Connect with us

POLÍTICA

Fabíola Homenageia Líderes Comunitários

Em uma concorrida sessão, no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, foi realizada a segunda edição do prêmio líder comunitário intitulado “Vozes que se destacam”, na tarde dessa quinta-feira (9). Proposto pela deputada Fabíola Mansur (PSB), o evento comemorou o Dia Nacional do Líder Comunitário, na presença do presidente da ALBA, Nelson Leal; do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior;  do presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador, Waldemar Oliveira; do idealizador do projeto, o radialista e líder comunitário do Subúrbio Ferroviário, Sulivan Santos, entre outros representantes de instituições e comunidades.
Recepcionando os 70 líderes comunitários homenageados nesta edição, Nelson Leal elogiou a iniciativa da deputada Fabíola Mansur e ressaltou a importância do trabalho do líder comunitário para a sociedade. “Enxergo na figura do líder comunitário o primeiro atendimento à população. É o que mais faz, porque está diuturnamente atuando para melhorar a qualidade de vida da sua comunidade. Esse link que vocês fazem das comunidades com o poder público é de fundamental importância, para a gente melhorar a vida das pessoas”.
O presidente falou sobre o momento político do Brasil, citando as medidas de corte do orçamento das universidades federais e do ensino básico pelo Governo Federal. “Como vamos gerar uma perspectiva melhor para o nosso povo, se não estamos fazendo investimento no lugar nevrálgico?”, questionou.
Referindo-se também à Reforma da Previdência, o parlamentar citou dois pontos considerados cruciais: a redução do BPC, pago a idosos e pessoas com deficiência, e a impossibilidade de aposentadoria pelo trabalhador rural. “Não é o pobre que vai arcar com essa dívida de 1 trilhão e 200 bilhões de reais. É injusto!”, criticou.
VOZ DO POVO
Referindo-se aos líderes comunitários como “a voz do povo”, Fabíola Mansur  destacou a importância  dos lideres comunitários. “São eles, os deputados sem mandatos, a voz que se destaca para visibilizar uma série de demandas na área de cultura, saúde, educação e segurança pública, que faz pontes com órgãos públicos, e que trabalham voluntariamente, defendendo suas comunidades”, enfatizou.
Em seu discurso, a socialista reforçou a fala do presidente da Casa referindo-se ao momento atual como “de extremo retrocesso, com a reforma trabalhista que confisca direitos adquiridos, e que certamente não foi feita pensando nos pobres  e a Reforma da Previdência que está aí com algumas coisas que são extremamente nefastas não vão melhorar a vida dos que mais precisam”.
PRÊMIO
Idealizador do prêmio “Vozes que se destacam”, o líder comunitário Sulivan Santos comentou sobre  Dia Nacional do Líder Comunitário – 5 de maio – sancionado pelo ex-presidente Lula em 2006, e falou do simbolismo da entrega do troféu pelos trabalhos realizados nas comunidades. “Pra mim é um prazer, uma honra, ver hoje essa Casa nos valorizando com um troféu simbólico, por tudo que nós desenvolvemos voluntariamente em nossas comunidades. Só tenho que agradecer ao Governo do Estado e à Assembleia, por essa linda homenagem a cada um de nós”, comemorou.
Presente na homenagem aos líderes comunitários e prestigiando a sessão, o presidente da Câmara dos Vereadores, Geraldo Júnior, elogiou a iniciativa da deputada Fabíola Mansur. “É uma homenagem de reconhecimento dessa grande guerreira que já foi vereadora da cidade de Salvador, que sabe, na raiz, o que é a força de uma liderança comunitária. Louvável atitude, digna de reconhecimento, pelo trabalho que faz na cidade e no Estado da Bahia”, aplaudiu.
Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Rodrigo Maia visita Fundação Doutor Jesus, do Pastor Isidório, em Candeias

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), vai fazer uma visita à Fundação Doutor Jesus, em Candeias, na manhã de sexta-feira (19). O convite foi feito pelos idealizadores do projeto, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e o deputado estadual Pastor Isidório Filho (Avante).

A visita acontece às 12h30 e está previsto que ele irá almoçar na Fundação. Apesar da visita à Bahia, não há nenhuma agenda oficial com Maia e o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Presidente da Câmara destaca atuação da Secretaria de Comunicação…

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador, coordenada pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB-BA) foi destacado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Geraldo Júnior (SD), na manhã de terça-feira (16), durante café da manhã com a imprensa, no qual foi apresentado o balanço dos seis primeiros meses de gestão.

O evento aconteceu no Centro de Cultura da Câmara e contou com a presença de profissionais de TV, rádio, jornal impresso, blogs e sites, além de vereadores e servidores da Câmara. Na oportunidade, Geraldo Júnior elogiou a criação e o trabalho da pasta, que é a única neste formato (sob a coordenação de um edil) em todas as capitais do país, e disse que a secretaria, inclusive, já está servindo como modelo para que seja implantada em outras Câmaras, como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“O vereador Luiz Carlos está fazendo um brilhante trabalho nas escolas da cidade, com a imprensa local, realizando grandes eventos, inclusive com a juventude. Preciso fazer esse reconhecimento! Não imaginava que essa secretaria tivesse tanta pujança. Parabéns, mesmo!”, afirmou Geraldo Júnior.

Para Luiz Carlos, ver o trabalho da secretaria sendo reconhecido pelo presidente da Casa mostra que as ações estão no caminho certo. “Nós criamos o programa Câmara nas Escolas, já realizamos uma palestra para debater os desafios da comunicação e estamos planejando novidades para o segundo semestre. O trabalho não para”, completou.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Reforma da Previdência: deputados votam hoje emendas e destaques

O plenário da Câmara dos Deputados retomará os trabalhos nesta quinta-feira (11) para votar os destaques ao texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) que muda as regras do sistema previdenciário.  Até o momento, há 31 destaques e emendas aglutinativas que devem ser apreciados pelos deputados.

Ontem (10) à noite, o plenário aprovou o texto original da reforma da Previdência por 379 votos a favor e 131 contra.  Na sequência, os deputados rejeitaram um destaque que pretendia retirar os professores da reforma da Previdência. Por 265 a 184, com duas abstenções, os parlamentares decidiram manter as regras para os professores que constam no texto-base.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União.

Um acordo costurado pela bancada feminina deve melhorar a aposentadoria para as mulheres. A proposta aprovada na comissão especial da Câmara tinha mantido o tempo mínimo de contribuição das mulheres da iniciativa privada em 15 anos, em vez de elevá-lo para 20 anos. No entanto, as seguradas se aposentariam com 60% da média das contribuições. Quem se aposentasse mais tarde só veria o valor do benefício se elevar a partir do 21º ano. Pelo acordo, o benefício começará a subir a partir do 16º ano de contribuição.

O líder da maioria na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou o fechamento de um acordo para suavizar as regras de aposentadoria para os policiais e agentes de segurança que servem à União.

De acordo com o líder, a categoria poderá aposentar-se com idade mínima de 53 anos para homens e 52 anos para mulheres. Eles também terão pedágio de 100% na regra de transição. Dessa forma, o policial que se aposentaria em dois anos pelas regras atuais teria de trabalhar mais dois anos para passar para a inatividade a partir da promulgação da reforma da Previdência.

Em entrevista ontem, Maia disse que a conclusão da votação da reforma em segundo turno pode ocorrer na sexta-feira (12) à noite ou no sábado (13) de manhã.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região