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Deputada quer construção da Linha do VLT de Piatã, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho

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Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A deputada Ludmilla Fiscina (PV) apresentou uma indicação, na Assembleia Legislativa, solicitando ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a construção do trecho da linha do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do bairro de Piatã, na orla de Salvador, até São Luiz, na Ilha de São João, em Simões Filho.

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Para a deputada, o modal vai alimentar equipamentos importantes, como o porto de Salvador, o Centro Industrial de Aratu, o Hospital do Subúrbio e o Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, além de bairros populosos da capital, como Paripe, São Tomé de Paripe, Fazenda Coutos, Valéria, BR-324, Águas Claras, Castelo Branco, Cajazeiras IV, V e VIII, Nova Brasília, Jardim Nova Esperança, entre outros

Na proposição, a parlamentar destacou que o Governo do Estado está implantando o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana como sistema de transporte urbano, a ser construído em dois trechos de monotrilhos, sendo que o primeiro ligará o bairro do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho, passando pela Calçada e todo o Subúrbio Ferroviário, enquanto que o segundo sairá do bairro de Paripe, via BA-528, conhecida como Estrada do Derba, até Piatã, na orla marítima da capital baiana.

“O trecho fruto da nossa indicação, além de ligar a Ilha de São João, na cidade de Simões Filho, ao bairro de Água Claras, em Salvador, se conectando com a estação do metrô deste bairro e a nova rodoviária, fará a ligação até Piatã, na orla de Salvador, pelas Avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, com um percurso de quase 20 km e um investimento estimado em R$ 2 bilhões”, explicou Fiscina.

A parlamentar defendeu a importância desse trecho para a população que faz esse trajeto, da capital baiana à cidade de Simões Filho. “A extensão dessa linha beneficiará mais de 500 mil pessoas e trará reflexos positivos na mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana, bem como perspectivas econômicas para toda a região, pois vai percorrer corredores de um conjunto de avenidas, ao interligar a Baía de Todos-os-Santos, o Subúrbio Ferroviário, ao município de Simões Filho, até o bairro de Piatã, atendendo a demandas da indústria, do comércio, de serviços e de lazer, bem como o escoamento de produtos por meio dos portos da capital”, destacou Fiscina.

Para a deputada, o modal vai alimentar equipamentos importantes, como o porto de Salvador, o Centro Industrial de Aratu, o Hospital do Subúrbio e o Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, além de bairros populosos da capital, como Paripe, São Tomé de Paripe, Fazenda Coutos, Valéria, BR-324, Águas Claras, Castelo Branco, Cajazeiras IV, V e VIII, Nova Brasília, Jardim Nova Esperança, entre outros.

 

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