Conecte-se conosco

POLÍTICA

Deputados baianos estão entre os monitorados pelo governo Bolsonaro

Publicado a

em

Seis deputados federais baianos estão inclusos na lista de 116 políticos que tiveram redes sociais monitoradas pelo Palácio do Planalto, com uso de dinheiro público. A informação foi revelada na coluna de Guilherme Amado, na revista Época. 

Os parlamentares baianos que tiveram suas redes sociais monitoradas são: Afonso Florence (PT), vice-líder da oposição na Câmara, Bacelar (Podemos), Daniel Almeida (PC do B), Dayane Pimentel (PSL) Eduardo Costa (PTB) e Jorge Solla (PT). 

Destaca-se que, dos seis listados, metade fazem parte do PT e PC do B, partidos que fazem oposição ao governo: Afonso Florence, do PT, é vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados. Também é notável a presença da deputada federal Dayane Pimentel, do PSL, que, assim como muitos na sigla, rompeu com o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda de acordo com a coluna, relatórios desse monitaramento foram produzidos entre os meses de fevereiro a abril deste ano, a pedido da Secretaria de Governo e da Secretaria de Comunicação (Secom). Foram alvos 105 deputados, nove senadores, uma deputada estadual e um vereador. 

Jornalistas também foram alvo da fiscalização, segundo o colunista. A Secom chegou a comparar, com o documento intitulado “Monitoramento de Redes Sociais”, o alcance dos perfis da coluna de Guilherme Amado e do jornalista Ricardo Noblat no Twitter com o de Jair Bolsonaro (sem partido).

Alegando que os documentos são sigilosos por se tratar de “trabalho autoral” da empresa contratada para o serviço, o Planalto não comentou sobre o monitoramento.

Advertisement