EDUCAÇÃO
Conheça o sistema de correção do Enem

Published
1 mês agoon

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza um sistema de correção chamado teoria de resposta ao item (TRI). Mesmo com o gabarito em mãos, não é possível saber a pontuação final do exame. O sistema, conhecido como um método “antichute”, pode ser usado a favor dos estudantes, principalmente nas provas de exatas, que serão aplicadas no próximo domingo (24). Professores entrevistados pela Agência Brasil dão algumas dicas de como se sair bem no segundo dia de aplicação do Enem.
“A dica geral é que acertar as questões fáceis dá mais pontos para o estudante. Como ele pode lidar com isso? Focando em acertar as questões fáceis. Na prática, na hora da prova, isso significa pular as questões difíceis. O Enem é uma prova que tem muitas questões e pouco tempo para resolver cada questão. Então, se perder muito tempo em uma questão difícil, isso não vai dar muito ponto no final e não vai valer tanto a pena”, explica o diretor de ensino do cursinho online Me Salva!, André Corleta.
Nesse domingo (17), os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo, resolverão, em cinco horas, as questões de ciências da natureza e de matemática. Ambas provas objetivas, de múltipla escolha. Cada uma com 45 questões.
As questões do Enem são escolhidas a partir de um banco de questões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é frequentemente abastecido com novas questões. Cada questão é testada antecipadamente com um grupo de estudantes e classificada de acordo com a dificuldade. Por causa disso, é possível compor várias provas do Enem,com questões diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade.
Na hora da correção, segundo o professor de física do pré-vestibular online Descomplica Rafael Vilaça, o TRI vai levar em consideração a coerência da prova, ou seja, é esperado que um estudante que acerte questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis. Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou a questão e, por isso, ele pontuará menos nessa questão do que estudantes que tenham mantido certa coerência esperada. “A primeira dica é, então, identificar as questões fáceis de cada disciplina”, diz Vilaça.
“Essa metodologia funciona muito bem quando se tem essa diferenciação entre questões fáceis e difíceis explícita. Isso acontece mais no segundo dia de prova, quando se tem matemática e ciências da natureza. Entre as humanidades [no primeiro dia de prova] é mais difícil”, complementa Corleta. Questões que demandam muitos cálculos e operações complexas são, geralmente, mais difíceis.
Vilaça orienta os estudantes a, caso não saibam uma questão, pular para outra. No fim da prova, se sobrar tempo, o estudante deve voltar nessas questões e tentar resolvê-las. “Sempre estimulo os alunos a tentar fazer as questões teóricas, não que sejam mais fáceis mas levam menos tempo e fazem com que se garanta as questões fáceis e teóricas e, também, uma coerência na prova”, diz.
Para o professor, nenhuma questão deve ser deixada em branco. Em último caso, o estudante deve chutar. “O chute é sempre melhor que deixar em branco. Nunca deixe. Porque mesmo que não esteja tão coerente a prova pelo fato de ter chutado a questão, se chutar e tiver a sorte de acertar, isso não significa que perderá ponto, mas que a questão valerá menos. Se deixar em branco, é zero”.
Enem 2020
Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame. O Enem 2020 terá uma versão impressa, que começou a ser aplicada no último domingo (17) e segue no próximo fim de semana, no dia 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.
Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Edição: Graça Adjuto

As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19

Medidas restritivas são prorrogadas até segunda (8); Comercio continua fechado

Oportunidade: Estado abre seleção para monitoria do programa Mais Estudo

Motorista por aplicativo e taxista entre os serviços essenciais

Ministério Público pede à Justiça circulação de 100% da frota de ônibus

As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19

Medidas restritivas são prorrogadas até segunda (8); Comercio continua fechado

Oportunidade: Estado abre seleção para monitoria do programa Mais Estudo

Motorista por aplicativo e taxista entre os serviços essenciais

Ministério Público pede à Justiça circulação de 100% da frota de ônibus

Homem é morto a tiros no bairro do Alto do Cabrito

Pistola de uso restrito e drogas apreendidas em São Cristóvão

Homens armados assaltam Academia em Cajazeiras 5; Veja o vídeo

Passageiro teve braço amputado em acidente com Ônibus que caiu de ribanceira

Ônibus capota perto do Shopping Bela Vista e deixa 27 feridos; Veja as fotos
politica


Motorista por aplicativo e taxista entre os serviços essenciais
Em meio à nova onda de infecções da Covid-19 em Salvador, a Prefeitura determinou o funcionamento apenas de serviços essenciais,...


Oposição apresenta carta da Coalizão Negra por Direitos
Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador entregaram à Presidência da Casa, na sessão de terça-feira (22),...
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
- CAJAZEIRAS E REGIÃO3 dias ago
Rui Costa prorroga Lockdown por mais 48 horas; Restrições vão até às 5h de quarta (3)
- CAJAZEIRAS E REGIÃO20 horas ago
As unidades de saúde de Cajazeiras ofertam teste para o diagnóstico da Covid-19
- ÚLTIMAS NOTÍCIAS2 dias ago
Saiba como é a composição do preço dos combustíveis
- SAÚDE2 dias ago
Rui Costa chora ao falar de casos de Covid-19 e risco de colapso
- ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 dias ago
ALERTA: 90 óbitos por Covid-19 foram registradose nas últimas 24 horas
- CAJAZEIRAS E REGIÃO2 dias ago
SAC Cajazeiras suspende atendimento nesta segunda (1º) e terça-feira (2)
- SAÚDE1 dia ago
H5N8: primeiros casos de doença aviária em humanos preocupam?
- SAÚDE1 dia ago
Salvador viverá ‘pior momento da pandemia’, alerta Bruno Reis