Connect with us

POLÍTICA

Escola Dona Arlete Magalhães em Castelo Branco, recebe 1ª edição do Câmara nas Escolas

Published

on

Luiz Carlos (PRB-BA) realiza Câmara nas Escolas

Uma manhã diferente para cerca de 100 estudantes da Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, situada no bairro de Castelo Branco, em Salvador. Nesta quarta-feira (29), os jovens participaram da primeira edição do programa Câmara nas Escolas, que levou o vereador e secretário de Comunicação da Câmara de Salvador, Luiz Carlos (PRB), para dialogar com os adolescentes, explicar a importância do Legislativo municipal para a sociedade e o papel dos vereadores no desenvolvimento do Município.

Durante a apresentação, que contou com apoio de material gráfico e vídeo, o vereador destacou as diferenças entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando quais são os tipos de projetos elaborados pelos legisladores municipais. Luiz Carlos também lembrou que qualquer cidadão soteropolitano pode criar uma lei, através de um projeto de iniciativa popular ou por meio da recém-criada Comissão de Legislação Participativa.
Para Luiz Carlos, o projeto contribui com a construção da cidadania e formação de cidadãos críticos. “Nosso objetivo é formar um cidadão que, no futuro, possa estar ocupando um espaço dentro desses três poderes, ou não, mas que estará ajudando a colocar nesses espaços pessoas que tenham um perfil e propostas alinhadas com suas ideias”, afirmou.

Futuros eleitores

“Eu conhecia um pouco da Câmara, sabia que ela cria alguns projetos, mas com essa palestra eu aprendi muito mais”, avaliou Sulamita Protássio, de 14 anos, estudante do 8º ano. A subsecretária de Educação de Salvador, Rafaella Pondé, disse que a pasta se sente privilegiada por ter uma de suas escolas escolhidas para dar início ao projeto. “São futuros eleitores, pessoas que precisam ser sensibilizadas, conscientizadas e que precisam entender a importância da participação no universo da política, porque a política é o que faz com que o município se desenvolva”, acrescentou.

Programa

O objetivo do Câmara nas Escolas é aproximar ainda mais a juventude do Poder Legislativo, da instituição e da política em geral, bem como fazer com que os jovens entendam a função dos poderes. Por meio de uma apresentação lúdica, durante aproximadamente uma hora os estudantes de escolas públicas e particulares de Salvador recebem informações sobre a composição da Câmara, os vereadores e suas atribuições.

O projeto foi criado pela Secretaria de Comunicação da Câmara, órgão que integra a Mesa Diretora da Casa. O cronograma de visitas busca contemplar sempre um vereador diferente para participar das visitas a cada mês. A expectativa é que pelo menos 8 escolas recebam o projeto este ano. O programa é voltado para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. As visitas são sempre alinhadas com as secretarias de Educação. Toda escola, de qualquer bairro, pode solicitar a visita do Câmara nas Escolas pelo telefone da Secretaria de Comunicação: (71) 3320-0332.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Publicidade:

Advertisement

politica

Cajazeiras e Região