Connect with us
   

EDUCAÇÃO

Curso da Prefeitura para o Enem termina em novembro

Acesso a laboratório, biblioteca, material didático, salas climatizadas, professores qualificados, simulados e ambiente virtual são alguns dos benefícios que os 365 estudantes participantes do programa IngreSSar estão tendo, desde que começaram a ter aula em dois cursos preparatórios de qualidade, em julho. A estrutura está permitindo melhor preparo para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, a ser aplicado em novembro.

Para Gibson Lima, de 21 anos, que sonha em fazer bacharelado em História, a oportunidade de cursar o Pré-Enem tem sido um divisor de águas em sua trajetória de estudante. “Eu vi nesse programa a oportunidade de conseguir uma boa nota no Enem e de entrar no Ensino Superior. Eu já tinha feito o exame outras duas vezes e não tinha obtido êxito, mas esse ano acredito que terei um bom resultado. Na escola pública deixamos de ver muitos assuntos que aqui são abordados muito bem. É um ótimo projeto que está abrindo portas”.

Ao lado dele, Paulo Monteiro, de 19, dedica tempo e esforço para aproveitar ao máximo o conteúdo do cursinho. A rotina dele se inicia às 7h com as aulas do preparatório e só termina às 18h, quando a monitoria disponibilizada no contraturno chega ao fim. O adolescente tem dedicado até mesmo alguns fins de semana para a realização de simulados. “A oportunidade é ótima porque eu não tive um bom Ensino Médio na escola pública e aqui estou tendo bom desempenho, nova forma de estudar e estou ganhando força para alcançar o meu objetivo na prova, uma média suficiente para ingressar na graduação de matemática”, diz.

O Ingressar, programa concebido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), promove o acesso gratuito de alunos de baixa-renda, e que concluíram o Ensino Médio, a cursos preparatórios para o Enem conveniados. Atualmente, os cursos conveniados são o Pré-Enem e Os Aprovados, ambos localizados na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Por meio do programa, os estudantes contam com uma preparação que custa, em média, R$ 3 mil para os demais alunos.

“Estamos muito satisfeitos. Tivemos um bom resultado com a iniciativa. Não só os cursinhos credenciados elogiam a participação dos alunos do Ingressar, como os alunos que aderiram enviam e-mail para agradecer e falar bem do programa e do conteúdo”, conta a titular da SPMJ, Cristina Argiles. Para o próximo ano, ela prevê uma mudança: o ingresso de estudantes que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. “Esse ano foi só para quem já havia concluído, mas no próximo abriremos o leque para aqueles que estão cursando o último ano da Educação Básica, para que também tenham acesso ao conteúdo de maneira complementar”, afirma.

Ingressar – Para ter acesso ao curso preparatório por meio do programa da SPMJ, os alunos cumpriram alguns critérios, como ser egresso de escola pública ou ter tido bolsa integral em escola da rede particular, ser integrante de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e morar em Salvador. A SPMJ destinou 5% das 400 vagas ofertadas para pessoas com deficiência, 30% para negros e 5% para jovens da Fundação Cidade-Mãe.

Preparatório – O conteúdo das aulas envolve todas as disciplinas exigidas no Enem, passando pelas áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. São cinco horas de aula de estudo por dia, além da carga horária opcional de monitoria. Até o fim dessa temporada de estudos do Ingressar, prevista para encerrar no dia 9 de novembro, os alunos terão 320 horas de aula com professores altamente qualificados

O Enem é hoje a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares (esta última opção por meio de programas de bolsas). Este ano, o exame nacional deverá ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições ocorreram entre os dias 7 e 18 de maio desse ano.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

EDUCAÇÃO

Iniciada matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue até sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertado pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o estado, para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 de maio e seguem até dezembro.

No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e orientação vocacional. Para os cursistas da Uneb e Uesb, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Para a execução do projeto, serão selecionados pelas universidades parcerias, 1.034 estudantes universitários que atuarão como professores/monitores. Esta é mais uma política pública educacional desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado voltada para a juventude, de modo a oportunizar aos universitários a vivência do exercício da docência. Durante a execução do programa, esses alunos serão acompanhados e passarão por formação.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; aos matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; e nos egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o programa já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições, ao longo de dez anos.
Faça um comentário
Continue Reading

EDUCAÇÃO

Estudantes têm até hoje (17) para se inscrever no Enem 2019

Hoje (17) é o último dia para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições podem ser feitas pela internet, na Página do Participante, até as 23h59.

A dica do Ministério da Educação é não deixar para se inscrever na última hora, pois são comuns os picos de acesso ao sistema de inscrição nos últimos minutos.

Também termina hoje o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. No dia 22 será divulgado o resultado do pedido de atendimento especializado e específico.

Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85. Quem não tem isenção deve fazer o pagamento, até o dia 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Provas

O Enem será aplicado em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, os estudantes terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 13 de novembro. O resultado sairá em data a ser divulgada posteriormente.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Faça um comentário
Continue Reading

EDUCAÇÃO

Estado convoca novos professores aprovados em processo seletivo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou, na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial (DO), a nova lista de professores da Educação Indígena, da Educação Básica e da Educação Básica do Campo que foram convocados para exercer as suas funções pedagógicas em escolas da rede estadual de ensino. No total, foram chamados, por ordem de classificação, mais 57 profissionais, selecionados por meio de Processo Seletivo Simplificado de Seleção Pública pessoal temporária, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A lista de convocados está disponível no Portal da Educação.

Neste edital foram convocados 18 professores da Educação Indígena, que irão atual nos colégios estaduais Indígena Tupinambá de Abaeté, no distrito de Santana, em Ilhéus, e Indígena Coroa Vermelha e anexos, no distrito de Meio da Mata, em Porto Seguro. Estes educadores da Educação Indígena, que se somam aos 150 convocados na semana passada, devem comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) a que pertence o município para o qual foram aprovados, no prazo de dez dias úteis, a partir da data de publicação do edital de convocação no DO (16/5), nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, munidos de documentos originais e fotocópia, conforme estabelecido no edital de convocação.

Da mesma forma, os 39 professores da Educação Básica e da Educação Básica do Campo convocados terão o prazo de dez dias úteis para o comparecimento, no caso, na Secretaria da Educação do Estado (Av. Luiz Viana Filho, n° 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia), 1º andar, sala 138, também das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região