população de Salvador deve ficar atenta e evitar acessar as praias que estejam afetadas por manchas de petróleo, material que vem atingindo o litoral do Nordeste desde o fim de agosto e que chegou à capital baiana na noite da quinta-feira (10). Até o início da tarde desta sexta-feira (11), seis locais já haviam sido atingidos: Praia do Flamengo, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Piatã, Itapuã e Buracão (Rio Vermelho).

Em todo o trecho de atuação, que vai de Ipitanga ao Jardim de Alah, os agentes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) estão orientando os banhistas para, caso encontrem alguma mancha de óleo na água ou na areia, evitem tocar o material e informem a situação a um salva-vidas ou através do telefone 156.

Em situações que envolvam animais afetados pelo petróleo, o contato pode ser feito com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (71) 3202-5312, ou com a Polícia Ambiental, no número 190, a qualquer hora do dia. O Ibama também poderá ser acionado pelo (71) 3172-1650.

Os agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também estão de plantão 24h para fazer a limpeza em todas as praias da cidade. O órgão também pode ser acionado pelo número 156. Em caso de reação alérgica no toque ou ingestão do óleo, basta entrar em contato com uma unidade de saúde.

Retirada só por profissionais – O resultado conclusivo das amostras de petróleo encontradas no Nordeste, solicitadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e pela Capitania dos Portos, e cuja análise foi feita pela Marinha e pela Petrobras, apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru. Sendo assim, o cidadão deve evitar retirar o material por conta própria.

O procedimento é feito apenas por profissionais, que seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No caso da Limpurb, os agentes coletam os resíduos com um equipamento chamado ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Instituto.

Os trabalhadores devem usar, pelo menos, luvas e calçados fechados, que impeçam o contato do óleo com a pele. Isso porque o petróleo pode causar problemas de saúde em caso de inalação, ingestão ou contato com a pele. Em hipótese alguma o óleo pode ser enterrado ou misturado com outros tipos de resíduos.

Perigo – De acordo com o Ministério da Saúde, a curto prazo, a inalação de vapores advindos do óleo cru pode causar dificuldades de respiração, pneumonite química, dor de cabeça, confusão mental e náusea. Em caso de contato, podem aparecer irritações e erupções na pele, queimação e inchaço, podendo haver danos sistêmicos.

A ingestão pode causar dores abdominais, vômito e diarreia. Se a exposição for a longo prazo, pode trazer sérios danos aos pulmões, fígado, rins, sistema nervoso, sistema imune, desregulações hormonais e infertilidade, desordens do sistema circulatório e até mesmo câncer.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ambulantes fazem protesto no bairro de Itapuã

Published

on

Foto: Adriana Oliveira/TV Bahia

Um protesto em prol da liberação das praias, aconteceu na manhã desta quarta (16) no bairro de Itapuã. Segundo informações, ambulantes e trabalhadores informais da região, revidicam a liberação e o acesso as praias. Participaram do protesto barraqueiros que trabalham da praia de Jardim de Alah até a Praia do Flamengo.

De acordo com informações da prefeitura, foram distribuídas cerca de 14 mil cestas básicas para os ambulantes, além do benefício Salvador Por Todos, que assegura R$ 270 por mês para diversas categorias atingidas pela pandemia.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Colégios estaduais em Paripe participam de testagem para o novo coronavírus

Published

on

Foto: Luiz Carrera

O Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, foi o local, nesta quarta-feira (16), onde ocorreram as testagens para o novo coronavírus no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa atendeu estudantes, professores e funcionários das comunidades escolares dos colégios estaduais Sete de Setembro e Maria Odete Pithon Raynal. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado, corresponde à segunda etapa de aplicação dos testes e prossegue nesta quinta-feira (17), no mesmo espaço, recebendo a comunidade da própria unidade escolar. 

O diretor Rui César Cerqueira, do Colégio Estadual Barros Barreto, explicou a preparação para recepcionar a comunidade escolar. “Promovemos todos os preparativos com total compromisso do nosso corpo de funcionários. E a resposta foi muito boa neste primeiro dia na escola, garantindo o atendimento a duas comunidades escolares de Paripe nesta importante iniciativa do Governo do Estado”. 

Para Renato Santana, pai da estudante Renata Santos Santana, do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Maria Odete Pithon Raynal, foi uma boa oportunidade a filha realizar a testagem na escola. “Eu e minha esposa tivemos a Covid-19, logo no começo da pandemia, e meus filhos não fizeram o teste. Por isso, é importante termos essa chance de participar desta ação do Governo do Estado. Agradeço pela comunidade de Paripe”, comentou.

Segundo Daiane Silva, funcionária administrativa do Colégio Estadual Sete de Setembro, a aplicação do teste é fundamental para o controle da pandemia. “Acredito que esta iniciativa vai ajudar a escola ver quem está ou não contaminado, principalmente porque muitos são assintomáticos. Então, com esta testagem na escola, me sinto muito amparada pela SEC”, destacou.

Como acontece a testagem 
A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos. 

Confira o calendário:
– Também escola-polo em Paripe, o Colégio Estadual Barros Barreto atenderá, no dia 17 de setembro, a sua própria comunidade escolar. 

– Nos bairros de Coutos e Fazenda Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Anfrisia Santiago receberá, no dia 17, a sua própria comunidade escolar. E no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlos Barros. 

– O Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires, escola-polo do bairro Alto de Coutos, receberá sua própria unidade escolar no dia 18 de setembro.

– Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 acontece a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro. 

– O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro. 

– Em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.

Faça um comentário
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Vem de fora, pega o voto e cai fora!” Quem são eles que só aparecem em ano eleitoral?

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Atualmente Cajazeiras é citato como o maior Complexo Habitacional da América Latina com uma população estimada em mais de 800 mil moradores, caracterizando-se como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil. Os setores que compõe o bairro são: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras e Boca da Mata, uma geografia vem chamando a atenção dos políticos há anos.

Uma das maiores Zonas Eleitorais da cidade, Cajazeiras se tornou objeto de desejo para muitos candidatos ao pleito político, com isso é comum inúmeros candidatos frequentarem Cajazeiras apenas em ano eleitoral.

Vem de fora, pega o voto e cai fora!
Um jargão que se tornou popular entre a comunidade “Vem de fora, pega o voto e cai fora!” está servindo de alerta não só para a comunidade  mas também para os candidatos a vereador oriundo de Cajazeiras, que pela primeira vez se uniram com a mesma intenção, desde de que Geraldão, último vereador eleito oriundo do bairro ocupou uma das cadeiras na Câmara Municipal de Salvador.

Recentemente, um grupo de candidatos a vereador oriundos do bairro de Cajazeiras, se reuniram virtualmente para debater as eleições de 2020 da capital baiana, com foco especial na região. A pauta central debatida pelos 15 candidatos de diversos partidos de direita e de esquerda presentes na reunião, foi como fazer para evitar que os votos dos ‘cajazeirenses’ não venha ser para candidatos que não sejam ou não tenha identidade ou trabalhos prestados no bairro.

Uma questão se revela; “um bairro tão populoso não consegue eleger uma representação na Câmara Municipal desde que Geraldão foi eleito.” porque será?

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®