Connect with us

POLÍTICA

Estudantes de Pirajá participam de 5ª visita do Câmara nas Escolas

Published

on

Estudantes do Centro Educacional Aquarius, situado no bairro de Pirajá, conheceram um pouco mais sobre a função e a história da Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta quarta-feira (30). A escola recebeu a visita do programa Câmara nas Escolas, iniciativa da Secretaria de Comunicação da Casa Legislativa. O encontro foi conduzido pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos), secretário de Comunicação da Casa.

Durante a palestra, o parlamentar fez um passeio histórico e lembrou que a Câmara foi construída em 1549, no mesmo período de fundação da cidade, sendo a primeira do país. “Nessa época, a Câmara era o único poder constituído, ou seja, ela exercia os papéis de Executivo, Legislativo e até Judiciário, mandando prender quem cometia algum delito”, explicou Luiz Carlos.

O vereador também falou sobre as diferenças entre os poderes, explicou o que é um Projeto de Lei e qual a função dos vereadores no desenvolvimento da cidade. Ao final da apresentação, os estudantes tiraram dúvidas e alguns foram premiados com exemplares do livro “História da Câmara Municipal da Cidade de Salvador, de Affonso Ruy.

“A palestra foi fundamental para entendermos as finalidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E o contato com o vereador foi de extrema importância para reatar nossa confiança na política do Brasil”, avaliou Jesiel Machado, de 18 anos, estudante do 3º ano.

Para Luiz Carlos, o projeto tem cumprido sua função de aproximar a Câmara dos jovens soteropolitanos. “Se o nosso slogan é ‘O futuro da Cidade Passa Por Aqui’, estamos trabalhando para ajudar a formar cidadãos mais conscientes”, afirmou o edil.

O Centro Educacional Aquarius foi a 5ª instituição da cidade a receber a visita do Câmara nas Escolas. A unidade de ensino também foi a primeira escola privada a participar da atividade.

A própria escola solicitou a visita do projeto. Desde o último mês de maio, quando foi criado, o Câmara nas Escolas já passou por escolas municipais de Castelo Branco, Palestina, Ilha Amarela e Santa Cruz.

 Programa

O projeto, voltado para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo aproximar a juventude do Poder Legislativo, da instituição e da política em geral, bem como fazer com que os jovens entendam a função dos poderes constituídos.

As visitas são sempre agendadas com as secretarias de Educação. Mas qualquer escola, de qualquer bairro, pode ligar para a Câmara e solicitar a visita do Câmara nas Escolas, pelo telefone da Secretaria de Comunicação (71) 3320-0332.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Publicidade:

Advertisement

politica

Cajazeiras e Região